Utopia (substantivo feminino) - "Lugar ou estado ideal, de completa felicidade e harmonia entre os indivíduos! Qualquer descrição imaginativa de uma sociedade ideal, fundamentada em leis justas e em instituições político-econômicas verdadeiramente comprometidas com o bem-estar da coletividade".
A "UTOPIA SOCIALISTA": O QUE DEFENDE? QUAIS OS MEIOS PARA ATINGI-LA?
O Socialismo surgiu
no século XIX em oposição ao sistema capitalista e ao modelo liberal de
organização política e econômica, em oposição aos efeitos da industrialização e
da sociedade fundada sobre a propriedade privada. O socialismo pode ser
definido, segundo Bobbio (2000), como um programa político das classes
trabalhadoras que se foram formando durante a Revolução Industrial. “[...] o
socialismo tem uma longínqua raiz na eterna luta entre os ricos e os pobres, os
que têm e os que não têm, na eterna reivindicação igualitária, no espírito
‘coletivista’” (CHEVALIER, 1999, p. 284). Entre as características do regime
socialista podemos apontar como as principais:
a) transformação do modo de
produção econômico fundado na propriedade privada dos meios de produção,
advogando a administração e a propriedade pública ou coletiva dos mesmos, além
da limitação do direito de propriedade;
b) igualdade de oportunidades/meios
para todos os indivíduos através da intervenção do poder do Estado;
c) os
principais recursos econômicos estejam sob o controle das classes
trabalhadoras. Por isso o socialismo propõe a extinção da propriedade privada
dos meios de produção e a tomada do poder por parte do proletariado e controle
do Estado e divisão igualitária da renda.
Os precursores dessa escola foram os
pensadores Saint-Simon (1760-1825), Charles Fourier (1772-1837), Louis Blanc
(1811-1882) e Robert Owen (1771-1858), que serão mais tarde rotulados de
socialistas utópicos por Karl Marx e Friedrich Engels que se auto-intitularam
como idealizadores do socialismo autodenominado, "científico".
Os principais nomes que marcam,
antes de 1848, esse grande protesto socialista são os de Saint-Simon, Fourier,
Owen, Louis Blanc, Proudhon. A própria palavra socialismo teria sido imaginada
em 1832 por um saint-simoniano, Pierre Leroux, em oposição a individualismo.
(CHEVALIER, 1999, p. 285). O primeiro país a implantar esse tipo de regime político foi a Rússia,
com a revolução de 1917, onde os bolcheviques liderados por Lênin implantaram o
socialismo e derrubaram o governo monarquista do poder. Além da extinta União
das Repúblicas Socialistas Soviéticas, outras nações aderiram ao socialismo em
diferentes lugares do mundo como antiga Alemanha Oriental, a China, Cuba,
alguns países africanos e outros do sudeste asiático como Vietnã e Coreia do
Norte. Na obra “Manifesto do
Partido Comunista”, Karl Marx e Friedrich Engels fizeram uso do conceito de
materialismo histórico-dialético fundado na ideia de que, ao longo da História,
as sociedades foram marcadas pelo conflito de classes. A sociedade industrial
do séc. XIX representava o auge desse conflito dividindo-se em dois grupos
principais: de um lado a burguesia, detentora dos meios de produção (máquinas,
fábricas e terras); e do outro o proletariado, que vendia sua força de trabalho
ao burguês em troca de um salário que o sustentasse. Para Marx e Engels, a oposição de
interesses dessas classes representava um tipo de antagonismo que, ao longo da
trajetória das civilizações, configurou-se de diferentes formas. Uma luta de
classes cuja origem estava nas condições em que as riquezas eram distribuídas
entre os homens. Essas formas de
distribuição formavam a teoria do materialismo histórico que, em suma, defendia
que as maneiras de pensar e agir eram determinadas pelas condições materiais de
uma sociedade. Em sua crítica ao modo de produção capitalista, Marx e Engels
utilizaram o conceito de mais-valia para demonstrar que os trabalhadores não
recebiam um pagamento equivalente ao valor das riquezas por eles produzido
resultando em um processo de exploração da força de trabalho.Uma das
principais críticas de Marx se baseava na ideia de que o capitalismo concentra
injustamente a riqueza e o poder nas mãos de um pequeno segmento da sociedade –
denominado por ele de burguesia – que controla o capital e deriva a sua riqueza
através da exploração, criando uma sociedade desigual, que não oferece
oportunidades iguais para todos a fim de maximizar suas potencialidades (como se o mesmo não acontecesse nas ditaduras Comunistas).
As novas doutrinas
socialistas procuraram oferecer uma nova perspectiva para além da sociedade
capitalista e a condição do trabalhador contemporâneo. Marx e Engels defenderam
a união da classe trabalhadora pois só assim seria possível mudar as relações
de conflito e exploração que se faziam no mundo do trabalho (trocando seis por meia dúzia), e da economia
burguesa, e é com esta ideia que eles encerram o Manifesto: “Proletariado de
todo o mundo: uni-vos”.
O COMUNISMO COMO ÚLTIMA ETAPA DA EVOLUÇÃO DAS SOCIEDADES
Mas, o socialismo não
seria a última etapa do processo de transformação do modo de produção econômico
com a extinção da propriedade privada dos meios de produção, a tomada do poder
por parte do proletariado e controle do Estado. O comunismo seria a etapa final
desse processo: um sistema que visa a igualdade social e a passagem do poder
político e econômico para as mãos da classe trabalhadora. O socialismo seria
uma etapa transitória para se atingir o comunismo, só então organizaria a
sociedade rumo à igualdade plena, onde os trabalhadores seriam os dirigentes e
o Estado não mais existiria.
