"Em verdade, em verdade te digo: dizemos o que sabemos e damos testemunho
do que vimos, mas não recebeis o nosso testemunho. Se vos tenho falado das
coisas terrenas e não me credes, como crereis se vos falar das
celestiais? Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do
Homem." (João 3, 11-12)
Resposta: Este
versículo é um pouco difícil de interpretar e é muitas vezes incompreendido.
Ele também é usado com frequência por aqueles que querem encontrar contradições
na Bíblia. Ao avaliá-lo em seu contexto, principalmente os versículos 10-12,
vemos que Jesus está falando sobre o assunto da autoridade e validade do Seu
ensinamento. No versículo 13, Jesus explica a Nicodemos por que só Ele é
qualificado para falar destas coisas, ou seja, porque Ele é o único que já foi
para o céu e depois pôde voltar para ensinar o Seu conhecimento às
pessoas.Nenhum homem, portanto, pode falar de coisas celestiais com tanta
autoridade quanto Jesus. Falar dessas coisas requer o seu conhecimento íntimo e
que tenham sido vistas e experimentadas como só Jesus tem feito. Já que ninguém
mais tem subido ao céu e voltado, então ninguém está qualificado para falar
dessas coisas – apenas Aquele que desceu do céu. Jesus estava dizendo que
somente Ele tinha visto o Pai, e só Ele realmente podia declarar a Deus e
fazê-lo conhecido (João 1:18).Isso não quer dizer que ninguém mais tenha ido
ao céu ou sido salvo, pois Enoque e Elias foram transportados para lá (Gênesis
5:24, Hebreus 11:5, 2 Reis 2:11) e Abraão, Isaque, Jacó e outros estavam lá.Pelo contrário,
significa que ninguém tinha subido e "voltado", sendo assim
qualificado para falar das coisas de lá. "Subiu" traz consigo a ideia
de ir em algum lugar com autoridade. Jesus é o único que já subiu ao céu com autoridade, uma vez que Ele é o Filho
unigênito de Deus (João 1:14).Quando
Algum católico diz que os cristãos mortos vão para o céu logo após a morte,
comumente alguns protestantes nos deparam com essa passagem, dizendo que ai Jesus diz que ninguém subiu
ao céu, ou seja que todos os Cristãos mortos estão dormitando, mas será que
Jesus realmente quis dizer isso? Para entendermos temos que ler o contexto e os
versículos anteriores: "Em verdade, em verdade te digo: dizemos o que sabemos e damos testemunho
do que vimos, mas não recebeis o nosso testemunho. Se vos tenho falado das
coisas terrenas e não me credes, como crereis se vos falar das celestiais? 13.
Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem."
(João 3, 11-12)
Jesus Estava falando de que ai?
De pessoas que não subirão ao céu até o
julgamento final ou do conhecimento das coisas divinas que Ele veio nos
Revelar?Não se trata de ascensão, olha o verbo no passado “SUBIU”.Cristo
ainda estava na terra quando falou isso, onde está escrito na bíblia que Ele
desceu e depois subiu antes da ressurreição? Na verdade Cristo faz
alusão a textos como Dt 30, 12; Br 3, 29; Pr 30, 4: “vindo do céu,
ele pode dar-nos a conhecer os mistérios da vontade divina”. (Rm
10, 6) (cf. Sb 8, 16-17).Quando Jesus
fala que só Ele subiu, usa a expressão “Céu” no singular, e não céus. Porque
Ele foi o único a subir ao Céu dos céus (1.º Rs 8, 27). O mais alto dos céus.
Visto que há diferentes níveis de céu (2.ª Cor 12, 1-3). Elias e Enoc foram arrebatados para o alto, então
Jesus não poderia afirmar que só Ele havia subido (Gn 5:24; 2.º Rs 2). O que Ele afirma é que foi o único a subir ao
mais alto Céu, à Direita do Pai (Ap 12:5) e descendo nos revelou os mistérios de Deus.Depois da morte e ressurreição de Cristo o
céu foi aberto a todos e Cristo levou as almas que morreram na servidão divina
consigo para o céu, pois antes todos estavam no XEOL.
Jesus fala com Moisés e Elias "que já tinham morrido!" E agora caros protestantes?
"Mas a cada um de nós foi dada a
graça, segundo a medida do dom de Cristo, pelo que diz: Quando subiu ao alto, levou muitos cativos[ou
do cativeiro], cumulou de dons os homens (Sl 67,19).
Ora, que quer dizer ele subiu, senão que antes havia descido a esta
terra?Aquele que desceu é também o que subiu acima de todos os céus,para
encher todas as coisas." (Efésios 4, 7-10) .XEOL é o nome hebraico dado
no AT para os “infernos”, “abismo” ou “morada dos mortos” (Gn 37,35; Is 38,18).
Julgava-se que o Xeol ficava debaixo da
terra:“Desceram vivos à morada dos mortos,
eles e tudo o que possuíam; cobriu-os a terra, e desapareceram da assembléia.” (Números 16, 33). Jesus, ao morrer, desceu ao Xeol (At 2,24-31;
Rm 10,6-7; Ef 4,8-10) para anunciar aos mortos a sua vitória sobre a morte pela
ressurreição (Ap 1,18; Mt 27,51-53; 1Pd 3,19s). "Pois dele diz Davi:
Eu via sempre o Senhor perto de mim, pois ele está à minha direita, para que eu
não seja abalado. Alegrou-se por isso o meu coração e a minha língua exultou.
Sim,também
a minha carne repousará na esperança, pois não deixarás a
minha alma na região dos mortos, nem permitirás que o teu santo conheça
a corrupção. Fizeste-me conhecer os caminhos da vida, e me encherás de alegria
com a visão de tua face (Sl 15,8-11). " (Atos 2, 25-28)
Não preciso citar
mais versículos para provar que depois de Jesus, os servos de Deus vão para o
céu em alma repousar no “seio de Abraão”, ACORDADOS! Só mais duas pra
completar:
“Mas, cheio do Espírito Santo, Estevão fitou
o céu e viu a glória de Deus e Jesus de pé à direita de Deus: Eis que vejo,
disse ele, os céus abertos e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus.
Levantaram então um grande clamor, taparam os ouvidos e todos juntos se
atiraram furiosos contra ele. Lançaram-no fora da cidade e começaram a
apedrejá-lo. As testemunhas depuseram os seus mantos aos pés de um moço chamado
Saulo. E apedrejavam Estevão, que orava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito”
(At 7,55-59)
Estevão foi pra onde?
“Estamos, repito, cheios de confiança, preferindo ausentar-nos deste
corpo para ir habitar junto do
Senhor. É também por isso que, vivos
ou mortos, nos esforçamos por agradar-lhe” (2 Cor 5,8-9).Uma pessoa dormindo
agrada a Deus? Mas alguem pode
Objetar dizendo que isso não prova nada dos santos, quer dizer, da intercessão
dos Santos, pois bem, vamos lá:
1)- Os que morreram por Deus e pelo Evangelho
também aparecem bem vivos, acordados e tendo acesso direto para clamar ao
Pai. (Lc 9, 28-31;
Ap 6, 9-10).
2)- Ora, como Elias e Moisés apareceram
glorificados para Cristo conversando com ele? (Lc 9, 28-31) Se eles não
soubessem de nada e estivessem dormindo como eles falariam do êxodo e saberiam
que Cristo ainda não tinha sido crucificado e até mesmo que aquele homem era o
Messias?
3)- "Quando abriu o quinto
selo, vi debaixo do altar as almas dos
homens imolados por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho de que
eram depositários.E clamavam em alta voz, dizendo: Até quando tu, que és o
Senhor, o Santo, o Verdadeiro, ficarás sem fazer justiça e sem vingar o nosso
sangue contra os habitantes da terra?" (Apocalipse 6, 9-10)
Perguntas que não
querem calar:
1)-Se ai diz que a multidão clamava por Justiça e estava sob o altar,como
eles saberiam que ainda não tinha se consumado tudo?
