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Papa Francisco: "a juventude, pessoas LGBT e todos batizados são chamados a Santidade!"

Written By Beraká - o blog da família on terça-feira, 1 de novembro de 2022 | 08:17






Uma das instituições mais importantes que existem na Igreja Católica, em nível mundial, é o Sínodo dos Bispos. Através do sínodo se realizam amplas consultas às igrejas locais, com questionários enviados previamente a todos os continentes, e se promovem amplos debates sobre temas pastorais contemporâneos, apontando consensos e divergências entre os bispos, de modo a oferecer ao papa um instrumento de governo muito proveitoso. No pontificado de Francisco já se convocou o sínodo para tratar de família, de juventude e da Amazônia. Após as conclusões de cada assembleia sinodal, com seu respectivo tema, o papa elabora uma exortação de caráter normativo. Mas todo o processo é importante, pois desencadeia o debate e a conscientização necessários para o caminhar da Igreja.

Em 2018, o tema do sínodo foi: “A fé, os jovens e o discernimento vocacional.”



Tratou-se não só dos jovens que frequentam a Igreja, mas também daqueles que estão distantes ou alheios. Com as respostas obtidas no questionário prévio foi elaborado um instrumento de trabalho preparatório (Instrumentum laboris), distribuído a toda assembleia sinodal, que entre outras coisas diz: “Alguns jovens LGBT, por meio das várias contribuições enviadas à Secretaria do Sínodo, desejam beneficiar-se de uma maior proximidade e experimentar uma atenção maior por parte da Igreja, enquanto algumas Conferências Episcopais perguntam-se sobre o que propor aos jovens que em vez de formar casais heterossexuais decidem constituir casais homossexuais e, acima de tudo, desejam estar perto da Igreja” (n. 197).Foi a primeira vez que um texto pré-oficial da Igreja, emitido pelo Vaticano, utilizou a sigla LGBT. A reunião dos bispos durou quase todo o mês de outubro e resultou em um documento final, aprovado por ampla maioria dos bispos.


Sobre a questão acima, os bispos afirmam:



“Em muitas comunidades cristãs, já existem percursos de acompanhamento na fé de pessoas homossexuais: o sínodo recomenda que se favoreçam tais percursos. Ao longo destes percursos, as pessoas são ajudadas a ler a sua história, aderir livre e responsavelmente à sua chamada batismal, reconhecer o desejo de pertencer e contribuir para a vida da comunidade, discernir as melhores formas para o concretizar. Deste modo, ajudam-se todos os jovens, sem exceção, a integrar cada vez mais a dimensão sexual na própria personalidade, crescendo na qualidade das relações e caminhando para o dom de si” (n.150).







Meses depois, no dia da Anunciação do Senhor, em 2019, o papa Francisco publicou a exortação pós-sinodal sobre os jovens, intitulada Cristo vive (Christus vivit).  Muito pouco se diz sobre questões especificamente relacionadas aos LGBT. Há uma alusão indireta: “Os jovens expressam de maneira explícita o desejo de se confrontar sobre as questões relativas à diferença entre identidade masculina e feminina, à reciprocidade entre homens e mulheres, e à homossexualidade” (n. 81).


-O que se pode então dizer aos jovens LGBT que desejam uma maior proximidade e atenção por parte da Igreja?

-O que propor aos que em vez de formar casais heterossexuais formam casais homossexuais?

-Como favorecer os percursos, já existentes em comunidades cristãs, de acompanhamento na fé de pessoas homossexuais?

-Como ajudar as pessoas a lerem sua história, a viverem responsavelmente sua chamada batismal, a pertencerem e a contribuírem para a vida da comunidade?

-Como podem eles e elas integrar cada vez mais a dimensão sexual na própria personalidade, crescendo na qualidade das relações e caminhando para o dom de si?

A exortação do papa não responde diretamente a estas perguntas.No entanto, muito do que diz ajuda bastante a pensar sobre tudo isto. Alguns trechos podem trazer muita luz às questões acima.Francisco cita São Oscar Romero, em quem encontra um ponto de partida fundamental:“O cristianismo não é um conjunto de verdades em que é preciso acreditar, de leis que se devem observar ou de proibições. Apresentado assim, causa repugnância.O cristianismo é uma Pessoa que me amou tanto que reclama o meu amor. O cristianismo é Cristo” (CV 156). Cada jovem, quando se sente chamado a cumprir uma missão nesta terra, é convidado a reconhecer dentro de si as mesmas palavras que Deus Pai disse a Jesus de Nazaré: “Tu és o meu filho muito amado”. Um jovem não pode estar desanimado. É próprio dele sonhar coisas grandes, buscar horizontes amplos, ousar mais, ter vontade de conquistar o mundo, ser capaz de aceitar propostas desafiadoras e desejar contribuir com o melhor de si mesmo para construir algo superior (CV 25 e 15).Assim como o jovem se preocupa em não perder a conexão com a internet, deve se assegurar de igual modo de que esteja ativa a sua ligação com o Senhor, e perguntar-Lhe: “Jesus, que farias Tu no meu lugar”? Não deve permitir que o enganem ao lhe proporem uma vida desenfreada e individualista, que acaba levando ao isolamento e à pior solidão. Reina hoje a cultura do provisório, que é uma ilusão (CV 158, 263-264). Há exemplos e testemunhos de vida que são úteis para estimular e motivar, mas não para copiar. O jovem tem que descobrir quem é, desenvolver o seu modo pessoal de ser santo, independentemente daquilo que digam e pensem os outros. Tornar-se santo é tornar-se mais plenamente si próprio, aquele que Deus quis sonhar e criar, não uma fotocópia. “A tua vida deve ser um estímulo profético que sirva de inspiração para os outros, que deixe uma marca neste mundo, aquela marca única que só tu poderás deixar” (CV 162). Quando se trata de discernir a própria vocação, há várias perguntas a serem feitas. Não se deve começar por onde se poder ganhar mais dinheiro, mais fama e prestígio social, mais prazer. É preciso perguntar e dar uma resposta profunda e verdadeira a estas questões, caso contrário, elas sempre voltarão:

-Conheço a mim mesmo, para além de aparências ou de minhas sensações?

-Como posso servir melhor e ser mais útil ao mundo e à Igreja?

-Qual é o meu lugar nesta terra?


Um bom discernimento, em última análise, é um caminho de liberdade que faz aflorar a realidade única de cada pessoa, aquela realidade que é tão sua, tão pessoal que só Deus conhece (CV 285, 289 e 295). O papa menciona jovens clamando por uma Igreja que escute mais, que não passe o tempo condenando o mundo, sempre em guerra por dois ou três assuntos que a obcecam. Uma Igreja na defensiva, que perde a humildade, deixa de escutar e não permite ser questionada, acaba perdendo a juventude e se transforma num museu. Embora possua a verdade do Evangelho, isto não significa que a tenha compreendido plenamente. Antes, deve crescer sempre na compreensão deste tesouro inesgotável” (CV 41).O coração de cada jovem deve ser considerado “terra santa”, na qual devemos “tirar as sandálias” para podermos nos aproximar e penetrar no Mistério (CV 66-67).Não podemos ser uma Igreja que não chora à vista dos dramas dos seus filhos jovens. Certas realidades da vida só se veem com os olhos limpos pelas lágrimas. Por sua vez, os jovens, quando souberem chorar, serão capazes de fazer algo, do fundo do coração, pelos outros (CV 75-76). A pastoral juvenil precisa proporcionar aos jovens um espaço onde não só recebam formação, mas possam compartilhar a vida, festejar, cantar, escutar testemunhos concretos e experimentar o encontro comunitário com o Deus vivo. O papa alerta sobre encontros de formação onde apenas se abordam questões doutrinais e morais, sobre os males do mundo atual, a Igreja, a doutrina social, a castidade, o matrimônio, o controle da natalidade e sobre outros temas. Resultado: muitos jovens se aborrecem, perdem o fogo do encontro com Cristo e a alegria de segui-Lo. Deve-se conter a ânsia de se transmitir uma grande quantidade de conteúdos doutrinais, procurando antes de mais nada suscitar e enraizar as grandes experiências que sustentam a vida cristã. Nunca se deve substituir a experiência feliz de encontro com o Senhor por uma espécie de doutrinação (CV 204, 212 e 214).Às vezes, por se pretender uma pastoral juvenil asséptica, pura, caraterizada por ideias abstratas, afastada do mundo e preservada de toda a mancha, reduz-se o Evangelho a uma proposta sem sabor, incompreensível, distante, separada das culturas juvenis e adaptada só a uma elite juvenil cristã que se sente diferente, mas na verdade flutua num isolamento sem vida nem fecundidade.Assim, juntamente com as ervas daninhas que se rejeitam, arrancam-se ou se sufocam milhares de rebentos que procuram crescer em meio às limitações. Em vez de sufocá-los com um conjunto de regras que dão uma imagem redutora e moralista do cristianismo, é necessário investir na sua audácia, educando-os para assumir as suas responsabilidades, certos de que também o erro, o fracasso e a crise são experiências que podem revigorar a sua humanidade (CV 232-233).No sínodo, surgiu o apelo a construir uma pastoral juvenil capaz de criar espaços inclusivos, onde haja lugar para todo o tipo de jovens, onde se manifeste que realmente somos uma Igreja de portas abertas. Não é necessário que uma pessoa aceite completamente todos os ensinamentos da Igreja, para poder participar em alguns dos nossos espaços dedicados aos jovens. Basta uma atitude aberta para com todos os que tenham desejo e disposição de se deixar encontrar pela verdade revelada por Deus. Deve haver espaço também para todos aqueles que têm outras visões da vida, professam outras crenças ou se declaram alheios ao horizonte religioso. Todos os jovens, sem excluir ninguém, estão no coração de Deus e também devem estar no coração da Igreja (CV 234-235).








Não há necessidade de percorrer um longo caminho para que os jovens se tornem missionários. Mesmo os mais frágeis, limitados e feridos podem sê-lo à sua maneira, porque sempre devemos permitir que o bem seja comunicado, embora coexista com muitas fragilidades. Que se olhe para os jovens com compreensão, estima e afeto. Que não sejam julgados continuamente, nem se lhes seja exigida uma perfeição que não corresponde à sua idade. Devemos suscitar e acompanhar processos, não impor percursos (CV 239, 243 e 297). Felizmente estas propostas oriundas do processo sinodal e da reflexão do papa já se tornam realidade em vários núcleos de Pastoral de Juventude.O apelo final da exortação de Francisco resume o que de melhor se pode desejar dos jovens na Igreja:“Queridos jovens, correi atraídos por aquele Rosto tão amado, que adoramos na sagrada Eucaristia e reconhecemos na carne do irmão que sofre. O Espírito Santo vos impulsione nesta corrida para a frente. A Igreja precisa do vosso ímpeto, das vossas intuições, da vossa fé. E quando chegardes aonde nós ainda não chegamos, tende a paciência de esperar por nós” (CV 299). Em 2015 Numa audiência na Câmara proposta pelo deputado Marco Feliciano (à época no Partido Social Cristão), ele afirmou que consultórios eram "uma fábrica de homossexuais”.



Como entender e ajudar o homossexual?

 







Jesus não mandaria os gays embora e sair de sua presença! diz papa Francisco. 






Após ter dito na Geórgia que a “teoria dos gêneros” era a maior inimiga do casamento, o papa Francisco declarou no avião que o levou de volta à Itália, que Jesus nunca mandaria os gays embora. Lembrando que acompanhou gente com “tendências homossexuais” durante toda a sua vida de sacerdote, o líder da Igreja Católica afirmou ainda que essas pessoas não podem ser abandonadas:“As pessoas devem ser acompanhadas, assim como fez Jesus. Quando uma pessoa que tem essa condição chega em Jesus, ele não dirá ‘vá embora porque você é homossexual'”, ressaltou o Pontífice. No entanto, ele voltou a condenar a “maldade que se faz com a doutrinação pela teoria dos gêneros”.










Francisco havia denunciado a existência de uma “guerra mundial” contra o casamento, protagonizada pela “teoria dos gêneros” e pelo divórcio.



O que Jesus faria com os homossexuais hoje?







Não existe coisa que mais desconcertante para lideranças e membros de uma Comunidade Cristã do que a chegada de uma pessoa com a homossexualidade explicita chegando no meio dos fiéis. Faltam palavras, ninguém sabe o que dizer ou fazer. Jesus reagiria de forma tranquila e serena diante de uma presença destas pessoas tão feridas, mas tão queridas, amadas, e que também são alvos de sua missão salvífica. Creio até que Ele diria enfaticamente ao primeiro fariseu que lhe abordasse criticando seu acolhimento: “Eu não vim para os perfeitos e sãos”. Antes que me condenem, todo pecador incluindo a mim, é um doente precisando da intervenção de Jesus. E Jesus certamente vibraria ao ver que seu Evangelho da verdade que Cura, salva e liberta, alcançando as pessoas para as quais Ele veio, transformado essas pessoas em filhos(as) amados(as) de Deus. Gente que agora vive uma nova vida! Devemos ficar atentos aos movimentos de Deus em nossas Comunidades. Talvez Deus esteja querendo atrair vidas que não são aceitas em lugar nenhum, ou que não encontrou a verdade misericordiosa que a plenifique, a salve e a liberte. Talvez Ele esteja querendo mostrar ao mundo que existe possibilidade de regeneração para todos! E que nenhum pecado é maior que sua misericórdia, que nenhuma situação está fora de seu poder libertador e salvador. Que Deus nos ensine a enxergar as pessoas por trás da crosta das feridas do pecado que elas carregam. Que possamos olhar as pessoas não pela nossa ótica excludente do julgamento, mas com as lentes da compaixão de Jesus. Muitas vezes o (a) homossexual é só uma pessoa buscando preencher um vazio que é exatamente do tamanho de Deus.



A pessoa homossexual está condenada a viver infeliz, reprimida e afastada da vida Cristã, entregue à própria sorte e destino como um leproso?

 









O mesmo Jesus que curou os leprosos, cegos, que resgatou a prostitutas e reabilitou a ladrões, está à sua disposição para operar o impossível em nossas vidas. Jesus é o criador da natureza e o recriador da natureza humana. Ele quer e pode dar um novo começo, um novo coração. A pessoa homossexual também é chamada a santidade,a seguir a Cristo na Via Crucis, pela porta estreita, como todos nós pecadores, o pecado da prática homossexual não é maior e nem menor que a prática do adultério, da corrupção do assassinato, da pedofilia e tantos outros pecados que bradam aos Céus. Todos seguimos a Cristo com o nosso espinho na carne. Em psicologia a sexualidade não se refere apenas à genitalidade, isto é, às práticas sexuais em si, como por exemplo, o ato sexual. Sexualidade é algo mais complexo, tendo a ver com o todo que a pessoa é. Assim, quando se diz que o homossexual teve uma interrupção no desenvolvimento de sua sexualidade, não se quer dizer que ele não aprendeu a praticar o ato sexual completa e corretamente, mas sim, que a estrutura afetiva de sua personalidade ficou atingida, imatura, prejudicando em algum nível o seu desenvolvimento sadio, ideal, produtivo e pleno na vida.Apesar do homossexualismo ser um desvio da normalidade sexual, pessoas com desenvolvimento sexual normal com uma estrutura de personalidade dentro dos níveis da normalidade podem, às vezes ter sentimentos de admiração por pessoa do mesmo sexo, semelhantes aos sentimentos dos homossexuais, sem que, por isso, o sejam. Em outras palavras, as pessoas não homossexuais, podem experimentar certos sentimentos homossexuais, consciente ou inconscientemente, sem que isto constitua um desvio.


Pesquisas revelam pouco

 



Há interrogações sobre quais fatores causam o homossexualismo. Pesquisas buscam um possível fator biológico que seria transmitido pelos pais à criança. Mas até agora não se comprovou diferenças nos cromossomos dos homos e heterossexuais.Anthony Storr, psiquiatra e psicanalista inglês, comenta que existem poucas provas que confirmem a ideia de que existam fatores constitucionais inatos ou perturbação das glândulas endócrinas como explicação para a homossexualidade. Para ele o homossexual não nasce feito. O que determinará a preferência sexual de uma pessoa na idade adulta está diretamente ligado às influências emocionais a que esteve exposta durante sua primeira infância.




Homossexualidade feminina

 




As meninas têm a tendência de absorver as qualidades femininas que a mãe possui (ou não). Podemos dizer que uma menina de sorte é aquela que tem uma mãe que ama o marido e que tem prazer na sua função materna, que se sente bem em ser mulher e feminina.Há meninas que podem se desenvolver sexualmente bem e, no entanto, virem a se sentir inferiores ou deficientes como mulher. Isto tem duas conseqüências:




1) Elas tentarão fugir de contatos com rapazes porque não acreditam que os homens a achem desejável. Ocorre uma depreciação de si mesmas.




2) Permanecerão no estado pré-adolescente retendo interesse emocional em seu próprio sexo. Permanecerão somente no grupinho das meninas (coisa normal em fases pré-adolescentes), tendo dificuldade emocional em se relacionar com rapazes. A intensidade desse estado pode variar desde a simples admiração pelas outras mulheres, até um impulso emocional intenso e compulsivo para encontrar uma parceira feminina.




Para uma menina sentir-se segura consigo mesma, é necessário um relacionamento carinhoso e amigável entre ela e seus familiares (especialmente com a mãe)




Se a mãe se revela fraca em seu modelo de feminilidade, poderá atrapalhar a menina a descobrir sua identidade como mulher. Tem-se observado no estudo da homossexualidade feminina (ou lesbianismo), que a mulher homossexual procura uma mãe de quem seja dependente, busca um modelo feminino com o qual se identifique. As dificuldades sérias no seu relacionamento com sua mãe, junto com fatores pessoais, irão determinar sua direção sexual. Por mais que uma mulher homossexual adquira satisfações no seu relacionamento com pessoa do mesmo sexo, sempre fica faltando ser vivida e saciada a parte de sua natureza que exige o apoio de um homem. Ela vai tentar receber isto da outra. Daí surgem as tensões, insatisfações, hostilidades porque a outra, obviamente não é um homem e não pode supri-la daquelas atitudes afetivas masculinas que ela, no fundo, necessita. Ambas não podem dar e receber maduramente o amor, pois só as diferenças nos complementam, ou seja, nos enriquece. O mesmo se dar no caso da homossexualidade masculina, pois um dos dois, ou os dois, irão cobrar um do outro aquilo que só uma mulher lhes pode dar.


“O Filhinho da mamãe”





O filho que se torna homossexual geralmente é o confidente e o favorito da mamãe. O pai, pouco afetivo e hostil, não dá atenção para ele. A mãe, com excessiva intimidade, aproxima-se do menino. É super emotiva, manipuladora e controladora. Autores citam que uma mãe assim, pode estar querendo, inconscientemente fazer da criança um substituto afetivo para o marido insatisfatório. Isto pode parecer absurdo para muitos, porém achamos que não. Há pais que criam os filhos buscando, através da forma com que os educa, satisfazerem mais as suas próprias necessidades emocionais do que as dos filhos! Um filho pode ser alvo de um pai ou de uma mãe em busca do afeto que um dos dois ou ambos não receberam em sua infância e que possivelmente podem não estar recebendo no próprio casamento através do relacionamento conjugal. Com isso não estamos lançando culpa sobre os pais por causa da homossexualidade de um filho.Na maioria dos casos é evidente a participação dos pais no surgimento de tal desvio, porém, as observações psicológicas sérias têm mostrado que as características do ambiente infantil e das condutas dos pais, não dão todas as explicações que determinam o comportamento sexual desviado. Parece haver também algum fator pessoal, possivelmente psicológico, o qual, junto com os fatores familiares e ambientais, produzam o comportamento homossexual. Quanto aos homens homossexuais, observou-se também que o medo que eles possuem das mulheres existe por causa da dificuldade em separarem-se nitidamente da mãe. Para eles, relacionar-se emocionalmente com uma mulher é voltar aos braços que podem ser ternos, mas que também podem prender. Prender no sentido de impedir o crescimento do eu, prender por causa da forma doentia de ligação afetiva que existiu entre mãe e filho e que, afetivamente falando, volta a existir no contato dele com uma outra mulher. Logo, o homossexual fica com dificuldade de se aproximar eroticamente da mulher porque a teme. Relaciona-se bem com uma mulher enquanto não há elementos eróticos no relacionamento. Ele procura outro homem para ter relações sexuais não porque este seja sedutor, mas porque é menos “perigoso” para ele em relação ao amor erótico ou sexual.



Algumas Causas do homossexualismo




Não existe uma única causa. É difícil provar que o homossexualismo tenha uma causa física ou biológica, mas pode ser aprendido. Existem apenas teorias de como isto acontece:


1. Relacionamentos entre pais e filhos – Um pai alheio ou passivo e uma mãe dominadora dentro do lar pode produzir uma situação que favoreça o surgimento do homossexualismo.


2. Outros relacionamentos familiares – Influência dos tios, tias; desconfiança nos homens ou mulheres transmitidas à criança; número excessivo de mulheres; a rejeição de um filho ou filha; o medo do sexo; mãe indulgente; são outros fatores que podem, no seio familiar, produzir uma situação favorável para que a semente do homossexualismo gere os seus frutos.


3. Medo – A inibição, a possível rejeição ou experiências traumáticas com o sexo oposto torna o homossexualismo uma alternativa mais segura e menos temível.


4. Escolha deliberada de atos homossexuais – ninguém nasce homossexual mas pode escolher tal caminho. Pode-se dizer corretamente que os seres humanos têm capacidade para dar uma resposta homossexual ou heterossexual. Quando o impulso for condicionado por um ou outro modo, ou de ambos – em outras palavras, depois da capacidade para dar resposta ter sido explorada e o aprendizado começar – podemos então falar da tendência para a heterossexualidade ou para a homossexualidade. Esta tendência é adquirida e é um produto do aprendizado e não parte da herança biológica do indivíduo.





A Bíblia fala SIM, MAS muito pouco sobre o homossexualismo. Cerca de sete passagens fazem breve referência ao caso



Fica claro que a sua prática não é aprovada, ou recomendada por Deus. Vários autores cristãos escreveram livros e artigos, muitos deles em completa oposição um ao outro. Parece-nos que há em alguns a tendência de forçar as Escrituras de modo a apoiar suas opiniões.A História de Ló (Gênesis 19) – Os anjos foram a Ló na forma humana. Os habitantes da cidade de Sodoma pediram que os homens fossem para fora, pois eles desejavam conhecê-los sexualmente. Ló ofereceu suas filhas apesar de saber que os habitantes da cidade não aceitariam. Eles queriam os homens.Os anjos disseram: esse é um lugar ímpio. A homossexualidade não era o único pecado de Sodoma e Gomorra, mas o texto é claro.



Levítico 20,13; 18,22 – Aqui estão claras citações contrárias ao relacionamento homem x homem e homem x animais



Deuteronômio 23,17- 18 – “Não trarás salário de prostituta nem o aluguel do sodomita”. A palavra hebraica aqui é “cão”. Na cultura daquele tempo um homem submetendo-se a outro homem era chamado de cão (cachorro). Alguns creem que isto fazia parte da lei cerimonial que foi abolida na cruz. No entanto, o Novo Testamento traz-nos três referências e em duas delas (1 Coríntios 6,9 e 1 Timóteo 1,10) a palavra grega significa “coito com outros homens”. A homossexualidade é condenada aqui juntamente com a idolatria, roubo, mentira, assassinato e outros pecados.Romanos 1,26- 27 é mais explícito em seu ensino sobre o homossexualismo. Paulo não tenta dizer aqui que somente o homossexualismo idólatra é errado. Ele salienta que quando as pessoas não se preocupam com Deus, lhes é permitido entrar em toda espécie de situações pecaminosas, inclusive a homossexualidade. Acreditamos na possibilidade da recuperação de um homossexual, não por teoria, mas por vários testemunhos entre nós Cristãos, mas para que isso ocorra deve haver uma tomada de posição por parte do próprio homossexual. É preciso que ele entenda os efeitos danosos desta prática, e se disponha a trilhar um caminho de equilíbrio nesta área. Em muitos casos, a pessoa não vai deixar de ser homossexual, mas vai abandonar suas práticas.O homossexualismo afeta o estilo de vida, o autocontrole e possui efeitos emocionais e nos relacionamentos. São situações conflitantes a cada momento. Culpa, desânimo e fuga acompanham este doloroso processo, mas é preciso suplicar a graça de Deus para trilhar e perseverar neste caminho de santidade.Sempre fica faltando um elemento no amor homossexual que o faz completo. E geralmente ocorre mudança de companheiros porque há uma procura impaciente por algo que espera encontrar, mas que jamais descobre. Mesmo as relações homossexuais mais estáveis carecem ainda da completa realização que se encontra na heterossexualidade, isto é, homem se relacionando com mulher, conforme o propósito designado pelo criador da raça humana.


Ajuda psicológica





O Dr. Storr observa: “Um pervertido sexual sofre efeitos de fracasso inicial no relacionamento com pais de tal forma que ele não se sentiu integralmente amado e passou a considerar-se mau e inferior. Pode ser-lhe difícil acreditar que alguém seja capaz de aceitá-lo, pois ele não pode aceitar a si mesmo. Ele estará inclinado a ver o terapeuta (ou aquele que se propõe a ajudá-lo) como juiz que pode condená-lo, em vez de alguém que se preocupa em ajudá-lo, da mesma forma como no passado viu os pais e as autoridades.Acrescenta o psiquiatra: “Quando um homem teve a experiência de encontrar pelo menos uma pessoa preparada para aceitá-lo e valorizá-lo, poderá aproximar-se dos outros com espírito aberto em vez de sentir que seria necessariamente rejeitado. Dessa maneira poderá atingir aquela relação profundamente íntima com uma pessoa na qual o amor normal pode florescer e em que os impulsos aberrantes perdem sua importância.” É difícil para o homossexual modificar-se, mesmo com aconselhamento. Mas é possível. Muitos já conseguiram estabelecer novos hábitos de pensamento e ação pelo poder do Espírito Santo. Deus está a nosso favor nesta luta. Inúmeras promessas de Sua palavra confirmam Sua disposição para perdoar e Seu poder para transformar:


(João 6,37) – “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.”


(Isaías 43,25) – “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro.”


(1 João 1,9) – “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”

(Isaías 12,2) – “Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei, porque o SENHOR Deus é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação.”



Ajudando a pessoas homossexuais









O homossexual precisa de apoio, aceitação, compreensão e compaixão em lugar das atitudes comuns de rejeição e desprezo.Ele necessita ser aliviado de sua carga de sentimentos de culpa e inferioridade que o impede de formar um relacionamento heterossexual. Ajuda muito informá-lo de que ele não é mau por causa de seu modo desviado de viver a sexualidade, de que não é só ele quem tem desejos homossexuais e de que não é impossível ser aceito e amado com as tendências que tem. Muitos necessitarão de ajuda psicológica profissional e é bom que a busquem porque podem ocorrer certos níveis de tensão tão fortes que um leigo não saberia como lidar com eles. Além da ajuda de amigos sinceros e de um profissional qualificado, o homossexual pode encontrar encorajamento para mudar e enfrentar seus sofrimentos ao desenvolver a crença de que há um Deus amigo que o aceita e ama do jeito que ele é e está. Um Deus que está disposto a fazer tudo a fim de que o homossexual se torne mais maduro na sua direção sexual. Um Deus que ama com um amor transformador e que tem poder para fazer por ele aquilo que a limitação humana não pode. O amor divino não é um substituto para a ajuda humana de amigos e de profissionais, porém, pode ser a influência que faz a diferença.




Passos para ajudar a uma pessoa homossexual

 



1. Determine alvos – Quando alguém pede orientação nessa área é necessário descobrir qual é o seu desejo. Aprovação? Deseja seguir o conselho bíblico e abandonar tal comportamento? Sem que se verifique o que deseja o aconselhando não é possível prosseguir.


2. Nutra uma esperança real – Não é fácil. Embora os atos homossexuais possam ser perdoados por Deus, as tendências homossexuais são muito mais difíceis de erradicar. Mas existe razão para uma verdadeira esperança quando o indivíduo deseja mudar.


3. Transmita conhecimento – Talvez os homossexuais sejam os que mais tabus e mitos possuam sobre o problema que enfrentam. Pode ser encorajador para eles saberem que o homossexual não é um completo desajustado, pervertido, incurável, incapaz. Levando-se em conta de que o homossexualismo é aprendido (uma construção) e que existe esperança de que possa ser desaprendido (desconstruído).  Desde que o comportamento sexual é pecado, ele pode ser perdoado e sua prática abandonada.


4. Mostre amor e aceitação pela pessoa – Ele precisa desesperadamente de amor. Ele foi ferido, magoado por tudo, por todos e especialmente pelo pecado. Ele é uma vítima do pecado. Nós somos os instrumentos nas mãos de Cristo para ajudar. Compreender e acima de tudo sermos coagentes da redenção.


5. Encoraje a mudança – É necessário paciência para uma reestruturação do estilo de vida e comportamento. Novos hábitos de vida devem ser instalados em lugar dos velhos. Esse é o preço a ser pago.


6. Seja verdadeiro e Cristocêntrico – A homossexualidade é por demais complexa. Somente uma ajuda centralizada na pessoa de Cristo poderá trazer resultado definitivo.




CONCLUSÃO:








Apoc 1,18: “Eu que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. E tenho as chaves..."


Jesus é o criador e recriador da natureza humana. Ele quer e pode dar um novo começo, um novo coração.Você pode estar atravessando um momento muito delicado em sua vida. Venha a Jesus buscar a cura, a libertação e a paz que você tanto precisa e tanto tem buscado em pessoas e lugares errados, mendigando migalhas de amor, enquando Ele  pode dar tudo, pois dar-se a Si mesmo. E mesmo que as batalhas sejam duras e os obstáculos muitos, lembre-se que Jesus veio a este mundo para “buscar e salvar o perdido” (Lucas 19,10). Ele veio para buscar a você e dar-lhe uma melhor qualidade de vida, vida plena e abundante, ainda que com tribulações neste mundo (conf. João 16,33), porém no futuro, a vida eterna. Estenda as mãos para Jesus, Ele pode e quer lhe ajudar e suplique agora o seu auxílio, Ele tem a chave dos cadeados que o(a) predem e não o(a) deixa livre, mas tem um detalhe: Jesus lhe deu a liberdade, Ele lhe dá a chave da sua libertação, mas quem tem que pedir e usar a chave para libertar-se é unicamente você e ninguém mais neste mundo em seu lugar.Peça com fé, pois a própria palavra de Deus que é a verdade (conf.João 17,17) nos assegura com as suas promessas à aquele que pede com fé:







Mateus 7,7-11: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.E qual dentre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra?E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bençãos aos que lhe pedirem?”


Mateus 8,13: “Então disse Jesus ao centurião: Vai, e como creste te seja feito. E naquela mesma hora o seu criado sarou...”


João 11,40:”Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?”


Mateus 9,29: “Seja-vos feito segundo a vossa fé.”



Marcos 11, 22-24: (O poder da oração de fé): “...Disse-lhes Jesus: Tende fé em Deus! E, com toda a certeza eu vos asseguro, que se qualquer pessoa ordenar a este monte: Levanta-te e lança-te no mar, e não houver dúvida em seu coração, mas crer que se realizará o que pede, assim lhe será feito. Portanto, vos afirmo: Tudo quanto em oração pedirdes, tenhais fé que já o recebestes, e assim vos sucederá.”



ORAÇÃO PARA LIBERTAR-SE DA PRÁTICA DA HOMOSSEXUALIDADE E SEXUALIDADE DESORDENADA:








“Pai querido e pai amado, Tu que conheces todas as coisas, que conheces a mim mais do que eu a mim mesmo(a), pois sou obra de vossas mãos amorosas. Reconheço meu Pai que não sou uma obra do acaso, mas que fui querido(a) por Ti, pensado(a) e desejado(a) por Ti para vir a vida, portanto meu Pai, eu não sou um(a)intruso(a) neste mundo, mas um(a) eleito(a) e convidado(a) Teu(ua). Senhor, Tu conheces minhas tendências, minhas carências, minhas fraquezas e as reais causas de minha sexualidade desordenada mais do que eu mesmo(a) meu Senhor! Tu sabes tudo Senhor, e somente Tu tens a solução para este meu espinho na carne. Portanto meu Pai eu te suplico do mais profundo do meu ser, em nome do teu filho, meu Senhor e meu Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo, pelo seu sangue redentor, liberta-me desta correntes, de meus vícios, de meus desejos desordenados que me afastam de Ti e daquilo para o qual eu fui criado(a).Dai-me a graça de me aceitar e me perdoar, e perdoar também a todos que me feriram, me julgaram, se afastaram de mim, me discriminaram, me humilharam com palavras e olhares, e contribuíram para esta minha atual condição. Quero também Senhor na tua presença misericordiosa, pedir perdão por todos aqueles(as) que com minha sexualidade desordenada arrastei ou contribui para que pecassem também, peço perdão por todos aqueles(as) que eu escandalizei com meu comportamento. Meus Senhor Jesus, pelo teu sangue redentor, lava-me, purifica-me e restaura-me, dai-me a verdadeira liberdade dos filhos(as) de Deus, dai-me a tua paz, não a paz que o mundo me ofereceu e que me deixou nesta situação de escravo(a) de minha própria liberdade depravada e promíscua,  para que livre de tudo e de todos eu possa ser só teu(ua), vivendo em tua presença e trilhando os teus caminhos até a glória futura, 



Amém!”








Que você doravante, seja um instrumento para levar a paz de Cristo e a esperança da transformação para as pessoas que lutam desesperadamente com esta situação, divulgando esta oração libertadora.





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CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

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