“Examinai
todas as evidências, retende o que é bom, e afastai-vos de toda a forma de
mal...” ( I Tessal. 5,21-22)
Ler significa reler e compreender, interpretar. Cada um lê com os olhos que tem, e interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é sua visão de mundo. Isso faz necessário da leitura sempre uma releitura. A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender, é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer: como alguém vive, com quem convive, que experiências tem, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e que esperanças o animam. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação. Cada um lê e relê com os olhos que tem. Porque compreende e interpreta a partir do mundo em que habita.Importante
também é ressaltar o enfoque positivo que ele dá à dualidade (não dualismo),
como fator essencial para a compreensão da complexidade do universo. Nessa
realidade as partes se articulam e se inter-relacionam, "dando origem
a um sistema dinâmico e INTEGRAL, não reducionista e polarizado, mas sempre aberto
a novas sínteses. Precisamos crescer humanamente, trabalhando as nossas
dimensões de águia e galinha. O importante é o equilíbrio entre elas, é saber
usá-las, pois ambas são importantes − por um lado, a abertura
para a vida, os sonhos a serem realizados como projeto de vida, por outro,
as limitações do mundo concreto, o ser histórico, enraizado no cotidiano. O
importante é o equilíbrio entre elas, é saber usá-las, pois as várias visões de
ponto de vista são importantes. Por um lado, a abertura para a vida, os
sonhos a serem realizados como projeto de vida, por outro, as limitações
do mundo concreto, o ser histórico, enraizado no cotidiano.
A propósito do valor e da função
salvífica das tradições religiosas:
“Segundo a doutrina católica, deve-se pensar que “tudo quanto o Espírito
opera no coração dos homens e na história dos povos, nas culturas e religiões,
assume um papel de preparação evangélica (cf. Concílio Ecuménico Vaticano II,
Constituição dogmática sobre a Igreja Lumen gentium”. Portanto, é legítimo defender que o Espírito
Santo realiza a salvação nos não-cristãos também mediante os elementos de
verdade e de bondade presentes nas várias religiões; mas não tem qualquer
fundamento na teologia católica considerar estas religiões, enquanto tais,
caminhos de salvação, até porque nelas
existem lacunas, insuficiências e erros, que dizem respeito a verdades
fundamentais sobre Deus, o homem e o mundo. Além disso, o facto de que os
elementos de verdade e de bondade presentes nas várias religiões possam
preparar os povos e as culturas para aceitarem o evento salvífico de Jesus
Cristo não comporta que os textos sagrados das outras religiões possam
considerar-se complementares do Antigo Testamento, que é a preparação imediata
para o próprio evento de Cristo.” Durante a
Audiência de 19 de Janeiro de 2001, à luz dos ulteriores desenvolvimentos, o
Sumo Pontífice João Paulo II confirmou a sua aprovação da presente Notificação,
decidida na Sessão Ordinária desta Congregação, e ordenou a sua publicação.
Roma, Sede da Congregação para a Doutrina da Fé, 24
de Janeiro de 2001, memória de São Francisco de Sales.
JOSEPH Card. RATZINGER - Prefeito
D. TARCÍSIO BERTONE, S.D.B. - Secretário
CONCLUSÃO:
Nossa
missão e ampliar a capacidade de leitura de mundo de forma mais integral, contribuindo
para a construção coletiva de um mundo mais justo e solidário e tolerante para
todos, diminuindo, desta forma, a rivalidade e o preconceito que só nos impedem
de melhorar nosso papel de protagonistas em um mundo plural e não uniforme.
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