O socialismo cristão é uma tendência dentro do cristianismo que
interpreta por meio das Escrituras, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo
Testamento, que o modelo evangélico de sociedade socialista é aquele que preza pelo amor, caridade, fraternidade, partilha comum de bens, e demais ensinamentos de
Jesus. O socialismo cristão critica o modelo de organização sócio-econômica
capitalista que valoriza princípios opostos ao cristianismo, bem como os
Totalitarismos, ideologias ateias e materialistas de esquerda. Em termos
políticos, os socialistas cristãos formam um grupo extremamente heterogêneo que
engloba pessoas de esquerda à centro-esquerda, bem como de direita à centro
direita, com a compreensão de que toda a Cristandade não pode deixar de buscar
o sentido social paralelo às questões existenciais e espirituais em um
ensinamento INTEGRAL. O socialismo Cristão é uma compreensão de que uma
DOUTRINA CRISTÃ DE CARÁTER SOCIAL, permite aos cristãos
viverem os princípios daquela "Koinonia primitiva" dos Atos dos Apóstolos.Historicamente, embora
o movimento religioso-socialista dentro da igreja sempre tenha sido um
movimento minoritário, foi de grande importância, principalmente para o desenvolvimento
da social democracia no meio Evangélico, bem como da DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA
no meio Católico, no combate a ideologias extremistas tanto de direita como de
esquerda.
Karl Barth um dos principais teólogos protestantes, que se filiou ao
Partido Social Democrata da Suíça em fevereiro 1915 disse:
“Um
verdadeiro cristão deve ser um socialista, se ele realmente quiser viver o
cristianismo de forma plena”
Definição - O movimento socialista cristão “é um movimento heterogêneo de
cristãos:
a)-Com o compromisso em
abraçar a justiça social.
b)-Com a proteção do
meio ambiente.
c)-Com a paz e a
reconciliação entre pessoas e povos.
Acreditam que 'amar o
próximo' no sentido mais amplo envolve lutar por uma sociedade mais equânime e mais
justa, na qual todos possam desfrutar da 'plenitude da vida' que Jesus veio
anunciar. E querem trabalhar para que isso aconteça. Não há necessariamente uma
adesão dos socialistas cristãos aos ideais, métodos, teorias e objetivos de
Ideologias Socialistas e Marxistas, embora existam pessoas neste meio, tanto
católicas como evangélicas, que defendam esta adesão.
Dois pontos inegociáveis do Socialismo Cristão são:
1º)-A dignidade da
pessoa humana.
2º)-A não conformidade com situações injustiças não democráticas.
História do Socialismo de Caráter Cristão:
Desde os primórdios do
cristianismo, como descrito em Atos dos Apóstolos, existe a concepção de que a
convivência baseada do mandamento do amor pregada por Jesus Cristo
consequentemente dirige a sociedade para uma nova forma de organização social:
"De sorte que foram batizados
os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase
três mil almas, e perseveravam na
doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em
toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos
apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E
vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia
de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão
em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e
caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à
igreja aqueles que se haviam de salvar." (Atos 2,41-47)
"Não
havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos
os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora
vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se a cada um,
segundo a necessidade que cada um tinha." – (Atos 4,34-35)
Quando o cristianismo
foi incorporado pelo Império Romano como religião oficial do Estado, pelo imperador
Teodósio I, em 380 d.C. tornou-se obrigatória a conversão de pagãos. Como
não se muda hábitos culturais por decreto, os pagãos “convertidos” à força
acrescentaram à Igreja em termos quantitativos, mas tiraram muito dela em
termos qualitativos, pois traziam e continuavam com suas práticas pagãs para
dentro da Igreja. Nesse processo a igreja cristã passou por processos
de institucionalização e o modelo de comunidades justas como apresentado em
Atos dos Apóstolos, foi se perdendo.
Embrião do Socialismo Cristão na Idade Média
Durante a Baixa Idade
Média, muitos mosteiros conseguiam autorização do papa
para viverem em sociedades comunais. Na
Alta Idade Média foram poucos, mas alguns feudos cristãos passaram a adotar
modelos de distribuição equitativa da produção baseados em valores cristãos:
1)-Basílio de Cesareia (330 - 379), Bispo de Cesareia, desenvolveu nos
arredores das igrejas e monastérios de sua influência um complexo que incluía
estaleiros, locais de repouso e hospitais que tratavam doenças contagiosas. Durante
a grande seca de 368 seus sermões incluíam denúncias contra os ricos
indiferentes.
2)-João Crisóstomo declarou suas razões para sua atitude
contrária aos ricos e ao acúmulo de riquezas e seus escritos foram inspirações para
a criação do Partido Social Cristão da Áustria (Christian Social Party of
Austria) e de La Tour du Pin na Igreja Católica
Ortodoxa.
3)-Pedro Valdo formou em 1170 a comunidade de "Pobres
de Lyon",
em um movimento em que alguns cristãos aristocratas distribuíram seus bens
entre os pobres. Ao questionar o modelo servil, Valdo foi expulso da cidade
pelos aristocratas e posteriormente excomungado, por trazer doutrinas heréticas
contrárias ao ensinamento dos apóstolos.
4)-Francisco de Assis, em 1200, foi o primeiro membro do
clero a renunciar seus bens em favor dos mais necessitados (de forma evangélica, e não ideológica). Em 1210 o Papa
Inocêncio III lhe permitiu criar a Ordem Franciscana, onde os franciscanos
realizavam o voto de pobreza distribuindo seus bens entre os pobres sem contudo,
autorização para distribuir bens da igreja. Por se distanciar do padrão adotado
pela Igreja, alguns membros da ordem defendiam uma reforma na igreja, o que
levou a inúmeros conflitos e diferentes posições tomadas pelos papas
subsequentes.
Socialismo Cristão no Início dos tempos modernos
1)-No século XV, como
resultado do empobrecimento de vastas camadas da população, eclodiram inúmeras
revoltas camponesas. O reformador tcheco
Jan Hus pregou em Praga entre 1402 e 1413 influenciado pelas ideias valdenses. Na
cidade de Tabor seus seguidores iniciaram um levante contra o imperador, o papa
e a nobreza feudal estabelecendo na cidade uma comunidade de caráter
igualitário. Em referência a Atos 2 praticavam a sociedade comunitária
obrigatória, sem diferença de classes, sem impostos e sem casamento, eliminando
a função institucional e hierárquica tanto do Estado quanto na Religião.
2)-Em 1476 os
seguidores de Hans Böhm pregaram igualdade social, fim da estrutura de castas,
rejeição de impostos, de trabalho forçado, de juros e de corporativismo. Assim
como para Hus, havia a concepção de que na terra os cristãos deveriam se
preparar para o reino celestial eminente.
3)-Com a Reforma
Protestante, protagonizada por Martinho Lutero no século XVI, o conjunto da
valorização dos textos bíblicos com contextos econômicos, permitiu se imaginar
mudanças globais na sociedade medieval visando uma melhor justiça distributiva
de caráter social (porém, não assistencialista).
4)-Nicholas Storch
(Zwickau) e Thomas Müntzer (Allstedt), um discípulo de Martin Luther, tentaram
em 1520 na Turíngia e Saxônia impor constituições democráticas. Müntzer fundou uma
espécie de sociedade secreta que visa a propriedade comum. Ele se juntou as
revoltas protestantes de 1523 defendendo o fim da instituição Igreja e Estado. Logo
após as revoltas camponesas Michael Gaismair (1526) e Hans Hergots (1527)
escreveram sobre sociedades democráticas e propriedade comum de terras e
propriedades.
5)-Jacob Hutter
fundadava em 1533 as comunidades Anabatistas que existem até hoje em Tyrol.Ele entendeu que era incondicional aos cristãos, a comunhão de todos seus
bens. Porém, este radicalismo dos Anabatistas fez
com que fossem contestados tanto pelos Católicos quanto pelos Luteranos.Os
huteritas mantém por mais de cinco séculos um dos mais bem-sucedido experimento
comunista da história, vivendo em comunidades com propriedade comum da terra e
dos meios de produção.
6)-Na Grã-Bretanha,
entre 1642 e 1649, emergiram grupos cristãos que visavam reformas sociais. No País de Gales, em
1649, Gerrard Winstanley colaborou na constituição de uma comuna rural, em que
uma terra sem donos gerida conjuntamente por todos que nela trabalhavam. Em
seus escritos ele defendia a desapropriação de todas as propriedades do clero e
da nobreza britânica, bem como a gestão conjunta das propriedades pelos
camponeses que nela trabalhavam. Este movimento se diferenciou dos movimentos
continentais por se basear na Bíblia sem, contudo, ter contato com os
reformadores protestantes, de modo que desenvolveram um modelo de gestão
conjunta da terra diferente do modelo do restante da Europa, deste modo
ele se tornou inspiração teórica para grupos futuros como escavadores e
niveladores.
7)-Grupos ingleses como
dos Quakers e menonitas, possuíam algumas ideias semelhantes.
8)-Na Rússia os
Doukhobors (em torno de 1633) e no vale do Reno os Labadistas (1683) também praticavam a
propriedade comunal das terras, inspirados pela fé cristã.
9)- Ainda no século
XVII alguns teólogos cristãos pietistas e grupos judeus, defenderam a tese de
que a justiça social é uma missão interna de cada indivíduo. Para esses cristãos,
deriva da fé uma consciência individual que leva os indivíduos a agir de modo
solidário com o demais e o serviço dos cristãos para a sociedade se dá por meio
da diaconia. Eles se afastaram dos ideias socialistas e se limitaram a ética
individual.
Todos estes grupos tinham
em comum a Bíblia e os ensinamentos de Jesus como subsidio para o modelo de
gestão da terra adotada. Alguns destes grupos que não se preocuparam
com a questão do modelo de produção como da Ordem Franciscana que persistem até
hoje, mas os grupos que pretendiam modificar o modelo de produção vigente para
um modelo comunal, ou foram atacados pela aristocracia e pelo alto clero tanto
Católico como Protestante, ou ruíram devido a inconsistências e
divisões internas.
O Socialismo Cristão no Século XIX
No século XIX, após a
Revolução Industrial, intensificaram-se as
contradições sociais e nos países industrializados surgiu uma nova classe
social, o proletariado. Ao mesmo tempo a Igreja perdeu
significativamente sua influência econômica e com o positivismo perdeu
influência cultural frente ao apego às normas científicas. Neste
cenário surgiram novos movimentos sociais que visavam uma ordem social justa,
mas não mais necessariamente vinculados a fé cristã. A base do que é hoje o
socialismo cristão, foi iniciado no século XIX como uma tentativa de resposta às
desigualdades que surgiram a partir de uma exploração desumana provocada pela
quebra da livre concorrência a partir do desaparecimento de leis institucionais
conservadoras, que permitiram o crescimento do truste e o surgimento dos
grandes monopólios; além de um estado despreparado para respostas sociais em
prol dos mais desfavorecidos. Os adeptos deste modelo, consideram que o
cristianismo é naturalmente uma forma de socialismo, mas por outro lado, a fé
cristã o vê como um sistema injusto e de consequências funestas.
O socialismo de
matriz cristã, comumente denominado pelos católicos de Movimento Social Cristão,
teve o seu início em meados do Século XIX, nas obras de
vários doutrinários cristãos tais
como:
-Ozanan
-Montalembert
-Henri de Saint Simon
-Lamennais
-Albert de Mun
-Frederick Denison Maurice
-Charles Kingsley
-Thomas Hughes
-Frederick James Furnivall
-Adin Ballou
-Francis Bellamy
Escritores
estes que propunham um socialismo novo, baseado nos
ideais do cristianismo, oposto à luta de classes e ao ateísmo, mas
preocupado com as reivindicações das classes pobres e trabalhadoras, propondo
um governo mais justo e uma sociedade mais equilibrada.Este novo socialismo,
afastado do materialismo marxista, defende as organizações sindicais, as lutas
dos trabalhadores em prol de melhores condições de trabalho e de vida e a
justiça social. O
Magistério (oficial) da Igreja Católica condenou genericamente o socialismo por
meio da encíclica "Rerum Novarum" do Papa Leão XIII, em (1891), que
se opôs ao anarquismo de Proudhon, ao marxismo ou socialismo científico.
Opondo-se também a exploração efetiva do trabalho. A
doutrina Social Católica recusou a luta de classes, e a não intervenção do
Estado para permitir o desenvolvimento econômico criado pela industrialização e
promover a colaboração entre patrões e empregados de forma livre, criando uma
maior justiça social e uma distribuição mais equitativa da riqueza produzida. Pretendia
assim constituir uma resposta cristã para a questão social, alternativa à
corrente dominante da Associação Internacional dos Trabalhadores (depois
Internacional Socialista).
Nesse século, no Brasil
o socialismo iniciou-se com socialistas cristãos não marxistas,
como:
-José Inácio de Abreu e
Lima.
-Antônio Pedro de
Figueiredo.
Atualidade Internacional e Nacional do Socialismo Cristão
Em Portugal, o socialismo
cristão teve início com a Ação Católica Portuguesa, de onde saíram mais tarde
líderes do MDP/CDE como: Francisco Pereira de
Moura. Um autêntico socialista cristão e resistente ao regime Salazarista, e
da Juventude Operária Católica (JOC). Atualmente, o
socialismo cristão têm um rosto chamado Cláudio Anaia, lider dos Socialistas
Católicos.
A participação dos primeiros políticos evangélicos do
Brasil, como:
-Os pastores Guaraci
Silveira e Edgar Martins, consistia de adeptos do socialismo cristão.
-Políticos como Afonso
Arinos foram defensores de uma social democracia cristã, influenciando na
Constituição de 1988.
-Movimentos como a Frente
de Evangélicos/as pelo Estado de Direito
-E o Movimento
Evangélico Progressista (MEP) abarcam uma variedade de ideologias,
inclusive socialistas cristãos.
Fundamentação bíblica do Socialismo Cristão:
Socialismo no Antigo Testamento:
Prevalecia (não de
forma exclusiva) na Pregação dos Patriarcas, profetas e Juízes um libertação de
Caráter Social:
“O justo come até ficar satisfeito,
mas o ventre dos ímpios passará necessidade”. (Provérbios 13,25)
“Não oprimirás o teu próximo, nem o
roubarás; a paga do diarista não ficará contigo até pela manhã... mas amarás o
teu próximo como a ti mesmo” (Levítico
19,13-18)
“Que faz justiça ao órfão e à
viúva, e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e roupa. Por isso amareis o
estrangeiro, pois fostes estrangeiros na terra do Egito” (Deuteronômio 10,18-19)
“Mas lembrar-te-ás de que foste servo no Egito, e de que o Senhor teu
Deus te livrou dali; pelo que te ordeno que faças isso. Quando no teu campo
colheres a tua colheita, e esqueceres um molho no campo, não tornarás a
tomá-lo; para o estrangeiro, para o órfão, e para a viúva será; para que o
Senhor teu Deus te abençoe em toda a obra das tuas mãos, quando sacudires a tua
oliveira, não voltarás para colher o fruto dos ramos; para o estrangeiro, para
o órfão, e para a viúva será. Quando vindimares a tua vinha, não voltarás
para rebuscá-la; para o estrangeiro, para o órfão, e para a viúva será”
(Deuteronômio 24,18-21)
“Até quando julgareis injustamente,
e aceitareis as pessoas dos ímpios? Fazei
justiça ao pobre e ao órfão; justificai o aflito e o necessitado. Livrai o
pobre e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios” (Salmos
82,2-4)
“Ele espalhou, deu aos
necessitados; a sua justiça permanece
para sempre, e a sua força se exaltará em glória” (Salmos 112,9)
“Por isso, quando estendeis as
vossas mãos, escondo de vós os meus
olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as
vossas mãos estão cheias de sangue. Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade
de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. Aprendei a fazer
bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão;
tratai da causa das viúvas.” (Isaías 1,15-17)
“Já tenho entendido que não há coisa melhor para eles do que
alegrar-se e fazer bem na sua vida; e também que todo o homem coma e beba, e
goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus” (Eclesiastes 3,12-13)
O Socialismo Cristão no Novo Testamento
Com o advento de Jesus
Cristo, onde a revelação é levada a sua plenitude, o caráter libertador
meramente social, toma uma nova dimensão para uma libertação do Pecado, raiz e
fonte de todas as injustiças. O Chamado a Conversão, doravante, é genérico extensivo a pobres e ricos,
pois Jesus não veio salvar e libertar do pecado apenas uma classe social, mas
todos os pecadores!
“Jesus
viajou para Nazaré, onde havia sido criado e conforme seu costume, num dia de
sábado, entrou na sinagoga. E
posicionou-se em pé para fazer a leitura. Foi-lhe entregue o livro do
profeta Isaías. Desenrolando-o achou o lugar onde está escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim,
porque me ungiu para pregar o Evangelho aos pobres. Ele
me enviou para proclamar a libertação dos aprisionados e a recuperação da vista
aos cegos; para restituir a liberdade aos oprimidos, e promulgar a época
da graça do Senhor”. Em
seguida, enrolou novamente o livro, devolveu-o ao assistente e assentou-se. E
na sinagoga todos estavam com os olhos fixos em sua pessoa. Então Ele começou a
pregar-lhes: “Hoje se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir”. (Lucas
4,16-21).
“Porque tive fome, e destes-me de
comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste
me ver”. (Mateus 25,35-36)
“Mas um samaritano, que ia de
viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; e,
aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o
sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele; e, partindo no
outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida
dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar. Qual, pois,
destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos
salteadores? E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois,
Jesus: Vai, e faze da mesma maneira. (Lucas 10,33-37)
“Bem-aventurados vós, que agora
tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, que agora chorais,
porque haveis de rir. Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem e
quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por
causa do Filho do homem” (Lucas 6,21-22)
“E todos os que criam estavam
juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam
com todos, segundo cada um havia de mister”
(Atos 2,44-45)
E era um o coração e a alma da
multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua
própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. (Atos 4,32)
Não havia, pois, entre eles
necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as,
traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. E
repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha. (Atos 4,34-35)
Socialistas Cristãos Internacionais e Nacionais de Esquerda
e Direita
1)-SOCILAISTAS CRISTÃOS
INTERNACIONAIS DE ESQUERDA E CENTRO ESQUERDA
-António Guterres
-Dorothy Day
-Charles Kingsley
-Paul Tillich
-Cornel West
-Camilo Torres (padre que se juntou ao
Exército de Libertação Nacional)
-Alfonso Carlos Comín
-Rafael Caldera
-Luis Herrera Campins
-Arístides Calvani
-Antoninus de Florença
-Wilhelm E.F. von Ketteler
-Adolph Kolping
-Edward Bellamy
-Washington Gladden
-Margaret Wedgwood Benn
-Phillip Berryman
-James Hal Cone
-Toni Negri
-Leo Tolstoy
-Óscar Romero
-Gustavo Gutiérrez
-Daniel Berrigan
-Philip Berrigan
-Walter Rauschenbusch
-Tommy Douglas
-José Porfírio de Miranda de la Parra - autor de: "Hambre y sed de justicia" (1965), "Marx y la Biblia.
Crítica a la filosofía de la opresión" (1973), "El cristianismo de
Marx" (1978), "Comunismo en la Biblia" (1981)
-Ernesto Cardenal
-Gerrard Winstanley
-Hugo Assmann, publicou "Marx, K
& Engels, F., Sobre la religión" em 1979.
-Josef-Léon Cardijn, cardeal belga
-Jürgen Klopp, Treinador de futebol
2)-SOCIALISTAS CRISTÃOS
INTERNACIONAIS DE DIREITA E CENTRO DIREITA
-Gilbert Keith Chesterton
-
Hilaire
Belloc
-Martin Luther King Jr.
-Tony Blair (político
membro do Movimento Socialista Cristão: Christian Socialist Movement, do
Partido Trabalhista Britânico)
-Cláudio Anaia (líder
dos Socialistas Católicos em Portugal)
-Desmond Tutu
-Tetsu Katayama, primeiro-ministro japonês
3)-SOCIALISTAS CRISTÃOS
NO BRASIL DE ESQUERDA E CENTRO ESQUERDA
-Paulo Freire
-Frei Betto
-Leonardo Boff
-Henrique Cláudio de
Lima Vaz (teólogo jesuíta brasileiro)
-Leonel Brizola (político
protestante metodista)
-Guaraci Silveira (político
protestante metodista)
-Edgar Martins,
político batista
-Ivan Valente, político
católico romano
-Luiza Erundina,
política católica romana
-Marina Silva, política
e ambientalista pentecostal
-Plínio de Arruda
Sampaio
-Luiz Francisco Fernandes de Souza, autor de "Socialismo uma Utopia Cristã".
4)-SOCIALISTAS CRISTÃOS
NO BRASIL DE DIREITA E CENTRO DIREITA
-Plinio Corrêa de Oliveira (da TFP)
-General Ernesto Geisel
(Politico protestante de confissão Luterana, e presidente do Brasil durante
regime Militar).
Linhas teológicas no Socialismo Cristão
Várias linhas
teológicas se pronunciaram a respeito das agendas dos grupos socialistas
cristãos, sem necessariamente se vincular obrigatoriamente a uma postura
ideológica ou partidária, embora alguns membros se vinculem. Na América
Latina se destacam duas:
1)-A Teologia da
Libertação (mais ligada ao Catolicismo)
2)-A Teologia da
Missão Integral (mais ligada ao Protestantismo)
Evangelho social
No final do século XIX,
surgiu
o movimento do Evangelho social (particularmente entre alguns Anglicanos,
Luteranos, Metodistas e Batistas na América do Norte e na Grã-Bretanha)
tentou integrar o pensamento progressista e socialista com o Cristianismo no
ativismo social baseado na fé. O movimento teve seu auge entre 1880 e 1930,
influenciados pelos movimentos de reforma protestante durante o Segundo Grande
Despertar nas décadas de 1830 e 1840,com o movimento abolicionista.
Distributismo de Gilbert Keith Chesterton e Hilaire Belloc
Fundamentados na
Doutrina Social da Igreja, nos pensamentos de William Morris, e na crítica ao
capitalismo e ao socialismo revolucionário, os teólogos e escritores Gilbert
Keith Chesterton e Hilaire Belloc propunham: Um
regime socioeconômico baseado em cooperativas, bens
comuns, solidariedade e valorização dos trabalho em pequenas propriedades. Essa
doutrina de inspiração socialista cristã, o distributismo, ganhou adeptos de
direita, centro e esquerda, resultando em experimentos como o de Mondragón.
Teologia da libertação
A Teologia da
Libertação é uma corrente teológica cristã nascida na América Latina, depois do
Concílio Vaticano II e da Conferência de Medellín (Colômbia, 1968), que
parte de considerar que o Evangelho exige a opção preferencial(não exclusiva)
pelos pobres, e de especificar que a teologia, para concretar essa
opção, deve usar também as ciências humanas e sociais. É
considerada em sua origem como um movimento supradenominacional, apartidário e
inclusivista de teologia política, que engloba várias correntes de pensamento que
interpretam os ensinamentos de Jesus Cristo em termos de uma libertação de
injustas condições econômicas, políticas ou sociais. Ela foi descrita, pelos
seus proponentes como reinterpretação analítica e antropológica da fé cristã,
em vista dos problemas sociais, mas, seus oponentes a descrevem como: marxista,
relativista, revolucionária e materialista. A teologia da libertação
está diretamente relacionada ao movimento ecumênico, que busca o retorno à
união e comunhão de todas as religiões cristãs. Embora a mesma tenha se
iniciado como um movimento dentro da Igreja Católica, na América Latina nos
anos 1950-1960, o termo foi cunhado pelo padre peruano Gustavo Gutiérrez em
1971, repreendido e desaprovado em seus escritos, sendo que mais de 40 anos
depois ele se reconciliou com o Vaticano. Escreveu um dos livros mais famosos
do movimento, A Teologia da Libertação. Outros expoentes desta teologia de
práxis Latino Americana são:
-Leonardo Boff no
Brasil
-Jon Sobrino em El
Salvador
-Juan Luis Segundo no
Uruguai
A teologia da
libertação desde os anos 90 sofreu um forte declínio,
principalmente devido ao envelhecimento de suas lideranças, e a
falta de participação mais ativa das recentes gerações nesse movimento. A
influência da teologia da libertação diminuiu também, após seus formuladores
serem condenados pela Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) em 1984 e 1986. A
Santa Sé condenou os principais fundamentos da teologia da libertação, como a
ênfase exclusiva no pecado institucionalizado, coletivo ou sistêmico, excluindo
os pecados individuais, como raiz das estruturas injustas, a eliminação da
transcendência religiosa, a desvalorização do magistério, e o incentivo à luta
de classes. Em seu recente discurso
aos dirigentes do CELAM, durante a Jornada Mundial da Juventude no Rio de
Janeiro, o Papa Francisco alertou para o risco da
ideologização da mensagem evangélica quando
a teologia toma como base as ciências sociais:
“Esse
método pode levar ao reducionismo socializante. É
a ideologização mais fácil de descobrir. Em alguns momentos, foi muito forte.
Trata-se de uma pretensão interpretativa com base em uma hermenêutica de acordo
com as ciências sociais”(Discurso do Papa aos dirigentes do CELAM em 28 de
julho de 2013, A ideologização da mensagem evangélica através do método
ver-julgar-agir, Editora Vozes, visitado em 3 de agosto de 2013)
Teologia da Missão Integral
A Teologia da Missão
Integral é a expressão conceitual de um movimento de renovação missionária e
missiológica das igrejas evangélicas na América Latina, cujas origens remontam ao:
-CLADE I - Primeiro Congresso Latino Americano de
Evangelização.
-E à fundação da Fraternidade Teológica Latinoamericana, em
1969.
A origem de seu
surgimento está na insatisfação que seus proponentes, à época, pessoas como:
-Carlos René Padilla
-Samuel Escobar
-Orlando E. Costas
-Robinson Cavalcanti
-Pedro Arana Queiroz
Que entre outros(as), manifestavam
no tocante à unilateralidade da compreensão evangélica da missão da igreja que,
ao praticar a evangelização, não dava atenção suficiente à ação e ao serviço
social. Daí o adjetivo "integral" em sua descrição da missão:
esta é integral: integra a evangelização e a ação social, a fé e a consciência
crítica, a espiritualidade e o compromisso político, o amor à igreja pela
paixão pela salvação de toda a criação. Daí, também, deriva o slogan que
caracteriza em parte a Teologia da Missão Integral:
"O
Evangelho todo, para a pessoa como um todo, em todo o mundo, para todas as pessoas".
O principal conceito
bíblico que alimentou o nascimento da teologia da missão integral foi o do
Reino de Deus. Tirando proveito das interpretações do Reino por
teólogos como:
-George E. Ladd
-Joachim Jeremias
A Teologia da Missão Integral vê:
O
"Reino de Deus" como a expressão histórica da soberania eterna de
Deus, que tem como objetivo a salvação integral de toda a criação,
especialmente do ser humano. O Reino de Deus vivido e
manifestado escatologicamente por Jesus Cristo se torna, assim, o fundamento da
prática da missão integral, que passa a ser vista como discipulado e
seguimento do Messias.
Em 1974 o
Primeiro Congresso Internacional sobre Evangelização Mundial em Lausanne marcou
a consolidação da Teologia da Missão Integral com base em uma missiologia
socialmente inclusiva, repúdio ao racismo (e o apartheid). A Teologia
da Missão Integral não subscreve a grandes correntes
político-partidárias, mas como sistema teológico vê compatibilidade entre
propostas de políticas públicas dos socialistas cristãos e os mandatos missionários dessa vertente teológica.
Ganhou mais força nas igrejas protestantes confessionais,
cujos representantes principais são:
-A Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil
-A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil,
-Mas também, segmentos importantes das igrejas:
presbiterianas, congregacionais e metodistas.
Críticas ao socialismo cristão
PASMEM! -
Há diversas críticas teológicas, denominacionais ou políticas por vários grupos
cristãos direcionadas a diferente vertentes socialistas. Também, muitos
autores marxistas criticaram a possibilidade de
conciliar socialismo com cristianismo!
Posição da Igreja Católica
O Magistério da Igreja
Católica condenou igualmente o comunismo/socialismo e o
capitalismo por serem incompatíveis com a doutrina católica:
-Sílabo dos erros (1864), condenou o socialismo, a democracia o
liberalismo, a separação entre Igreja e Estado, o casamento civil.
-Na encíclica Rerum Novarum (1891), o Papa Leão XIII declarou que "a
teoria socialista da propriedade colectiva deve absolutamente repudiar-se como
prejudicial àqueles membros a que se quer socorrer, contrária aos direitos
naturais dos indivíduos, como desnaturando as funções do Estado e perturbando a
tranquilidade pública."
-Na encíclica Rerum
Novarum, o Papa Leão XIII define como as causas para os conflitos sociais: o desaparecimento das
instituições antigas, dos princípios e do sentimento religioso que desapareceram
das leis e das instituições públicas.Mas, ao mesmo tempo, ele colocou-se contra
quaisquer alternativas igualitárias, revolucionárias, ao afirmar que "a
teoria socialista da propriedade colectiva deve absolutamente repudiar-se como
prejudicial àqueles membros a que se quer socorrer, contrária aos direitos
naturais dos indivíduos, como desnaturando as funções do Estado e perturbando a
tranquilidade pública." Porém, no entender dos teóricos do socialismo
cristão, o cristianismo tem em si valores socializantes e reconhecem o
capitalismo como contrário aos valores da fé cristã. Se referindo às classes
inferiores, o Papa Leão XIII afirma que "os socialistas, para curar este
mal, instigam nos pobres o ódio invejoso contra os que possuem, e pretendem que
toda a propriedade de bens particulares deve ser suprimida, que os bens dum
indivíduo qualquer devem ser comuns a todos, e que a sua administração deve
voltar para - os Municípios ou para o Estado. Mediante esta transladação das
propriedades e esta igual repartição das riquezas e das comodidades que elas
proporcionam entre os cidadãos, lisonjeiam-se de aplicar um remédio eficaz aos
males presentes. Mas semelhante teoria, longe de ser capaz de pôr termo ao
conflito, prejudicaria o operário se fosse posta em prática. Pelo
contrário, é sumamente injusta, por violar os direitos legítimos dos
proprietários, viciar as funções do Estado e tender para a subversão completa
do edifício social."
-Outro ponto importante
se relaciona com a questão entre família e Estado. No modelo marxista, a
educação familiar perderia espaço para um sistema educacional igualitário a
todos; a propriedade privada e o direito a herança deixariam de existir, estes
bens, no entanto, passariam a ser de controle estatal.O catolicismo romano
considera estes princípios como uma violação do direito da família e uma
tentativa de abolir a autoridade paterna; afirma, ainda, que indivíduo, as
famílias, as associações têm direito de possuir bens de raiz, bens móveis e
bens produtivos; e o Estado não pode açambarcar estes bens para si. Segundo as
tradições judaico-cristãs, os homens têm o direito e o dever de proverem às
suas necessidades, e o Estado não pode arvorar-se em providência e suprimir
este direito ou substituir se a este dever.
-Na encíclica Quadragesimo
Anno (1931), o Papa Pio XI afirmou que "o socialismo quer se
considere como doutrina, quer como facto histórico, ou como «acção», se é
verdadeiro socialismo, [...] não pode
conciliar-se com a doutrina católica; pois concebe a sociedade de modo completamente
avesso à verdade cristã. [...] E se este erro, como todos os
mais, encerra algo de verdade, o que os Sumos Pontífices nunca negaram,
funda-se contudo numa própria concepção da sociedade humana, diametralmente
oposta à verdadeira doutrina católica. Socialismo religioso, socialismo
católico são termos contraditórios: ninguém pode ser ao mesmo tempo bom católico
e verdadeiro socialista."
-Na encíclica Mater et
Magistra (1961), o Papa João XXIII reafirmou que "entre comunismo e
cristianismo, [...] a oposição é radical, e acrescenta não se poder admitir de
maneira alguma que os católicos adiram ao socialismo moderado: quer porque ele
foi construído sobre uma concepção da vida fechada no temporal, com o
bem-estar como objetivo supremo da sociedade; quer porque fomenta uma
organização social da vida comum tendo a produção como fim único, não sem grave prejuízo da liberdade humana; quer
ainda porque lhe falta todo o princípio de verdadeira autoridade social." (João XXIII, Mater et Magistra -1961; n. 34).
-Na encíclica
Centesimus Annus (1991), o Papa João Paulo II, actualizando os princípios da
Rerum Novarum, salientou que "o erro fundamental do socialismo é de
carácter antropológico. De facto, ele considera cada homem simplesmente como um
elemento e uma molécula do organismo social, de tal modo que o bem do indivíduo
aparece totalmente subordinado ao funcionamento do mecanismo económico-social,
enquanto, por outro lado, defende que esse mesmo bem se pode realizar
prescindindo da livre opção, da sua única e exclusiva decisão responsável em
face do bem ou do mal. O homem é reduzido a
uma série de relações sociais, e desaparece o conceito de pessoa como sujeito
autónomo de decisão moral, que constrói, através dessa decisão, o ordenamento
social. Desta errada concepção da
pessoa, deriva a distorção do direito, que define o âmbito do exercício da
liberdade, bem como a oposição à propriedade privada. [...] Se se questiona
ulteriormente onde nasce aquela errada concepção da natureza da pessoa e da
subjectividade da sociedade, é necessário responder que a sua causa primeira é
o ateísmo. [...] O referido ateísmo está, aliás, estritamente conexo com o
racionalismo iluminístico, que concebe a realidade humana e social do homem, de
maneira mecanicista." (João Paulo II, Centesimus Anno (1991),
n. 13)
-O Catecismo da Igreja
Católica (1992) afirma que "a Igreja rejeitou as ideologias
totalitárias e ateias, associadas, nos tempos modernos, ao «comunismo»
ou ao «socialismo»". (Catecismo da Igreja Católica – 1992; n. 2425)
-As enciclicas Rerum
Novarum, Mater et Magistra e Populorum Progressio contém muitas criticas ao
capitalismo, porém, desde o Concílio Vaticano II o Magistério da Igreja
Católica se tem demonstrado aberto para alguns ideais progressistas de caráter
Cristão. Desde então, não há documentos vinculantes da Igreja
Católica condenando o socialismo democrático, incluindo o socialismo cristão,
até o momento.
Posição dos protestantes batistas
-Não há posição
uniforme entre os batistas a respeito do socialismo cristão. Na
região com maior concentração de batistas do mundo, Nagaland, no noroeste da
Índia, os movimentos separatistas e camponeses, muitos dos quais lançam mão da
luta armada, são composto por batistas socialistas. Alguns grupos, como
o National Socialist Council of Nagaland (Isak-Muivah) concilia o marxismo, o maoismo
e doutrinas batistas.
-No Canadá os batistas
foram instrumentais em estabelecer um estado de bem-estar social sob inspiração
socialista.
O pastor batista Tommy Douglas foi líder do partido Novo Partido Democrático,
que reúne socialistas, social democratas e evangélicos.
-Nos Estados Unidos, líderes batistas
socialistas como George W. Woodbey, Martin Luther King Jr e Cornel West foram
ativos na defesa dos oprimidos, especialmente afro-americanos. Dentre os
batistas se destacaram ativistas radicais, como o pastor socialista Hugh O.
Pentecost. Atualmente, o movimento "Red Letter Christians" nos
Estados Unidos é liderado por um pastor e teólogo batista, Tony Campolo.
-Na Nova Zelândia e
Austrália há uma significante e histórica vertente batista de orientação
socialista.
Entre seus líderes se destacaram o prefeito de Christchurch, John Archer e o
fundador do partido comunista da Austrália, Jock Garden.
Contudo, nem todos
grupos batistas coadunam com o socialismo cristão. Vários grupos, sobretudo nos
Estados Unidos, especialmente contra o marxismo-leninismo de inspiração
soviética. Argumentam contra a instituição de um suposto Estado ateu por parte
da extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e de países como China,
Albânia, Afeganistão, Coreia do Norte e Mongólia comunistas.Entretanto,
confundem comunismo com socialismo e ignoram o fato de somente a Albânia teve
um regime oficialmente ateu. Em obras como "O Comunismo a Luz da
Bíblia", argumentam que o comunismo é anti-Bíblico e contrário aos
fundamentos cristãos, e que a filosofia Marxista-Leninista prega o ateísmo
Ateísmo.
Teologia dialética
Teologia dialética (ou
teologia da crise ou, ainda, teologia da Palavra) ou neo-ortodoxia foi um
movimento teológico que floresceu na Europa (particularmente na Igreja de
Confissão Luterana, na Alemanha) da década de 1920.Reagindo ao
liberalismo teológico, a teologia dialética
tem em Karl Barth o principal nome. Além
dele, outros teólogos tornaram-se conhecidos como:
-Emil Brunner
-Friedrich Gogarten
-Eduard Thurneysen
-Rudolf Bultmann
Essa vertente teológica
se
firmou fortemente contra o nazismo e o fascismo, notavelmente na Declaração
Teológica de Barmen.De uma forma geral, a teologia dialética apresenta duas
características básicas:
1ª)-Em primeiro lugar,
afirma-se que a própria revelação tem estrutura dialética, "na medida em
que mantém unidos elementos que se excluem reciprocamente: Deus e homem,
eternidade e tempo, revelação e história".
2ª)-Em Segundo lugar, os
próprios enunciados teológicos devem seguir esta metodologia dialética, exprimindo
tanto a posição quanto a negação.
O grande exemplo desta
metodologia continua sendo o primeiro livro de Karl Barth, intitulado “A Carta
aos Romanos”. A teologia dialética encontrou o seu fim com a extinção, em 1933, da
revista que era a porta-voz de suas ideias: a Zwischen den Zeiten.
Quanto ao Materialismo histórico-dialético
Dentro do socialismo
religioso sempre houve controvérsias quanto ao materialismo
histórico-dialético, a maioria dos religiosos e dos marxistas
acreditam que o materialismo é intransigentemente incompatível com
religiosidade.De modo geral, os socialistas religiosos tendem a
desconsiderar alguns aspectos do materialismo dialético, alguns poucos grupos
como os socialistas religiosos alemães do começo do século passado, buscaram
maneiras de considerar o materialismo histórico dialético dentro de sua
teologia:
a)-Afirmam que Deus
quer que vivamos numa sociedade justa, mas Ele nos deu o livre arbítrio e
deixou o ser humano seguindo seu caminho.
b)-O ser humano, em sua
maldade e egoísmo, buscou sempre o acúmulo de tudo e nessa construção
materialista histórico dialética chegou a esse ponto em que estamos hoje.
c)-Uma sociedade onde o pecado e egoísmo é a consequência (??? Não é
causa???) da vontade de acumular capital, e o pecado por fim é o que dá
origem a todas as mazelas do capitalismo.
d)-A metafísica parte
de uma revelação individual (fé) que para o cristão vai repercutir num agir
ético. Esse agir ético leva o indivíduo a buscar a construção de uma sociedade
aos moldes marxistas.
e)-Consideram a
história como uma série de acontecimentos do universo físico, interessando ao
homem, difíceis de ser recordados e estudados, mas dotados de uma contribuição
especial para a interpretação da existência como ela é.
f)-O ser humano tem seu
livre arbítrio, e através do símbolo do Reino de Deus ele age em sociedade. Com
efeito, o Reino de Deus como simbologia é histórico por um lado e sobre
histórico por outro; enquanto histórico guia o agir do cristão, participa da
dinâmica da historia; enquanto sobre histórico, responde as suas ambiguidades
da sociedade dialética. Pode-se falar de uma efetivação concreta do Reino de
Deus na historia toda vez que se torna possível uma reunificação, ainda que
fragmentaria, de seres humanos, prevenindo-se a violência:
“Na
medida em que os elementos centralizadores e os libertadores se equilibram numa
estrutura de poder político, o Reino de Deus na historia conquista
fragmentariamente as ambiguidades da repressão". (Paul Tillich)
Posição de alguns Marxistas Clássicos sobre o tema:
1)-Posição de Engels - Friedrich Engels observa que:
"A história do Cristianismo
primitivo tem notáveis pontos de semelhanças com o movimento moderno da classe
operária. Como este, o Cristianismo foi em
suas origens um movimento de homens oprimidos: no principio apareceu como
religião dos escravos e dos libertos, dos pobres despojados de todos os seus
direitos, dos povos subjugados ou dispersados por Roma. Tanto o Cristianismo
como o socialismo dos operários pregam a eminente salvação da escravidão e da
miséria; o Cristianismo coloca a salvação(definitiva) numa vida futura,
posterior a morte, no céu. O Socialismo coloca-a neste mundo, numa
transformação da sociedade. Ambos são perseguidos e acossados, seus adeptos
são desprezados e convertidos em objetos de leis exclusivas, os primeiros como
inimigos da raça humana, os últimos como inimigos do Estado, inimigos da
religião, da família, da ordem social. E apesar de todas as perseguições; mais,
inclusive alentados por elas, avançam vitoriosas e irresistivelmente. Trezentos
anos depois de sua aparição, o Cristianismo foi reconhecido como religião de
Estado no império mundial romano, e em sessenta anos apenas o socialismo
conquistou uma posição que torna absolutamente segura sua vitória...” (ENGELS,
Friedrich. Bruno Bauer e o
Início do Cristianismo).
Assim, o inicia
afirmando que o Império Romano, ao impor uma série de condições, em alguns
casos por centenas de anos, aos povos que dominava, acabou por alterar
drasticamente suas dinâmicas internas. Ou seja, as antigas religiões nacionais e
tribais, dados característicos de cada povo, não podiam mais explicar a nova
formatação concreta daquelas sociedades. A situação objetiva havia
mudado: agora exigia novas representações religiosas,
que dessem conta de significar a nova dinâmica social à que esses povos estavam
sendo submetidos. As cerimônias
das antigas religiões limitavam quem seriam seus adoradores. O cristianismo
poderia se alçar à religião universal justamente por que: “… não possuía nenhuma
formalidade distintiva (…) e dirigindo-se diretamente a todas as pessoas sem
distinção, se tornou a primeira religião mundial possível” (ENGELS, 1882). Na
obra o "Anti-Düring", Engels afirma que o cristianismo afirma a
igualdade entre os homens no sentido negativo, pois são todos pecadores, e no
sentido positivo, pois são todos filhos de Deus.
2)-Posição de Lênin
Lênin, muitas vezes, classifica os movimentos
socialistas cristãos como esquerdistas, no mesmo molde das críticas feitas no
livro Esquerdismo, doença infantil do comunismo, isso por que a maior
parte dos socialistas religiosos, mesmo aqueles que se consideravam
marxista-leninista, eram contrários a qualquer modelo totalitário, como o
adotado na URSS.
3)-Posição de Rosa Luxemburgo
Em sua obra O
socialismo e as igrejas (1905), critica o modelo de socialismo
defendido por muitos cristãos socialistas por considerar que eles se preocupam
apenas com a divisão de produtos, mas não consideram o modelo social de
trabalho que leva a produção destes produtos.
4)-Anarquismo Cristão
O Anarquismo cristão (também conhecido como cristianismo libertário)
com base nos ensinamentos de Jesus defende que a única
autoridade legítima é Deus e repudia qualquer autoridade secular. Alguns
anarquistas cristãos se opõem ao uso da violência tanto para ataque como para
defesa. Contudo, vertentes libertárias como a dos taboritas, sob o comando
militar de Jan Zizka, baseadas em passagens como Mateus 10,34, Lucas 22,36,
Eclesiastes 3,1-8, entre outras, não hesitaram em fazer uso da força:
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo
do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de
arrancar o que se plantou; Tempo de
matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de
chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar
pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de
abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de
lançar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo
de falar; Tempo
de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz...” (Eclesiastes 3,1-8).
Os anarquistas cristãos
se opõem a todo tipo de tirania local ou global, sugerem que há plena
compatibilidade entre anarquismo e cristianismo, e argumentam que uma das
razões pelas quais Jesus foi perseguido pelo governo romano, pelos líderes
religiosos e pelo Sinédrio, foi porque foi visto como um anarquista, como uma
ameaça ao status quo. Para eles, a liberdade é justificada
espiritualmente através dos ensinamentos de Jesus, e que, na história, o desvio
desses ensinamentos foi promovido principalmente por Constantino. Entre
outras coisas, Jesus foi perseguido por realizar curas no dia de sábado, o que
segundo seus acusadores, violava a lei mosaica. Além disso, Ele se auto denominou
Filho de Deus, o que os doutores da lei de Moisés afirmaram se tratar de uma
heresia. E mais, Jesus foi julgado pelas leis de Roma e crucificado por
soldados romanos. Ou seja: Jesus é um fora da lei; a lei da sua época foi a
justificativa para a sua condenação e calvário. O Filho de Deus foi condenado
pelo poder político.
5)-Leon Tolstói (considerado anarquista por alguns
críticos, apesar dele sempre negar tal fato)
Em seu livro O Reino de Deus está
em vós, idealiza uma sociedade baseada na compaixão e em princípios
não-violentos.
A obra desse escritor russo influenciou Gandhi na luta pela independência da
Índia e Martin Luther King nos Estados Unidos da América na luta pela
emancipação de pobres, negros e mulheres. Tolstói acreditava que para a efetiva destruição
do Estado bastava o não pagamento de impostos e a abstenção do serviço militar.
Adin Ballou e Ammon Hennacy defenderam ideias semelhantes.
6)-Jacques Ellul
Embora
recomendasse a atitude de Jesus de seguir "como ovelha para o
matadouro" como ideal para o cristão, não deixou de colaborar com
a resistência francesa contra a ocupação nazista promovida por Adolf Hitler.
7)-O movimento
Anabatista
Compartilha vários ideais anarquistas, como: priorizar a vida
comunitária em detrimento do individualismo e não participar ou depender das
instituições estatais.
Cnbb
responde: “PODE EXISTIR SOCIALISMO CRISTÃO?”
Felizmente,
já temos no mundo uma vasta experiência socialista, de duzentos anos, que se
instalou em vários países, e deixou rastos de sangue e de atraso. Assim
conhecemos sua face. Vejamos as características de tal linha
econômico-política. Ela é invencivelmente de alma atéia. E como não consegue
convencer a população, via raciocínio, então lança mão do cerceamento da
liberdade. Esvazia tudo o que é de ordem
particular, para destinar todos os bens para a administração da sociedade.
Como, no seu entender, a livre iniciativa só visa o lucro pessoal e o egoísmo,
então o Estado é que deve planejar a produção e a distribuição dos bens.
Cabe-lhe ditar regras para a imprensa, selecionar a linha ideológica da escola,
e impor a revolução violenta, para implantar o regime dos miseráveis. Para o
triunfo do socialismo, a via democrática se mostrou um caminho inviável. Só a
coação, para eles, é que resolve. É claro que existem vários tipos de
socialismo, mas suas semelhanças são enormes. Com essa descrição também não
posso aprovar o capitalismo grosseiro. Mas este admite reformulações, deixa
espaço para os partidos de tônica social, e aceita (às vezes constrangido), em
aperfeiçoar-se pela Doutrina Social da Igreja. Gente, vamos encurtar caminhos:
a via socialista, definitivamente, não é solução. Quem é socialista propõe uma via,
comprovadamente retrógrada (e não evangélica).
Fonte -
https://www.cnbb.org.br/pode-existir-socialismo-cristao/)
BIBLIOGRAFIA:
-GIBELLINI, Rosino. A Teologia do Século XX. São Paulo:
Loyola, 1998.
-ENGELS, Friedrich. O Cristianismo Primitivo. Rio de
Janeiro: Laemmert, 1969.
-ERICEIRA, João Batista. Afonso Arinos, jurista brasileiro
(abordagem weberiana). Seqüência: Estudos Jurídicos e Políticos, v. 9, n. 16,
p. 54-65, 1988.
-José Porfirio Miranda de la Parra: Una vida entre Marx y
la Biblia Arquivado em 4 de março de 2016, no Wayback Machine., em espanhol.
-Tamayo J. J. Teologias da libertação. In: Dicionário de
Conceitos Fundamentais do Cristianismo. São Paulo: Paulus, 1999
- Dom Henrique Soares da Costa : Teimam em gritar: a Teologia
da Libertação está viva.
-Discurso do Papa aos dirigentes do CELAM em 28 de julho de
2013, A ideologização da mensagem evangélica através do método ver-julgar-agir,
Editora Vozes
-Leão XIII, Rerum Novarum (1891)
-João Paulo II, Centesimus Anno (1991), n. 13
------------------------------------------------------
Link para o catálogo de nossos livros: https://amzn.to/3vFWLq5
....................................................................
GOSTOU Do APOSTOLADO berakash? QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?
Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):
https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html
Shalom!
.............................................
APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura, questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:
filhodedeusshalom@gmail.com
+ Comentário. Deixe o seu! + 1 Comentário. Deixe o seu!
Confesso que desconhecia completamente a TEOLOGIA DA MISSÃO INTEGRAL, muito interessante e merece ser estudada e aprofundada.
José Mário - Fortaleza - Ce
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.