Não é conveniente adotar cânticos protestantes em celebrações católicas pelas razões seguintes:
- O PRINCIPAL MOTIVO: "Lex orandi lex credencie" (nós oramos, celebramos e cantamos, de acordo com aquilo que cremos!). Isto quer dizer: existe grande afinidade entre as fórmulas de fé e as fórmulas de oração; "a fé se exprime na oração", já diziam os escritores cristãos dos primeiros séculos.
-No século IV, por ocasião da controvérsia ariana (que debatia a divindade de Jesus), os hereges queriam incutir o arianismo através de hinos religiosos, ao que Sto. Ambrósio se "opôs" com os hinos ambrosianos.
-Mais ainda: nos séculos XVII-XIX o Galicanismo propugnava a existência de Igrejas nacionais subordinadas não ao Papa, e sim ao monarca. Em consequência foi criado o calendário galicano, no qual estava inserida a festa de São Napoleão, que podia ser entendido como um mártir da Igreja antiga, ou como sendo o Imperador Napoleão.
CONCLUSÃO
Pois bem, os protestantes têm sua fé e seus próprios cantos religiosos, cuja letra nela se exprime a fé protestante! O católico que utiliza esses cânticos, não pode deixar de assimilar aos poucos a mentalidade protestante com suas heresias (arrebatamento, milenarismo, salvação só pela fé, sentimentalismo subjetivista, teologia da prosperidade, favores divinos em troca do dízimo, etc) esta é, em certos casos, completamente oposta a fé católica, principalmente com relação ao uso das imagens, culto a Maria, aos santos e à celebração eucarística. Os cantos protestantes ignoram verdades centrais do Cristianismo autêntico, oriundo dos apóstolos: A presença real na Eucaristia, a Comunhão dos Santos, a Igreja visível, hierárquica, mãe e mestra, coluna e sustentáculo da verdade, a virgindade de Maria... esses temas são irrenunciáveis, e não podem faltar numa autêntica espiritualidade cristã-católica. Deve-se portanto, estimular os compositores católicos a produção de cânticos com base na PUREZA da fé Católica, ou seja, sem misturas que a confundam.
D. Estevão Tavares Bettencourt, OSB
------------------------------------------------------
+ Comentário. Deixe o seu! + 1 Comentário. Deixe o seu!
muito boa essa catequese de D. Estevão Bittencurt!
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.