2)- Como eles saberiam que Deus ainda não tinha executado a vingança
contra os habitantes da terra?
3)- Como eles estariam no sob o altar, se não estão no céu?
4)- E como eles poderiam Clamar por justiça dormindo?
De fato no Antigo Testamento todos os que
morriam não tinham esperança alguma de Céu, e nada sabiam sobre o que acontecia
aqui neste mundo, debaixo do sol: A Terra (Ecle 9:5) e sequer podiam rezar por alguém (Sl 115:17)nem louvar
a Deus (Is
38,18-19). E muito menos sabiam dos fatos do Céu. Mas, Jesus
fez uma Obra de Redenção plena e mudou esta realidade. Foi pregar aos que
estavam na Região dos Mortos desde a criação do mundo até Sua
Crucificação (1.ª
Pd 3, 18-20; 4, 5-6). Vencendo a morte levou muitos deles para o
Céu (Sl 68:19; Ef 4). Moisés
foi agraciado antecipadamente, pois, morreu, mas, seu corpo foi levado para o
Céu, e lá ele foi vivificado e glorificado na carne (Dt 34, 5-6; Judas 1, 9).
Mais evidências
claríssimas:
"Quando, enfim, abriu
o sétimo selo, fez-se silêncio no céu cerca de meia hora. Eu vi os sete Anjos
que assistem diante de Deus. Foram-lhes dadas sete trombetas.Adiantou-se outro
anjo e pôs-se junto ao altar, com um turíbulo de ouro na mão. Foram-lhe dados
muitos perfumes, para que os oferecesse com as orações de todos os santos no
altar de ouro, que está adiante do trono. A fumaça dos perfumes subiu da
mão do anjo com as orações dos santos, diante de Deus." (Apocalipse
8, 1-4)
Quando a Igreja canoniza e diz que alguém é
“santo” ela não está delegando poderes, a essa pessoa, de milagres nem nada,
muito pelo contrario, a Igreja apenas reconhece que essa pessoa está no céu com
Deus e portanto pode orar por nós junto a Deus, devido a sua vida, sua historia
, testemunho e milagres de Deus realizados em vida por meio delas, a Igreja
reconheci isso! Mas santos não só são
esses,mas todos nós (cristãos) somos santos, por que Deus é santo.(Lv 19:2; 20:7; I Pd 1:16). A intercessão dos Santos é em oração, pois
eles só podem fazer isso! A Igreja católica não acredita na mediação de Santo
algum como a mediação de Jesus 1
Tm 2, 5-6, lendo
esse capítulo todo iremos entender o que Paulo queria dizer com isso!
Quanto a Salvação a
Igreja Católica tem um só pensamento desde sempre:
“PAI,
… a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o Deus único verdadeiro, e
aquele que enviaste, Jesus Cristo” (Jo 17,3). “Deus, nosso Salvador … quer que
todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (1 Tm
2,3-4). ” “Não há, debaixo do céu, outro nome dado aos homens pelo qual devamos
ser salvos” (At 4,12), afora o nome de JESUS.” (Prólogo do
Catecismo da Igreja Católica).
“Nenhum homem, ainda que o mais santo, tinha condições de tomar sobre si
os pecados de todos os homens, e de oferecer-se em sacrifício por todos.” (Catecismo Igreja Católica. Parágrafo 616)
Ou seja, não cremos que somos
salvos por santo (a) algum(a), nem por Maria, e nem por Papa algum! Eles podem
sim nos mostrar a Salvação em Jesus Cristo, assim como um Cristão
qualquer:você e eu também podemos.
CONCLUSÃO
Galatas 1,6-10: “Admiro-me de que vocês estejam
abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para
seguirem outro evangelho que, na realidade, não é o evangelho. O que
ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o
evangelho de Cristo.Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um
evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!Como
já dissemos, agora repito: Se alguém
lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja
amaldiçoado!Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou
estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a
homens, não seria servo de Cristo.”
“LOUVADO SEJA NOSSO
SENHOR JESUS CRISTO”
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