VALQUÍRIA REY - da BBC Brasil, em Roma - O papa Bento 16 afirmou nesta quarta-feira que os bispos mexicanos estão corretos ao recomendar a excomunhão como punição aos políticos que aprovaram recentemente a liberalização do aborto na Cidade do México. Conforme informações da imprensa italiana, Bento 16 disse, já dentro do avião que o leva ao Brasil, que a decisão do episcopado mexicano não foi arbitrária, porque está prevista no Código do Direito Canônico da Igreja Católica.Bento 16 disse também que "a grande luta da Igreja pela vida, um ponto fundamental do pontificado de João Paulo 2º" deve ser relançada.
Ele afirmou ainda que a vida "é um dom e não uma ameaça", como sugere a mensagem que está na raiz das legislações em favor do aborto. A declaração do papa suscitou polêmica na Itália e foi imediatamente rebatida pelo chefe da Sala de Imprensa do Vaticano, padre Federico Lombardi. De acordo com ele, o papa não defendeu uma excomunhão oficial de todos os políticos que votam em favor de leis abortivas. Apenas justificou a linha adotada pelos bispos mexicanos.
Seitas são a "Sede de Deus"!
Na entrevista aos jornalistas que acompanham sua viagem ao Brasil, o papa disse ainda que o crescimento das seitas neopentecostais é uma preocupação na Igreja Católica. "A assembléia geral dos bispos quer encontrar respostas convincentes para isso". Segundo o papa, a difusão das seitas comprovam que "há sede de Deus, que as pessoas querem estar próximas de Deus e procuram o apoio do cristianismo para a solução de seus problemas".
Recado aos políticos italianos!
No avião, Bento 16 também mandou um recado aos políticos italianos, que reclamam da intromissão da Igreja nos assuntos cotidianos do país. "A Igreja como tal não faz política, respeitamos a laicidade", disse. "Mas a igreja indica as condições nas quais os problemas sociais podem ser amadurecidos", disse. O pontífice saiu do aeroporto internacional Leonardo da Vinci, em Roma, a bordo do Boeing 777 da Alitalia às 9h08, hora local, e deverá chegar ao Brasil às 16h30.Bento 16 viaja acompanhado do secretário de Estado, dom Tarcisio Bertone, do presidente da Congregação para os Bispos, dom Giovanni Batista Re, do prefeito da Congregação para o Clero, dom Cláudio Hummes e do prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, dom José Saraiva Martins, que pronunciará a petição no rito de canonização do Frei Galvão.
Sobre o lugar da Teologia da Libertação na Igreja Católica?
O papa disse ter observado que "é profundamente diferente a situação na qual a Teologia da Libertação nasceu" - "Agora, a questão é como a igreja deve estar presente na luta pela justiça: sobre isso se dividem teólogos e sociólogos".
FONTE:http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u62134.shtml
------------------------------------------------------
APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:
filhodedeusshalom@gmail.com
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.