A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo opinativo desta página.
Home » , » O que é mais importante nas festas Santas: Natal, Páscoa e Padroeiros? Arrecadação financeira ou a Conversão?

O que é mais importante nas festas Santas: Natal, Páscoa e Padroeiros? Arrecadação financeira ou a Conversão?

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 4 de dezembro de 2022 | 15:17

 



Essa reflexão começou a partir deste post abaixo que vi no Instagram, o qual partilhei com um velho e sábio irmão e amigo de longos anos, que com suas palavras me fez ir além. 








Um dos grandes frutos do Concílio Vaticano foi o "retorno às fontes e à contemplação daquilo que é essencial". Umas das conseqüências mais funestas do processo de mundanização pelo qual passaram e estão passando o mundo e a nossa Santa Mãe Igreja, é a degradação das principais festas do ano litúrgico: Natal, Páscoa, e as festas de Padroeiro (a). Aqueles (as) como eu, meu velho irmão e amigo, e outros(as), com raríssimas exceções, que ainda conservam, por graça de Deus, a capacidade de indignação, assistem hoje atônitos, em tantos lugares, a derrota do sentido sagrado das "Festas Santas" - Festas "Sagradas" (separadas), portanto, diferenciadas, que deveriam elevar espiritualmente e moralmente toda a comunidade, tornando-a mais Cristã, livre do materialismo, consumismo e do prazer meramente mundano com bebidas e músicas que ao invés de nos aproximar de Deus nos afastam, vão nos fazendo  perder o sentido e os verdadeiros valores que deveriam estarem sendo cultivados nessas excelentes oportunidades de evangelização. De fato, infelizmente, onde e quando, Deus deixa de ser o centro, perde-se o sentido do que se busca e do que se celebra e por que se celebra? As principais Solenidades Santas (Natal e Páscoa), bem como as de padroeiro deveriam levar as nossas comunidades paroquiais a meditarem de maneira mais profunda, no sentido da instituição original das principais festas e  as virtudes praticadas pelo santo (a) festejado (a), a fim de receberem um impulso para viverem melhor sua fé, imitando seus padroeiros(as) no seguimento de Cristo. Em muitas delas se falam de tudo, menos da vida e virtudes heroicas dos padroeiros(as). 








Estas festas deveriam glorificar a Deus promovendo a conversão e santificação da comunidade que a celebra, deixando os participantes menos apegados à terra, com os olhos fixos naquilo que é eterno, que não passa, que os ladrões não podem roubar, e nem o caruncho corromper (conforme Mateus 6,19-21).Ao mesmo tempo no campo da confraternização, deveria ser um modelo de festa mais cristã e com valores autenticamente Cristãos para as famílias que participam, não pensando somente na arrecadação e geração de fraternidade, que também são necessários, mas não é o essencial. O grande problema é que em muitas comunidades paroquiais as festas deixaram de ser um momento forte de conversão e santificação para se tornarem simplesmente um meio para arrecadar dinheiro. Daí a razão pela qual muitos justificam a venda de bebidas alcoólicas, uso de músicas mundanas e lasciva, bem como muitos outros comportamentos deploráveis que obscurecem e degradam o sentido da comemoração e em muitos casos tornam-se um "contra-testemunho" para as famílias e para a sociedade em geral, que já não consegue diferenciar uma festa Cristã de uma mundana.Há alguns anos atrás a CNBB através dos Bispos brasileiros lançaram uma Campanha da Fraternidade com um raro tema existencial, fora daqueles de caráter exclusivamente social. O tema era “Vida sim, drogas não”, na qual se refletiu longamente sobre o perigo das drogas, especialmente do álcool, para a vida de nossos jovens e de nossas famílias, entretanto, para uma grande parte, essas meditações não surtiram muito efeito. Infelizmente são muitos os jovens que aprenderam e ainda hoje aprendem a tomar seu primeiro porre nas “festas de Igreja”. Foi também aí que muitos jovens e seus pais perderam a consciência do perigo e da malignidade dos bailes mundanos, discotecas e carnavais, pois muitas vezes os ambientes de nossas “festas de Igreja” se assemelham aos destes eventos. 








Vivemos uma situação dramática e contraditória dentro da Igreja: uns lutam para tentar recuperar os dependentes do álcool e das drogas enquanto outros ajudam a “fabricá-los” através de suas festas mundanas e de uma pregação permissiva e omissa. 










Até quando teremos que suportar esta incoerência? É absurdo ter que pensar que a Igreja que foi feita para salvar as pessoas, se torne para muitos causa de queda. Que nosso bom, amoroso, justo, e todo poderoso Deus, dê aos nossos Pastores e Sacerdotes um maior amor a alma de cada um dos fiéis confiados aos seus cuidados para que possam ajudá-los a abraçar o que é bom e rejeitar o que é nocivo a sua vida e à sua salvação, pois assim está escrito para nossa edificação:





Romanos 12,2: "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".









------------------------------------------------------

 

 




APOSTOLADO BERAKASHComo você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 

 

 

filhodedeusshalom@gmail.com

 

Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

POSTAGENS MAIS LIDAS

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

Apostolado Berakash no You Tube! Curta e Compartilhe!

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger