"O Papa Francisco agiu corretamente! Quem não reconhece a
legitimidade de um Papa eleito em Conclave, e as decisões de um Concílio Universal (como foi o Vaticano II), está fora da comunhão da Igreja, e é
uma ameaça a ela!"
O arcebispo Carlo Maria Viganò, ex-núncio apostólico nos Estados
Unidos, foi excomungado!
A decisão foi divulgada pelo Dicastério
para a Doutrina da Fé através de um comunicado, no que se lê que seus membros
se reuniram no dia 4 de julho para concluir o processo penal extrajudicial ex
can. 1720 CIC contra o arcebispo titular de Ulpiana, acusado do delito
reservado de cisma (cânn. 751 e 1364 CIC; art. 2 SST).
“São conhecidas as suas declarações públicas, das quais resulta a
sua recusa em reconhecer e sujeitar-se ao Sumo Pontífice, da comunhão com os
membros da Igreja e da legitimidade e da autoridade magisterial do Concílio
Ecumênico Vaticano II”, lê-se no texto.
No final do processo penal, Viganò foi considerado culpado do
delito reservado de cisma!
O Dicastério declarou a excomunhão “latae sententiae” ex can. 1364
§ 1 CIC. A remoção da censura nestes casos está reservada somente à Sé Apostólica. A
decisão foi comunicada ao arcebispo em 5 de julho de 2024.
No passado dia 20 de junho, foi o próprio prelado quem divulgou o decreto que o convocava a Roma para responder às acusações, dando-lhe a possibilidade até 28 de junho de nomear um advogado de defesa ou enviar por escrito sua defesa. Como isso não aconteceu, foi-lhe designado um defensor público que executou a defesa de Viganò. Em diversas ocasiões nos últimos anos, o ex-núncio nos EUA declarou que não reconhecia a legitimidade do Papa e do último Concílio. Incorre-se na excomunhão latae sententiae pelo próprio fato de ter cometido o delito.
Um excomungado, conforme o CDC, fica proibido de:
-Celebrar a Missa e os outros sacramentos;
-Receber os sacramentos;
-Administrar os sacramentais;
-Celebrar outras cerimônias de culto litúrgico;
-Tomar parte ativa nas celebrações acima mencionadas;
-Exercer cargos,deveres, ministérios, ou funções eclesiásticas;
-Executar atos de governo.
O significado da excomunhão, no entanto, é o de ser uma pena
medicinal que convida ao arrependimento, por isso se permanece à espera de um
retorno da pessoa à comunhão.
Por EMANUELA DE MEO/CPP
Fonte - https://www.facebook.com/vaticannews.pt/posts/o-arcebispo-carlo-maria-vigan%C3%B2-ex-n%C3%BAncio-apost%C3%B3lico-nos-estados-unidos-foi-excom/923305493167532/
....................................................................
GOSTOU Do APOSTOLADO berakash? QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?
Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):
https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html
Shalom!
.............................................
APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura, questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:
filhodedeusshalom@gmail.com
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.