Como
Nossos Pais
(Elis Regina)
“Não quero lhe falar, meu
grande amor
De coisas que aprendi nos
discos
Quero lhe contar como eu vivi
E tudo o que aconteceu comigo
Viver é melhor que sonhar
E eu sei que o amor é uma coisa
boa
Mas também sei que
qualquer canto
É menor do que a vida
de qualquer pessoa
Por isso cuidado, meu bem
Há perigo na esquina
Eles venceram, e o sinal está
fechado pra nós
Que somos jovens
Para abraçar seu irmão
E beijar sua menina na rua
É que se fez o seu braço
O seu lábio e a sua voz
Você me pergunta pela minha
paixão
Digo que estou encantada como
uma nova invenção
Eu vou ficar nesta cidade, não
vou voltar pro sertão
Pois vejo vir vindo no vento
cheiro de nova estação
Eu sinto tudo na ferida viva do
meu coração
Já faz tempo, eu vi você na rua
Cabelo ao vento, gente jovem
reunida
Na parede da memória
Essa lembrança é o quadro que
dói mais
Minha dor é perceber
Que apesar de termos
feito tudo o que fizemos
Ainda somos os mesmos e vivemos
Como os nossos pais
Nossos ídolos ainda são os
mesmos
E as aparências não enganam,
não
Você diz que depois deles
Não apareceu mais ninguém
Você pode até dizer que eu tô
por fora
Ou então que eu tô inventando
Mas é você que ama o passado e
que não vê
É você que ama o passado e que
não vê
Que o novo sempre vem
Hoje eu sei que quem me deu a
ideia
De uma nova consciência e
juventude
Está em casa guardado por Deus
Contando o vil metal...”
********
Alguém já disse: “Quem dera vivêssemos como os nossos pais! Essa é
só mais uma poesia enganosa, um veneno encoberto por uma linda melodia! A verdade é que o mundo está cada vez mais desgraçado porque não
vivemos como os nossos pais! Que também, não viveram como nossos avós! O
objetivo de algumas canções foi sempre incutir na nossa cabeça de forma sutil a
destruição da família.Qual a dor que poderia causar viver como os nossos pais?
Em suas tradições? Em seus ensinamentos? É só olhar a letra toda!”
*******
Infelizmente (ou felizmente?), poesias não vem com notas de rodapé para explicar sua real intenção. O único poema no mundo que teve nota explicativa (aliás, um livro), foi o poema “A noite escura da alma” é um poema do frade carmelita João da Cruz, um dos maiores poetas quinhentistas espanhois.
Depois, para explicar o poema, de apenas oito estrofes, o autor escreveu todo um livro, que na verdade, só vai até a segunda estrofe, pois foi deixado inconcluso. De acordo com o autor, o poema é narrado pela alma, que, em plena noite escura, sai de casa (desapega de seus valores mundanos?) e vai ao encontro de seu amado (Deus).Apesar de ostensivamente sobre uma jornada cristã, o poema pode se aplicar a todo e qualquer caminho espiritual. Então, as demais estrofes deste poema de São João da Cruz fica exposto a interpretação ampla e aberta ao ponto de vista pessoal de cada um que o lê. Muitos também, veem este trecho desta poesia "Como Nossos Pais" de formas bastante variadas. Alguns a vem pelas questões dos valores, e então já disparam com todas suas razões, discordando, pois os valores mudaram e já não vivemos como nossos pais, o que em parte é verdade. Bom, eu particularmente, me dou ao direito de pensar e interpretar diferente, isto não quer dizer que seja o único e o verdadeiro, mas é apenas meu ponto de vista. Eu entendo e interpreto a partir de minha experiência pessoal como pai: Hoje olhando pra este trecho vejo o quanto fui injusto com minhas críticas aos meus pais, “pois APESAR de ter tido melhores condições que eles, me vejo como uma cópia muito mal feita dos mesmos”, e cometendo os mesmos erros, e ainda mais, acrescentando outros piores...por isso, de certa forma, o autor tem realmente razão ao afirmar que “ainda somos os mesmos, pois continuamos cometendo ainda os mesmos erros de nossos pais...”
------------------------------------------------------
Link para o catálogo de nossos livros: https://amzn.to/3vFWLq5
....................................................................
GOSTOU Do APOSTOLADO berakash? QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?
Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):
https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html
Shalom!
.............................................
APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura, questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:
filhodedeusshalom@gmail.com