A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo opinativo desta página.
Home » , , » A NECESSIDADE DAS PASTORAIS E MOVIMENTOS NA PARÓQUIA E DIOCESE – UMA ANÁLISE IMPARCIAL

A NECESSIDADE DAS PASTORAIS E MOVIMENTOS NA PARÓQUIA E DIOCESE – UMA ANÁLISE IMPARCIAL

Written By Beraká - o blog da família on sexta-feira, 12 de novembro de 2010 | 12:47





Quem, recentemente converteu-se, ou até aquelas senhoras com seus já cabelos brancos nunca foi interpelado(a) pela tão corriqueira pergunta:



-“Você é católico? Mas, de que você participa?...Qual seu ministério ?..."






Para o indagante, uma breve resposta de que “sim, sou católico”, não é suficiente. Fica no ar um vazio. Fica um quê de incompleto, de ausência.E de fato, talvez essa ausência na mentalidade dos “católicos a seu modo” seja até compreensível, pois esta é a única possibilidade de vida apresentada a um católico neste período de belas flores da primavera conciliar.




Afinal, como é possível ser católico e não “participar”?






Se até na Santa Missa existe necessidade de "participar", o que dizer então do dia-a-dia da “comunidade”? Esse desejo de "participação" tal como é geralmente entendido na Santa Missa me é cada dia mais dissimulado.Teimo em ler os santos Evangelhos e não encontrar nada neles que me mostrem que, durante o Sacríficio de Nosso Senhor no Calvário, Nossa Senhora e São João "participavam", no sentido atual que se dá a essa palavra, ativamente.Por conseguinte, muitos fiéis acostumados a esta exigência, simplesmente não conseguem levar uma vida católica sem o peso da "participação" em algum movimento ou “pastoral”.Para eles, uma vida católica simples, a freqüencia aos sacramentos, e a santa prática discreta da Caridade já não são suficientes. Seria necessário algo mais.Temos a presença substancial de Nosso Senhor na hóstia consagrada, mas ainda se insiste em dizer que isso é insuficiente.Uma vida de oração, penitência, prática das virtudes, observância dos mandamentos, ainda necessitaria de um complemento: a tal "participação".Em muitos casos, todas as obrigações de um católico são transformadas em ações coadjuvantes aos trabalhos nos movimentos e nas "pastorais", AGORA DITAS DE CONJUNTO.Quem está fora deste padrão, não é católico.O adágio: “primeiro a obrigação, depois a devoção”, tornou-se “primeiro a pastoral, depois, se possível, as obrigações de um católico para com Deus”.






A tese é reforçada com o: “ Quem não vive para servir não serve para viver..” Em que acreditar então ? Nos adágios populares , ou na palavra de Jesus que nos diz: " Já não vos chamo de SERVOS, mas de amigos..." (João 15,9-17).







Tudo virou "pastoral", ou ministério...MAS SERÁ QUE DEVE SER ASSIM MESMO ?






Pastorais e Movimentos quase sem pastoreio e muito autônomas ou às vezes com mais autoridade que os Párocos e Bispos, e movimentos funcionando como Igrejas Paralelas dentro da Própria Diocese e âmbito paroquial.Prova disso são os eventos em que ocorrem em horários similares ao das missas, ou paralelos aos das Paróquias e Dioceses.Contra esta atual mentalidade está o Santo Padre Bento XVI, que em 1990, então Cardeal Joseph Ratzinger, disse:“Está disseminada hoje, aqui e ali, mesmo em ambientes eclesiásticos elevados, a idéia de que uma pessoa é tanto mais cristã quanto mais está empenhada em atividades eclesiais. A pessoa é levada a uma espécie de terapia eclesiástica da atividade, do ter o que fazer: procura-se assinalar um comitê para cada um ou, em todo caso, ao menos um grande compromisso dentro da Igreja.De certa forma, pensa-se, deve haver sempre uma atividade eclesial, deve-se falar da Igreja, deve-se fazer alguma coisa por ela ou nela. Mas um espelho que reflete apenas a si mesmo não é mais um espelho. Uma janela que, em vez de permitir um olhar livre para o horizonte distante, se interpõe como uma tela entre o observador e o mundo, perdeu o seu sentido.Pode acontecer que alguém exerça ininterruptamente atividades associativas, eclesiais, e todavia não seja realmente um cristão. Pode acontecer, em vez disso, que algum outro viva simplesmente apenas da Palavra e do Sacramento e pratique o amor que provém da fé, sem nunca ter comparecido a comitês eclesiásticos, sem nunca ter-se ocupado das novidades da política eclesiástica, sem ter feito parte de Sínodos e sem ter votado neles, e todavia é um verdadeiro cristão. Não é de uma Igreja mais humana que precisamos, mas de uma Igreja mais divina; só então ela será também verdadeiramente humana...Quanto mais aparatos construímos, ainda que sejam os mais modernos, menos espaço há para o Espírito, menos espaço para o Senhor, menos liberdade há.Eu penso que deveríamos, deste ponto de vista, começar na Igreja um exame de consciência em todos os níveis, sem reservas”.(Cardeal Joseph Ratzinger, conf. Cardeal Silvano Piovanelli em Captar o essencial com clareza, 30 Giorni, nº 12, ano XIX ).De fato, um exame de consciência em todos os níveis, sem reservas, e com imparcialidade, faz-se mais do que necessário.Muitas das "pastorais" ou movimentos atuais não são mais do que pequenos clubes que se distinguem ou por classe social, ou por interesses secundários que não passam de vaidades ou banalidades diante da vida que deve levar um católico. Isso quando não difundem erros gravíssimos entre os fiéis "participantes".Prova maior disso é o Caminho Neocatecumenal, recentemente advertido pelo Santo Padre, por, dentre outros abusos gravíssimos, viverem apartados da Igreja como se fossem “os escolhidos”.Esta é a tendência e conseqüência lógica para a vida da Igreja, caso não haja este “exame de consciência em todos os níveis, sem reservas”, como pediu o então Cardeal Joseph Ratzinger.










------------------------------------------------------

 

 




APOSTOLADO BERAKASHComo você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 

 

 

filhodedeusshalom@gmail.com


Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

POSTAGENS MAIS LIDAS

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger