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Os sete Sacramentos são bíblicos, ou é pura invenção da Igreja Católica?

Written By Beraká - o blog da família on sexta-feira, 30 de maio de 2014 | 21:49



Não se pode exagerar o valor e eficácia sacramental, como se fosse um rito mágico ou um amuleto, superstição ou fanatismo. A civilização tecnicista de hoje dificulta a compreensão dos símbolos e da dimensão transcendente das coisas. Muitas vezes os sacramentos são banalizados, mas, para que produzam na pessoa todo o fruto que podem produzir, é muito importante compreendê-los bem. Deus se expressa em categorias humanas, por meio de elementos sensíveis e perceptíveis para a pessoa, que está formada de corpo e alma. E Ele quis utilizar tais elementos para dar a sua graça aos que não a têm, ou aumentá-la nos que já a possuem.No entanto, os sacramentos são recebidos frequentemente sem as disposições necessárias para aproveitar todos os seus frutos e muitas pessoas têm dificuldade para compreender seu sentido. Em seu livro “A náusea”, por exemplo, o filósofo Jean-Paul Sartre oferece um pobre olhar sobre a Eucaristia, ao escrever que, “nas igrejas, à luz dos círios, um homem bebe vinho na frente de mulheres ajoelhadas”. Só quem adere de coração à Igreja, só quem se deixa ensinar por ela e cresce nela, poderá se apropriar plenamente da riqueza dos sacramentos. Os sacramentos formam um organismo no qual cada um tem seu lugar vital, ainda que a Eucaristia ocupe um lugar único, porque todos os outros estão ordenados a ela como ao seu fim, segundo São Tomás de Aquino. Cristo age nos fiéis de diversas maneiras, por meio dos sacramentos: pelo Batismo, assume-os em seu próprio Corpo, comunicando-lhes no Espírito a filiação divina; pela Crisma, fortalece-os no mesmo Espírito, para que possam confessá-lo diante dos homens; pela Confissão, perdoa os pecados e os vai curando de suas doenças espirituais; pela Unção dos Enfermos, conforta os doentes e moribundos; pela Ordem, consagra alguns para que, em seu nome, preguem, guiem e santifiquem o seu povo; pelo Matrimônio, purifica, eleva e fortalece o amor conjugal do homem e da mulher; e todo este sistema mana da Eucaristia, que contém o próprio Cristo.Quem quer colocar-se em contato com a carne de Cristo, portanto, basta que se aproxime dos sacramentos da Igreja. Para ganhar fruto, porém, mais do que simplesmente recebê-los, é preciso fazê-lo com fé, assim como a hemorroíssa do Evangelho tocou com confiança a fímbria do manto de Cristo (Jo 5, 25-34). Os sacramentos são sinais verdadeiramente eficazes da graça de Deus, mas só geram frutos na vida daqueles que se abrem dócil e generosamente à ação divina, ou seja, sem a fé e  as disposições necessárias, é considera-los meros amuletos supersticiosos.Os Sacramentos são os meios sagrados que Deus usa para aplicar em nós a sua graça e santificar-nos. São sagrados por terem sido instituídos pelo próprio Cristo e têm como essência a vida pública de Jesus. A Igreja é o grande sacramento da salvação que Nosso Senhor instituiu para ministrar (distribuir) os sacramentos, pois ela é o Corpo de Cristo (1 Cor 12,28).












1)- O Batismo





-A preparação do batismo de João: Mc 1,4.8; At 1,5; 11,16; 19,4.

-Abrange todo gênero humano: Mt 28,19; Mc 16,15-16; Lc 24,47; At 2,38.

-Administrado em nome da Santíssima Trindade: Mt 28,19.

-Batizado na morte de Cristo: Rm 6,3.

-Batizado para uma nova vida: Rm 6,4; Tt 3,5.

-Com água e o Espírito Santo: Jo 3,5; Ef 5,26; Tt 3,5.

-É administrado pelos discípulos de Cristo: Jo 4,2.

-É necessário: Mc 16,16; Jo 3,5.

-É nossa garantia de ressurreição: Rm 6,3-5; 1Cor 15,29.

-É para nossa justificação: 1Cor 6,11.

-É para nossa redenção: 1Jo 5,6.

-É para nossa santificação: 1Cor 6,11; Ef 5,26.

-É um presente gratuito de Deus: Tt 3,5.

-Há um só batismo: Ef 4,5.

-Perdoa o pecado: At 2,38; 22,16; 1Pd 3,21.

-Prefigurado no AT: Ez 36,25; 1Pd 3,20-21.






2)-Confirmação/crisma








-É conferido pela imposição das mãos: At 8,17; 19,6.

-É distinto do Batismo: At 8,15.

-Envolve o Espírito Santo: Jo 14,17; At 2,4; 10,44.

-Foi prometido por Cristo: Jo 14,16.26; 15,26.

-Recebido antes do Batismo: At 10,44.

-Recebido após o Batismo: At 2,38; 8,14-17; 19,5-6.

-Só pode ser ministrado pelo bispo, pois foi somente a Pedro que Jesus pediu para CONFIRMAR os irmão: Lucas 22,32






3)- Reconciliação (Confissão , ou,  Penitência)





(papa Francisco se confessando e recebendo a absolvição)







Os fundamentos para uma CONFISSÃO PERFEITA: Arrependimento, confissão e reparação do dano causado (ora, se o protestante que diz confessar-se diretamente a Deus, como saber se ele fez a devida reparação? e como reconciliar-se com o perdão também da Igreja?).



-A Penitência reconcilia o pecador com a comunidade de crentes: 2Cor 2,5-8.

-A Reconciliação foi instituída por Cristo: Jo 20,22-23.

-A Reconciliação provém de Cristo Rm 5,11; Cl 1,20; Hb 1,3.

-Cristo tem o poder de perdoar os pecados: Mt 9,6; Mc 2,10; Lc 5,24; Cl 3,13.

-Deus perdoa os pecados: Mc 2,7; Lc 5,21.-Há graus de pecado (mortal e venial): 1Jo 5,16.

-Liga/desliga no céu e na terra: Mt 18,18.

-Ministério da Reconciliação: 2Cor 5,18.

-O perdão é dado através de Cristo: 2Cor 2,10.

-O poder de perdoar é delegado por Cristo: Jo 20,23; 2Cor 5,18.

-Perdão dos pecados, unção dos enfermos e confissão: Tg 5,14-16.
-
Reconcilia com Cristo: 2Cor 5,18.



"Aqueles a quem perdoarem os pecados,os pecados... serão perdoados": João 20,22-23.





4)-A Eucaristia (comunhão)








-Instituída por Cristo: Mt 26,26-29; Mc 14,22; Lc 22,15-20; 1Cor 11,23-25.

-Apenas as espécies do pão e do vinho podem ser consagradas: Lc 24,30; 

-Jo 6,51.57-58; At 20,7; 1Cor 10,17; 11,27.

-Chamada "a Ceia do Senhor": 1Cor 11,20.

-Chamada "ágape" (=festa do amor): Jd 1,12.

-Chamada "Fração do Pão": At 2,42.

-Comemoração do Calvário: Mt 26,28; Lc 22,19-20; 1Cor 10,16; 11,25-26.

-Cristo está realmente presente nela: Mt 26,26; Lc 22,19-20; Jo 6,35.41.51-58; 1Cor 11,27-29.

-Discurso sobre a Eucaristia: Jo 6,32-58.

-Fonte de vida divina: Jo 6,27.33.50-51.58; 1Cor 11,30.

-"Isto É o meu Corpo... Isto É o meu Sangue": Mt 26,26-27; Mc 14,22.24; Lc 22,19-20; 1Cor 10,24-25.

-Jesus é o Pão da Vida: Jo 6,35.41.48.51.

-Nos une a Cristo: At 2,42; Rm 12,5; 1Cor 10,17.

-Prometida por Cristo: Jo 6,27-59.

-Sérias consequências de pecar contra a eucaristia: 1Cor 11,26-30.














5)- Unção dos Enfermos






-Administrado em nome do Senhor: Tg 5,14.


-Recebido com oração de fé: Tg 5,15.


-Restaura a saúde do doente: Mc 6,13; Tg 5,15.










-Também perdoa os pecados: Tg 5,15 (portanto, só os presbíteros podem ministrar).


-Uso de óleo: Mc 6,13; Tg 5,14.






6)- Sagradas Ordens (sacerdócio)












-Consagração dos Apóstolos: Jo 20,22.

-Deveres e funções dos sacerdotes no AT: Dt 33,7-11.

-Funções dos sacerdotes: Ml 1,11; Mt 28,19; Jo 20,23; 1Cor 11,24; Tg 5,14.

-É o chamado dos Apóstolos: Mt 10,1; 16,16-19; Lc 6,13; 22,32; Jo 21,15-17.

-Graus de autoridade: 1Cor 12,28; Ef 4,11; 1Ts 5,12; Tg 3,1.

-Melquisedec se aproximava de Cristo: Sl 110,4; Hb 5,6.10; 6,20.

-O sacerdócio de Cristo foi perfeito: Hb 3,1-4; 7,27; 8,4-6; 9,12-14.25; 10,5.

-O sacerdócio de Melquisedec foi superior ao de Aarão: Hb 7,1-17; 8,1-13.

-Orar para despertar vocações sacerdotais: Mt 9,37-38; Lc 10,2.

-Os Apóstolos são enviados: Mt 28,19; Mc 16,15; Lc 24,47; Jo 20,21.

-Sacerdócio no NT: Rm 15,16.

-Transmissão do sacerdócio: 1Tm 4,14; 5,22; 2Tm 1,6; Tt 1,5.





7)- Matrimônio












-Ordenado por Deus: Gn 1,28; 2,18; Tb 8,5-7; Mt 19,6.

-A morte dissolve o matrimônio: Rm 7,2; 1Cor 7,39.

-A união é sagrada: 1Cor 7,13-14; Ef 5,25-26.

-Duas pessoas em uma só carne: Gn 2,23-24; Mt 19,3-6; Ef 5,31.

-É para a procriação de filhos: Gn 1,28.

-O casamento é como Cristo e sua Igreja: Ef 5,21-23.

-O divórcio não é permitido: Mt 5,32; 19,9; Mc 10,2-12; Lc 16,18; 1Cor 7,10.

-Os filhos são a bênção de Deus: Gn 24,60; 30,1-3; Sl 127,3: 1Sm 1,6; Lc 1,25.

-Respeito mútuo: 1Cor 7,4; Ef 5,21-25.33; Cl 3,18-19.






BIBLIOGRAFIA CONSULTADA E RECOMENDADA



-Bíblia de Jerusalém - Paulos editora.

-SILVA, Jerônimo Pereira. O RICA, um caminho de iniciação antes e depois do Batismo. Revista de Liturgia. N. 249. Maio/Junho 2015

-Missal Romano. Vigília Pascal: oração depois da comunhão. São Paulo: Paulus, 1991.

-CAVALLOTTO, G., Iniziazione cristiana e catecumenato

https://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p2s2cap1_1210-1419_po.html







"Se enxerguei além dos outros, é por que estava no ombro de gigantes" (Isaac Newton)







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Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

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