Onde encontrar essa afirmação? (enquanto não for retirado do
ar), no link abaixo:
https://youtube.com/shorts/XRxFcg4h03A?si=ce6ajTuWAhTgNeof
A
acusação do pastor Rodrigo Silva (com requintes de desonestidade intelectual) à
Igreja Católica, procede de um princípio falso: a irrevogabilidade do Decálogo.
Falso porque o que é irrevogável não tem vigência definida (cf. Lucas 16,16),
não precisa ser levado à perfeição (cf. Mateus 5,17) e nem é transitório (cf.
2Cor 3,7-11). Os Dez Mandamentos conforme constam no CIC é uma visão dos seus
princípios à Luz da Nova Lei inaugurada por Jesus Cristo Nosso Senhor. Enquanto
o pastor Rodrigo Silva propõe uma doutrina "fundamentalista", tendo como base as tábuas de pedra (que para ele são os únicos mandamentos de Deus), São Paulo nos ensina que os
verdadeiros cristãos são “uma carta de Cristo, redigida por nosso ministério e
escrita, não com tinta, mas com o Espírito de Deus vivo, não em tábuas de pedra,
mas em tábuas de carne, isto é, em vossos corações" (confr. 2 Cor 3,3).
Infelizmente, o pastor Rodrigo Silva e muitos protestantes, estão ainda aprisionados
na letra do Decálogo. Isto me lembra as seguintes palavras de São Paulo:
"Tal
é a convicção que temos em Deus por Cristo. Não que sejamos capazes por nós
mesmos de ter algum pensamento, como de nós mesmos. Nossa capacidade vem de
Deus. Ele é que nos fez aptos para ser ministros da Nova Aliança, não a da
letra, e sim a do Espírito. Porque a letra mata, mas o Espírito vivifica” (2
Cor 3,4-6).
Ora caro "paxtô", por acaso não lhe ensinaram que a antiga Lei ensinava o princípio do “olho por olho e dente por dente”? (cf. Ex 21,24; Lv 24,20; Dt 19,21). Porém, Cristo nos ensina a dar a face àqueles que nos batem (cf. Mt 5,39). Podemos perceber nisto um indício da perfeição que Cristo prometeu que daria à Lei.Um outro exemplo é a exposição de Jesus no Sermão da Montanha (cf. Mt 5-7), culminando no resumo de toda Lei em duas ordenanças apenas:"Mestre, qual é o maior mandamento da lei? Respondeu Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo teu espírito. Este é o maior e o primeiro mandamento. E o segundo semelhante a este, é: Amarás teu próximo como a ti mesmo. Nesses dois mandamentos se resumem toda a lei e os profetas" (Mt 22,36-40) (3).Nos parágrafos 1961 a 1964,caro paxtô, o CIC explica a Lei e seu aperfeiçoamento prometido por Cristo. Depois nos parágrafos 1965 a 1974, o Catecismo expõe sobre a Nova Lei, a Lei da Graça.É aqui que a Igreja Católica apresenta uma interpretação dos Dez Mandamentos, não segundo a Antiga Lei, mas conforme a Nova Lei inaugurada por Cristo, a Lei da Graça! A proposta da Igreja no CIC é mostrar como aqueles princípios universais expostos na Antiga Lei se aplicam na Nova Lei. Se por isto o renomado paxtô acusa a Santa mãe Igreja de alterar os Dez Mandamentos, porque o mesmo também, não acusa a Nosso Senhor Jesus Cristo, se foi Ele que primeiro o fez? (resumindo os 10 em apenas dois: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo?). Nós Católicos, caro paxtô, pela graça de Deus, através do contínuo auxílio da promessa de Cristo (confr.Mateus 28,20), continuamos fiéis ao Depósito da Fé que os Santos Apóstolos confiaram à santa mãe igreja fundada sobre Pedro (confr. Mateus 16,18), e não sobre Lutero 1.500 anos depois. O texto abaixo, bastante esclarecedor, do filósofo católico Emanuel Nilo, vale a pena ser lido para um melhor aprofundamento:
A quem temos dado ouvidos?
*Emanuel Nilo da Silva Aires
O pastor renomado (Rodrigo Silva), por sua erudição afirma que o catecismo mudou os mandamentos. Ele orienta que se busque na Bíblia os mandamentos no livro de êxodo e depois compare com o catecismo.
Quem de fato o fizer se surpreenderá, e verá que ele ou foi ignorante ou desonesto! Leia como estão os dez mandamentos, mas também, procurem no catecismo e verão que são apresentadas paralelamente as fórmulas bíblicas e as fórmulas catequéticas. O catecismo não escondeu, nem mudou os mandamentos! Eles estão lá em sua integralidade!
Segunda seção: os Dez Mandamentos
Na abertura da seção, pouco antes do parágrafo 2052 você encontrará não apenas a fórmula do livro do Êxodo, , mas também a de Deuteronômio e, por fim a fórmula catequetica, que é uma "fórmula Pedagógica" (para melhor fixação).
Se seguir a leitura a partir do parágrafo 2052 verá uma verdadeira e longa abordagem dos Dez mandamentos!
O catecismo é honesto em relação ao ensino da Lei! Procure de fato, a Segunda seção do Catecismo da Igreja Católica (os Dez Mandamentos). São 113 páginas somente sobre o tema. Inclusive, no catecismo se fala sobre as imagens (parágrafo 2129-2132), sobre o Sábado e o Domingo (2168-2195), que ele nos acusa de serem omitidos. Com todo respeito ao pastor, mas achei o discurso desonesto ou ainda ignorante.
*Emanuel Nilo da Silva Aires – Tem licenciatura em filosofia
pela UERN, e pós graduação em Antropologia Filosófica pelo Instituto de
filosofia e Teologia – Faculdade Mar Atlântico (em andamento).
Link para o catálogo de nossos livros: https://amzn.to/3vFWLq5
....................................................................
GOSTOU Do APOSTOLADO berakash? QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?
Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):
https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html
Shalom!
.............................................
APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura, questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:
filhodedeusshalom@gmail.com
+ Comentário. Deixe o seu! + 1 Comentário. Deixe o seu!
O catecismo é honesto em relação ao ensino da Lei! Procure de fato, a Segunda seção do Catecismo da Igreja Católica (os Dez Mandamentos). São 113 páginas somente sobre o tema. Inclusive, no catecismo se fala sobre as imagens (parágrafo 2129-2132), sobre o Sábado e o Domingo (2168-2195), que ele nos acusa de serem omitidos.
Maria de Fátima - MG
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.