O
SOCIALISMO: DA UTOPIA À CIÊNCIA SOCIAL
Os primeiros
socialistas formularam críticas ao progresso industrial e chegaram a propor
reformulações sociais e uma sociedade mais justa. Entre eles podemos destacar
Saint-Simon, Charles Fourier e Robert Owen. Fourier teria sido um dos
primeiros a usar a palavra “socialismo” e era herdeiro da ideia do filósofo
iluminista Rousseau de que o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe.
Todos eles elaboraram soluções que não chegaram a constituir uma doutrina e sim
modelos idealizados (ideal de justiça social), o que levou alguns a
chamarem-nos de utópicos. Saint-Simon - fidalgo deslocado que é o espírito mais
ousado, mais inventor de seu século - e os saint-simonianos ergueram a acusação
contra a propriedade privada, a herança, os lucros sem trabalho. Encetaram a
luta contra a exploração do proletário, herdeiro direto, em sua opinião, do
escravo e do servo. Sonharam com um Estado renovado, não mais político, mas
produtor, industrial, distribuindo o trabalho, emprestando dinheiro,
organizando a produção (CHEVALIER, 1999, p. 285).
Owen e Proudhon
denunciaram a organização institucional, econômica e educacional de seus países
e defenderam a criação de sociedades cooperativas de produção, ao passo que
Saint-Simon preconizou a industrialização e a dissolução do Estado. Para o
socialismo utópico seria possível reformar a sociedade mediante a boa vontade e
participação de todos. O socialismo utópico não destaca o
antagonismo e o conflito de interesses entre as classes sociais, pretendendo
reformar a sociedade pela força do exemplo, acreditando que os grandes
produtores podem melhorar a sorte da classe operária.Owen, grande
patrão inglês, quer regenerar a degenerada raça dos operários. O capitalismo,
com suas duas pilastras, lucro e livre concorrência, não lhe parece conforme à
ordem natural. Deve ser substituído por um sistema de produção em comum,
cooperativo, fundado sobre a associação dos produtores, que criará um meio
social conforme a ordem natural (CHEVALIER, 1999, p. 286).
Foi principalmente
Marx e Engels que estabeleceram no Manifesto do Partido Comunista (1848) a
distinção entre “socialismo utópico” e “socialismo científico”. Marx e Engels
reconheceram a função positiva desempenhada pelo “socialismo utópico”,
especialmente pelo de Saint-Simon, Fourier e Owen, ao denunciar as contradições
fundamentais da sociedade industrial e ao delinear um possível futuro
ordenamento social: eliminação do contraste entre cidade e campo, abolição da
propriedade privada, transformação do Estado em simples órgão de administração
da produção, unificação da instrução e do trabalho produtivo, etc.
Consideraram, porém, suas tentativas parciais e imaturas em relação ao fraco
desenvolvimento do proletariado industrial e às lutas de classe. No Manifesto Marx
e Engels esboçaram as proposições do socialismo científico que seriam definidas
de forma mais completa em O Capital, em cujos princípios encontramos: o
materialismo histórico-dialético (uma interpretação sócio-econômica da
história), os conceitos de luta de classes, mais-valia, revolução proletária
etc.
O caráter "científico" da nova teoria socialista de Marx e
Engels consiste (segundo os seus autores):
a) No fato de que o
socialismo é um programa de auto emancipação do proletariado, como sujeito
histórico da tendência objetiva para a solução comunista das contradições
econômico-sociais do capitalismo (em particular da contradição entre
propriedade privada e crescente socialização dos meios e dos processos
produtivos), tanto quanto da sua parte intelectualmente esclarecida;
b) O socialismo se
apresenta como uma necessidade histórica derivante do inevitável declínio do
modo capitalista de produção, que se anuncia objetivamente nas crises cada vez
mais agudas que ele enfrenta e não apenas como um ideal de justiça social;
c) o socialismo usa
agora um “método científico” de análise da sociedade e da história, que tem
seus pontos fortes no “materialismo histórico”, com a teoria da sucessão
histórica dos modos de produção, e na “crítica da economia política”, com a
teoria da mais-valia como forma específica da exploração na situação do
capitalismo industrial.
Para Marx e Engels o socialismo sucederia NATURALMENTE ao Capitalismo
assim como o capitalismo sucedeu ao feudalismo e será a solução das contradições
do capitalismo. Assim, sua realização não seria utópica, mas resultaria de uma
exigência objetiva do processo histórico em determinada fase de seu
desenvolvimento. O Estado, expressão política da classe economicamente
dominante, desapareceria numa sociedade sem classes: o Comunismo.Ambos formularam o
seu pensamento a partir da realidade social. De um lado os avanços técnicos
proporcionados pela Revolução Industrial e, de outro, a crescente escravização
da classe operária cada vez mais empobrecida. A situação de crise e miséria dos
trabalhadores do séc. XVIII e XIX, a exploração do trabalho operário, estimulou
Marx e Engels a buscar soluções para os males sociais e procurar uma nova
organização para a sociedade. O socialismo que surgira no século XIX procurou,
entre outras coisas, lutar pelos direitos sociais das classes exploradas,
igualdade social e econômica e soluções para as injustiças sociais.Antes, porém, de buscar uma solução para tantos problemas sociais, o
marxismo parte de uma análise mais filosófica da realidade, procurando entender
suas estruturas mais fundamentais. O marxismo pode ser entendido como uma
doutrina fundamentada na análise histórica das sociedades, entendendo que as
condições econômicas e as lutas de classes são o motor da História, procurando
idealizar o surgimento de uma sociedade sem classes, que seria alcançada pela
união da classe trabalhadora – “proletariado de todo o mundo, uni-vos”,
organizada em torno de um partido revolucionário.
As principais ideias do marxismo podem ser entendidas a
partir do conceito de "materialismo histórico e materialismo dialético"!
A realidade material
é movimento. Os fenômenos materiais são processos. O materialismo histórico é a
aplicação dos princípios do materialismo dialético ao campo da história e é a
explicação da história por fatores materiais (econômicos e técnicos): “A
história da humanidade é a história da luta de classes”, escreveu Marx no
Manifesto do Partido Comunista de 1848.
As relações entre os
homens resultam das relações de oposição, antagonismo e exploração entre as
classes sociais, gerando as desigualdades sociais que são ampliadas pelas
relações de produção do sistema capitalista, as quais dividem os homens em
proprietário e não proprietários dos meios de produção. As desigualdades são a
base da formação das classes sociais. O Capitalismo surge quando uma enorme
quantidade de riquezas se acumulam nas mãos de uns poucos indivíduos
interessados sempre em obter mais lucros. Para tentar superar as desigualdades
criadas pelo modo de produção capitalista, Marx propõe um novo modelo
econômico, o socialismo científico, em oposição ao socialismo utópico dos
teóricos anteriores a Marx, e que na realidade seria apenas uma fase
intermediária para poder se chegar no ideal de sistema político econômico que
seria o comunismo: enquanto que o regime socialista supõe ainda a figura do
Estado, "o comunismo supõe o desaparecimento do Estado como órgão repressor" e
instituição de poder.
Em sua teoria
política Marx, assim como Rousseau, defende a ideia de que a propriedade
privada dá origem as classes sociais e, consequentemente, às desigualdades
sociais, de onde resulta a luta de classes como marca da história entre os
homens. “Para garantir o seu domínio, explica este pensador, as classes
dominantes engendram o Estado (força física organizada) e um conjunto de
ideologias (representações) que garantem seu poderio político e econômico”
(SELL, 2006, p. 44). Só através da organização proletária e de uma revolução
política, que deveria conduzir ao fim da propriedade privada, das classes
sociais e até mesmo do Estado, o homem poderia ser livre da exploração e dar
início a uma maior justiça e igualdade entre os homens.
Críticas ao modelo de Estado Socialista:
1.A máquina administrativa e as políticas
sociais avolumam-se, tornando cada vez mais dispendioso e paquidérmico os custos do Estado.
2.Os serviços públicos oferecidos são de
baixa qualidade!
3.Os impostos são pagos por todos mas, uma
boa parte da sociedade prefere pagar por serviços privados para terem atendidas suas necessidades para as quais a opção do Estado não seja satisfatória.
4.Pessoas atendidas por políticas públicas
tendem a se acostumar e se acomodar com as migalhas do benefício concedido ao Estado.
5. Com relação a existência de Classes, troca-se seis por meia dúzia, pois continua a classe
do povo simples e a classe dos poderosos dirigentes do partido com todos os benesses que
o cidadão comum não tem.
O "SONHO AMERICANO": O QUE É? QUAIS SÃO OS SEUS VALORES?
O Sonho Americano (em inglês: American
Dream) é um "ethos nacional" dos Estados Unidos, uma variedade de ideais de
liberdade inclui a chance para o sucesso e prosperidade, maior mobilidades
social para as famílias e crianças, alcançada através de trabalho duro em uma
sociedade sem obstáculos.
Na definição do que é
o "Sonho Americano", por James Truslow Adams, em 1931, "a vida
deveria ser melhor, mais rica, e mais completa para todos, com oportunidades
para todos baseado em suas habilidades ou conquistas", independente de sua
classe social ou circunstâncias do nascimento.O sonho americano é enraizado na
Declaração da Independência dos Estados Unidos, que proclamou que "todos
os homens são criados iguais" com direito a "vida, liberdade,
propriedade, e a busca pela felicidade".
Várias vezes assistimos em filmes, lemos em
livros e até mesmo ouvimos discussões sobre o tal "Sonho Americano – American
Dream". Mas você sabe o que é isso?
"American Dream" – o que é?
Tudo isso começou lá atrás, quando os Estados Unidos ainda eram
colônia da Inglaterra. Quando eles declararam sua independência, os fundadores
colocaram na Declaração do país a seguinte frase: “We hold these truths
to be self-evident, that all men are created equal, that they are endowed by
their Creator with certain unalienable Rights, that among these are Life,
Liberty and the pursuit of Happiness.” (na tradução fica: Consideramos estas
verdades como auto-evidentes, que todos os homens são criados iguais, que são
dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes são vida,
liberdade, e a busca da felicidade).
Sendo assim, todos os homens podem ter acesso a tudo. James Adams,
um dos fundadores dos Estados Unidos, afirma:
“a vida deveria ser melhor, mais rica, e mais completa para todos,
com oportunidades para todos, baseado em suas habilidades ou conquistas,
independente de sua classe social ou circunstâncias do nascimento."
Por isso, está enraizado na cultura do país
que, se você se esforçar, você poderá sair de uma extrema pobreza para a
extrema riqueza. Existem muitos filmes, documentários, músicas, séries, etc.,
que retratam bem o que quero dizer.
Você já
ouviu falar do filme "The Great Gastby?" Também é um livro
extremamente famoso e é uma crítica a este padrão de vida!
É por
isso que muitos ainda vão aos Estados Unidos em busca de uma vida melhor! Acredito
que esses valores não fazem parte apenas do imaginário americano, mas sim de todos ao redor do
mundo!
O sonho americano é
uma ideia popular Norte Americana que é enraizada pela Declaração da
Independência dos Estados Unidos, onde está proclamado que:
"Todos os homens são
criados iguais, com direito a vida, liberdade, propriedade e a busca pela
felicidade"
Liberdades, segurança, oportunidades iguais e justas para o
sucesso, uma boa vida para as famílias e crianças, alcançada através de
trabalho duro para a sociedade mais poderosa da Terra, basicamente esta é a
crença de muitas pessoas que vivem ou buscam viver nos Estados Unidos!
Como Viver o Sonho Americano ?
Para muitos, o sonho
americano é a ideia de garantir uma vida melhor através do trabalho duro. No
entanto, nas palavras do historiador James Truslow Adams:
"Não é um sonho de carros e salários altos apenas, mas um sonho de uma
justa e meritória ordem social, onde cada homem e mulher possam alcançar a
maior posição da qual são naturalmente capazes! O sonho americano é mais do que
uma casa, dois filhos e um carro na garagem. É, também, a ideia de que as pessoas
podem almejar uma vida baseada no individualismo sadio, com o reconhecimento
devido ao seu trabalho, e com liberdade pessoal e comunitária assegurada pelas
leis, as quais ninguém pode estar acima delas."
1)- Garantindo uma vida boa
Trabalhe duro! Mas não basta trabalhar duro ter resultados melhores e diferente! Se quer quer coisas melhores e diferentes, faça algo melhor e diferente! Fazer as mesmas coisas, ainda que seja de forma dura, e esperar resultados diferentes, é burrice! Se há
uma coisa que conta no sonho americano e que quase todo mundo concorda, é que é
preciso trabalhar duro para ter as conquistas. Uma pesquisa de 2012 da
Public Agenda constatou que quase 90% das pessoas afirmaram que a ética do
trabalho é “absolutamente essencial” no sonho. Não importa se você está
tentando sair de uma origem humilde para a classe média, da classe média para
um padrão de vida mais alto ou, então, da origem mais pobre para a mais rica,
você precisará de um grande ímpeto pessoal para ser bem-sucedido!
Sair na frente
na vida significa o que realmente parece — trabalhar duro para que você saia na
frente daqueles que estão apenas se esforçando o necessário, mas não o suficiente, e nem de forma doferente!
Para iniciantes, é
recomendável tentar trabalhar mais “duro" e por mais tempo do que os
colegas de trabalho. Se a maioria dos funcionários vai embora o quanto antes,
ofereça-se para ficar até mais tarde. Se as outras pessoas relaxam durante o
dia, encontre tarefas extras para fazer. Trabalhar mais do que as outras
pessoas ao seu redor é uma ótima forma de ser notado no trabalho e,
consequentemente, ter mais chances de ganhar promoções e aumentos! Quem não é visto não é lembrado!
2)-Trabalhe de forma "inteligente e inovadora!"
Embora trabalhar duro
seja um requisito para atingir o sonho americano, se você não trabalhar de
forma eficaz, não chegará a lugar algum, é como nadar sem rumo no meio do mar.É
muito melhor ser reconhecido por ser excepcionalmente inteligente e produtivo
do que ser alguém que gasta tempo e esforço para completar tarefas que podem
ser realizadas de outras formas. Almeje sempre melhorar sua eficiência no
trabalho e pergunte-se “Como posso fazer meu trabalho mais rápido?”, “Como
posso fazê-lo de forma mais simples?”, e assim por diante. Como posso simplificar a vida dos outros em tarefas difíceis, e complicadas, mas necessárias? Encontre soluções
criativas para problemas comuns. Por exemplo, se você é garçom e perde muito
tempo indo e voltando da máquina de gelo, comece a andar com um balde de gelo
enquanto você serve as mesas! Sempre descanse bem para garantir que você possa
dedicar-se bem e de forma saudável no trabalho.
3)- Estude! se atualize, se aperfeiçoe!
Embora existam muitas
histórias de pessoas que são muito bem-sucedidas sem ter passado pela educação
formal, no geral, estudar pode ser um grande avanço para a sua carreira e
interesses pessoais. Uma educação básica, como a que você pode obter no ensino
médio, dará o conhecimento básico para ser fluente e competitivo no mundo
contemporâneo. Ter nível superior, como um bacharelado, dará conhecimento
especializado e habilidades que podem fazer de você um candidato com mais
atrativos e pode qualificá-lo para empregos mais seletivos. O nível de pós-graduação
é ainda mais específico.Além disso, certos tipos de trabalho requerem um
histórico acadêmico apropriado. Por exemplo, não é possível ser médico sem
fazer faculdade de medicina ou ser advogado sem se formar em direito, nem ser
arquiteto sem cursar arquitetura.
4)-Tenha um "espírito empreendedor"
Pessoas que querem
sair na frente sempre devem procurar alternativas para ganhar dinheiro, seja
dentro ou fora da carreira, sem necessariamente estar empregado. Há inúmeras
formas de fazer isso — em qualquer lugar que você vir uma oportunidade, há o
potencial de ganhar dinheiro. Por exemplo, se você é contador, você pode
fornecer seus serviços para amigos durante o período de declaração de imposto
de renda para complementar sua renda normal. No entanto, algumas das empresas
mais lucrativas envolvem soluções criativas para problemas que não são óbvios.
Como um famoso exemplo, o americano Mark Zuckerberg tornou-se o bilionário mais
jovem do planeta ao trabalhar com uma equipe para desenvolver uma rede social
online e ajudar as pessoas a manterem contato umas com as outras de uma forma
que não existia ainda.Você não precisa inventar o próximo Facebook para ser
bem-sucedido, mas tente empreender de formas pequenas, porém significantes. Ter
um negócio meio-período fora de casa, por exemplo, pode ser uma boa forma de obter
renda extra com apenas alguns custos.É importante lembrar que independentemente
do que você vai fazer para ganhar dinheiro, é preciso cumprir com as obrigações
fiscais e leis, ou seja mantenha seu negócio na legalidade.
5)-Seja econômico
Muitas pessoas gastam
uma boa parte do dinheiro que possuem com coisas que não precisam! Para ter uma
vida confortável a longo prazo, elimine os gastos desnecessários a curto prazo.
Evitar os luxos, como TV a cabo, restaurantes caros e férias desnecessárias
pode liberar seu orçamento para benefícios a longo prazo, como pagamento de
dívidas, projetos de empreendedorismo e investimentos para a aposentadoria. Uma
ótima forma de controlar os gastos é criar um orçamento para a sua casa. Veja
quais são seus gastos mensais e compare com a sua estimativa de gasto
“real" para que você possa identificar as áreas onde está gastando demais.Outras
alternativas para economizar incluem uma moradia mais barata, comprar alimentos
no atacado, evitar usar o carro (use transporte público, se possível) e reduzir
o uso de aquecedores ou aparelhos de ar-condicionado.
6)- Dedique-se às suas paixões
Embora as pessoas que
desejam viver o sonho americano trabalham duro, ninguém é feliz ao dedicar a
vida toda ao trabalho. Parte do sonho deve ser ter a liberdade de fazer coisas
além do trabalho para poder ter uma vida mais feliz e completa. Dedique um
tempo para as coisas que você ama fazer — escrever, praticar esportes ou mexer
no seu carro — mas também para aqueles pequenos prazeres da vida, como passar
mais tempo com a família.Se você ama o seu trabalho, que bom! Poder ganhar
dinheiro com algo que está alinhado com as suas paixões é um luxo do qual nem
todo mundo desfruta. Se você não ama seu trabalho, tudo bem. Dedique-se a ele,
mas separe um tempo para as suas paixões (e procurar outras oportunidades) para
manter seu ânimo em alta.
7)-Tenha uma propriedade! não necessariamente uma fazenda ou mansão, mas, o seu cantinho!
Embora ter uma casa
não seja fundamental para se ter uma vida feliz e realizada, a maioria das pessoas que não teem casa própria, pretendem ter em um futuro próximo! Mesmo com as crises
imobiliárias, por exemplo, a principal fonte de riqueza da maioria dos
americanos ainda é a casa própria. Pagar seu financiamento imobiliário aos
poucos dará o direito de propriedade através dos seus anos de contribuinte.
Isso pode ajudar quando você for se aposentar e quiser vendê-la por um preço
melhor do que você pagou. Ter uma casa própria não traz somente benefícios
materiais. Ter uma casa também dá um bom grau de liberdade para personalizá-la
e moldar seu estilo de vida do jeito que você quiser. Por exemplo, se a cozinha
é muito apertada, você pode aumentá-la. No caso de um aluguel, geralmente não é
possível fazer isso. Além disso, ter uma casa própria costuma trazer uma
sensação de satisfação e segurança.
8)-Conheça as leis de onde está, e seus "direitos constitucionais básicos" e os use a seu favor!
Há um certo grau de
liberdade dentro da Constituição Federal! Então, é bom que você saiba quais são
seus direitos fundamentais! Saber aproveitar esses direitos básicos podem lhe garantir uma
vida agradável e bem-sucedida! Por outro lado, ignorar as leis, seus direitos, deveres, e essas liberdades, podem fazer você perder oportunidades, ser prejudicado(a), ou podem fazer com que as pessoas que sabem, tirem
vantagens sobre você!
Abaixo, estão descritos alguns direitos básicos que estão
na Constituição:
1)- O direito à
liberdade de expressão (incluindo o direito de protestar pacificamente e
realizar petições ao governo).
2)- O direito de
praticar uma religião (ou não praticar nenhuma).
3)- O direito de ir e
vir.
4)- Proteção contra
busca ilegal e apreensão.
5)- Proteção sobre
testemunhar contra a si mesmo em questões legais.
6)- O direito a um
julgamento com um advogado disponibilizado pelo Estado.
7)- Proteção contra
“punições incomuns e cruéis”.
9)-Exercite a sua liberdade de expressão de forma responsável.
Talvez a liberdade
mais usada dentro da constituição seja a de expressão. Vivemos em um país livre
e é possível que uma pessoa diga o que bem entender, desde que não prejudique
outras. Isso significa que é possível ter quaisquer crenças religiosas ou
políticas e compartilhá-las com outras pessoas, mesmo que essas crenças não
correspondam com o que é aplicado na prática. No entanto, deve-se sempre
obedecer a lei. Note que discursos que são especificamente voltados para
prejudicar não são necessariamente protegidos pela Constituição. Por exemplo,
se você for em um lugar fechado e lotado e gritar “Fogo!”, isso pode criar um
perigo real e imediato, porque as pessoas vão se desesperar, sair correndo e
podem se machucar. Portanto, você pode ser preso se fizer isso.É importante
compreender que a liberdade de expressão, não é licença para ofender e
prejudicar alguém, e não pode, necessariamente, proteger você de sofrer
consequências provenientes de suas ações. Por exemplo, se o presidente de uma
empresa faz comentários racistas que vão ao público, ele pode ser demitido pela
banca de diretores por conta disso. Ter liberdade de expressão não significa
necessariamente que você pode dizer o que quiser e nada de ruim vai acontecer, pois
a minha liberdade vai até onde começa a do outro, e é sempre uma via de mão
dupla:Se quero que respeitem a minha, tenho que respeitar a dos outros, é assim
que se vive um estado de direito individual e coletivo.
10)-Exerça sua liberdade religiosa
Muitos grupos ao
redor do mundo já migraram para outros lugares para poder praticar suas
religiões sem ameaças ou perseguição. Hoje, o país é tolerante no que diz
respeito a isso. Você pode ter a religião que quiser ou pode não ter nenhuma,
caso prefira assim. Todas as formas de fé são aceitas no país e inclusive as
instituições religiosas são livres de impostos. Assim como na liberdade de
expressão, você pode praticar sua religião, mas não pode cometer crimes ou
colocar outros em perigo como parte dessa prática. Por exemplo, se membros de
uma religião decidem dirigir seus carros na contramão como um sinal de fé na
proteção divina, eles não só podem ser presos, como colocariam a vida de outros
em risco.
11)-Exerça seu direito de Votar e escolher seus
representantes!
Todos os cidadãos a
partir dos 16 anos (sendo obrigatório aos 18) podem votar.Votar é um dos
direitos mais poderosos que as pessoas têm e permite que cada um exerça sua
opinião política. Todos têm direitos iguais no que diz respeito ao voto, então
não importa se uma pessoa é rica, poderosa ou influente — ela tem o mesmo poder
de voto que alguém que ganha um salário mínimo.Para os homens, a partir dos 18
anos é preciso se alistar no Serviço Militar.Presos que ainda não foram
condenados tem direito a voto, enquanto os condenados, não. Sua liberdade de
filiação política ou não, deve ser respeitada.
12)- Aproveite sua liberdade para escolher a forma que você
vai viver
No Brasil, cada um ainda pode viver como preferir! Você pode ter os passatempos que quiser, desde que
não descumpra a lei ou machuque alguém. O que as pessoas fazem no tempo livre
cabe somente à elas; banqueiros podem ser músicos amadores e eletricistas, podem
estudar arqueologia. As pessoas também, podem escolher como levar a vida, pois
não há um modo único e correto para fazer isso! É possível estar com quem
quiser e aproveitar quaisquer oportunidades que desejar, desde que respeite os
espaços dos demais e não infrinja as leis estabelecidas! Note que, embora você
possa viver como bem entender, ainda deve respeitar a lei e seguir as normas
legais.
13)- Não se acomode, mas se incomode! esteja sempre buscando melhorias!
Um aspecto importante
de viver o sonho americano é poder sustentar suas preferências individuais! Ser
um indivíduo significa ter princípios próprios e coragem para ir contra as
atitudes mais comuns, porém, não significa “nunca” aceitar ajuda de alguém.
Algumas tarefas são difíceis — quando não impossíveis — sem a ajuda de outras
pessoas! Nenhum indivíduo deve ser orgulhoso a ponto de pensar que pode fazer
tudo sozinho! Por exemplo, muitos empreendimentos geralmente surgem com o
empréstimos ou ajuda de amigos, famíliares, ou dos bancos.
14)- Seja inovador
A inovação tem sido
um dos valores mais apreciados do último século e ainda é atualmente. Inovar
geralmente tem relação com o crescimento continuado e sucesso de uma nação. Ser
um inovador de sucesso é uma via rápida para o crescimento pessoal, sucesso
material e reconhecimento do público. Por exemplo, inovadores famosos como
Henry Ford, Thomas Edison e Santos Dumont são lembrados hoje pode ter mudado o
mundo com o seu trabalho. Você não precisa ser um Santos Dumont dos dias atuais
para viver seu sonho. Mesmo as pequenas inovações do dia a dia tem valor e
podem melhorar sua vida. Por exemplo, encontrar um jeito novo e mais lucrativo
para o funcionamento da sua empresa, ou de seu emprego, pode fazer com que você
ganhe uma promoção, além de ser mais respeitado por seus colegas de trabalho.
15)-Melhore constantemente!
Há uma certa
propensão à busca pela educação e constante melhora. Ninguém nasce sabendo tudo
para ser bem-sucedido! Alcançar esse aperfeiçoamento forte e duro é um ponto
central no sonho americano — é essencial tentar ser melhor toda vez que houver
oportunidade. Seja aprender uma nova habilidade, praticar uma segunda língua
ou estudar estratégias de negócio — qualquer oportunidade de melhoria pode
fazer com que você se torne uma pessoa mais forte, mais versátil ou mais
produtiva! Abaixo estão alguns exemplos de como você pode fazer isso:
1)- Melhorar o
Condicionamento físico e saúde pessoal.
2)- Aprender técnicas
de venda e relacionamentos interpessoais.
3)- Estudar história
Geral.
4)- Aprender uma arte
marcial para defender-se.
5)- Dominar algum
tipo de atividade que goste.
16)- Tenha iniciativas de liderança
Não se intimidar ao
ter que confrontar os problemas que nos aparecem. Ser um líder significar tomar
a frente ter responsabilidades. Ter coragem para se candidatar à tarefas que
envolvem liderança, sejam pequenas ou grandes, podem ajudar você a fazer alguma
diferença no mundo, enquanto ganha reconhecimento. Uma ótima forma de se tornar
um líder é ter um cargo público e político. Você terá uma plataforma para
divulgar suas visões e, se vencer a eleição, poderá lutar pelas melhores mudanças que
você deseja ver na sociedade! Mesmo que você não ganhe, se a sua campanha atrair atenção
suficiente, ela pode remoldar o debate público ou persuadir outros a
considerarem suas visões! Você não precisa ser um membro do governo para ser um
líder em sua comunidade! Voluntariar-se para certos tipos de caridades ou até
mesmo trabalhos dentro da sua comunidade pode trazer a oportunidade que você
precisa para liderar outras pessoas.
17)- Tenha uma vida cívica ativa e consciente
Estamos em um país
que preza a democracia representativa. Quanto mais pessoas participarem nas
votações, mais fiel será a representação governamental em relação a população.
Por conta disso, é preciso votar. No entanto, essa não é a única forma de
participação. Por exemplo, um cidadão pode se juntar a um partido político,
caso ele se identifique com as ideias. É possível, também, começar um novo
partido, uma ONG,etc. Abaixo, estão mais algumas formas para se envolver nas
questões públicas:
1)- Participar de
debates ou fóruns de discussão.
2)- Organizar ou se
juntar a um protesto.
3)- Fazer doações de
seu tempo, bens, conhecimentos, e dinheiro, para uma causa política, social, ou religiosa de sua preferência!
18)- Suba, porém com dignidade, a escada social
Nada faz mais jus ao
sonho americano do que ascender socialmente. Não importa se você é pobre,
imigrante ou um cidadão com uma certa estabilidade — todo mundo tem a chance de
poder crescer e ganhar reconhecimento, desde que haja disposição para trabalhar
duro, ser criativo e ater-se aos seus valores pessoais. Embora, por razões
óbvias, seja impossível que todos sejam ricos e famosos, é possível chegar em
um ponto mais elevado do que o que você estava no início da sua carreira e ter
reconhecimento como um membro importante da sua comunidade local.Ao ascender
socialmente, você não deve se sentir intimidado ao ter que lidar com pessoas de
níveis sociais mais altos que o seu. O destino de uma pessoa deve ser
determinado por sua força de vontade e habilidade, em vez de um berço
privilegiado. Algumas pessoas nascem em berço de ouro, mas se você tiver a
capacidade de ascender socialmente, terá o mesmo direito de se ver igual à
elas.
19)- atenção! Procure inspirar-se em histórias de pessoas honestas e bem-sucedidas!
O sonho americano não
é fácil de se conseguir! É para todos, mas nem todos estão dispostos a conquista-lo, pois querem apenas o bônus sem ônus!
Como descrito acima, ter uma boa vida e viver como um
indivíduo livre e independente requer muito trabalho e responsabilidade! Se
você está tendo dificuldades para se motivar, leia histórias de ícones do
sucesso para se sentir mais estimulado. Muitas pessoas já foram capazes de
ganhar notoriedade do nada ou lutaram contra os costumes da sociedade para
buscar um país (ou até mesmo mundo) melhor. Abaixo, estão exemplos americanos de algumas
dessas pessoas:
1)- Andrew Carnegie:
um imigrante escocês pobre, Carnegie começou sua carreira como “menino da
bobina” em uma fábrica têxtil e se tornou um dos maiores donos de indústria de
todos os tempos!
2)- Susan B. Anthony:
ao liderar o movimento do sufrágio feminino, Anthony foi fundamental para
garantir o direito de voto às mulheres nos EUA.
3)- Jawed Karim: esse
imigrante, mais conhecido por ser co-fundador do You Tube, também ajudou a
montar o Pay Pal.
4)- Jay Z: Nascido
como Shawn Carter, esse ícone americano da música saiu de uma vida de crimes e
pobreza para se tornar uma das pessoas mais ricas e influentes da indústria
musical!
A influência do Iluminismo no Brasil deu-se principalmente pela
vertente francesa, a menos bem sucedida das três ideologias iluministas!
O leitor por certo já tem um certo conhecimento com o Iluminismo, movimento filosófico surgido no século 17, com
René Descartes e Isaac Newton, e que tomou a Europa (mas não só ela) no correr
do século 18, por isso chamado Século das "Luzes" (falsas, conforme 2 Coríntios 11,14), e estabeleceu um novo pacto
social onde foi influente.
Até que eclodisse, as sociedades europeias eram
sujeitas ao domínio da nobreza e da igreja, situação que viria a se modificar a
partir do desenvolvimento cultural propiciado pelo Renascimento e pela
influência crescente da burguesia, resvalando para o Iluminismo, a Revolução
Industrial, a Revolução Francesa e a Revolução Americana. O absolutismo
monárquico como forma de governo, o domínio do conhecimento pelo clero e o
mercantilismo na economia seriam postos em xeque pelas ideias iluministas de
Denis Diderot, de John Locke, de Voltaire, de Montesquieu, de Jean-Jacques
Rousseau, de Adam Smith, para citar os principais.
O apelo à razão, baseado nas descobertas relativas ao mundo
físico, vinham colocar a ciência em oposição à religião católica, então
dominante no mundo ocidental; o desejo do desenvolvimento e das melhores
condições de vida da população indicavam uma mudança nas formas de governo; o
mercantilismo, entendido apenas como troca de bens, estaria sob desafio do
liberalismo econômico, valorizando a produção primária que era vista
diferentemente, como geradora da riqueza. O Iluminismo traria profundas
modificações para a organização econômica, social e política da maioria das
nações mais ricas de então, e de suas relações umas com as outras ou com suas colônias.
A Religião e a Ciência disputariam no campo do conhecimento, ainda que alguns
filósofos, mais tarde (como Herbert Spencer), defendessem uma conciliação, em
que cada uma guardasse sua influência própria e tivessem um objetivo
comum.
As sociedades buscariam, por meio da razão, formas
de governo em que os benefícios da riqueza pudessem alcançar o maior número de
pessoas, e os governos limitassem sua atuação às ações mais próprias e
necessárias. Haveria a separação entre Igreja e Estado. O absolutismo estava
sob fogo cerrado. Foi uma enorme transformação, se pensarmos que, até a Idade
Média, os monarcas dispunham do poder de vida e morte sobre os súditos, e a
Igreja, via da Inquisição, tinha a faculdade até de punir com martírio e morte
os ditos hereges.
O Iluminismo impactou alguns monarcas (ditos déspotas
esclarecidos) como Frederico II, da Prússia, Catarina II da Rússia e o
português Marquês de Pombal, que, não satisfeito de separar Igreja e Estado,
acabou por expulsar os jesuítas de Portugal. E chegou até nossas plagas,
influenciando, por exemplo, a Inconfidência Mineira.
Ainda hoje, no Ocidente, é largamente adotada a repartição dos
poderes em Executivo, Legislativo e Judiciário, tal como preconizado por
Montesquieu, embora por vezes haja invasão da seara de um poder pelos dois
outros, que é extremamente incômodo, mas não raro de se ver!
A premiada historiadora americana Gertrude Himmelfarb (1922-2019),
entre outras especialidades uma estudiosa do período vitoriano inglês,
postulava que não existiu um Iluminismo, mas três:
-O francês,
que ela batiza de “Ideologia da Razão”,
-O Inglês, que chama de “Sociologia da
Virtude”,
-E o americano, como a “Política da Liberdade”.
Não se pode negar razão à
estudiosa! Embora as ideias iluministas fossem comuns
nas três nações, os matizes de sua implantação seriam um tanto diferentes. Os
franceses adotaram em suas mudanças políticas e sociais um rumo francamente
racional, afastando a influência da religião, das tradições e da economia. Já
nas transformações da Inglaterra, não se perdiam de vista as virtudes da
tradição, da vida familiar e da vida em sociedade, os usos e costumes
tradicionais. E os americanos fundariam seu desenvolvimento, a partir das
primeiras ideias constitucionais, no primado da liberdade.
Qual das
três vertentes do iluminismo melhor resultou para sua sociedade?
1)- Iluminismo francês: Republicano e "teoricamente!" adepto da liberdade, igualdade e fraternidade
A vertente
iluminista francesa, caracterizada pela crença de que a solução para os
problemas sociais residia apenas no raciocínio, não levava em conta a realidade
histórica e antropológica do homem (ferido pelo pecado original), teorizava sobre liberdade, igualdade, e fraternidade, entrou em confronto direto com a
religião. “Esmagar a infame (religião)”, dizia Voltaire.
Menosprezou, por
outro lado as pessoas comuns (chamadas, pelos
iluministas franceses, de “canaille” — ralé), vistas como incapazes de usar,
elevadamente, a razão e de serem devidamente educadas. Esse
movimento produziria a Revolução Francesa, marca mais famosa do Iluminismo, o
Terror e finalmente Napoleão, uma espécie de volta ao “Ancien Regime”. Pouco
restou além da separação da igreja do estado e a divisão dos poderes em legislativo, executivo, e judiciário.
2)- Iluminismo inglês:
Já o Iluminismo inglês teve na religião (principalmente no
Metodismo) um aliado para a melhoria das condições de vida da população,
considerava o senso moral como pertinente a todas as pessoas, por mais comuns
que fossem, e pensava na tradição familiar e nas virtudes da convivência como
meio de elevação social. Essa crença, sem dúvida, contribuiu para a
estabilidade institucional inglesa, e esses valores republicanos formaram as bases para outra variante iluminista, a americana!
3)- Iluminismo americano
O
Iluminismo americano, por sua vez, estabeleceu uma ordem política sobre o
primado da liberdade, em consonância com a ideia inglesa do cultivo das
virtudes públicas como sustentáculo social. Haveria uma separação
constitucional entre Igreja e Estado, mas a organização social americana seria
claramente pro-religião. E a liberdade ainda hoje é a grande inspiração do povo
americano! Foi quem melhor proveito tirou do arejamento cultural e social do
Iluminismo.
Influências das três correntes iluministas no Brasil
A influência do Iluminismo no Brasil deu-se principalmente pela
vertente francesa, a menos bem sucedida das três, pois o destino dos abastados da
Colônia sempre era Paris!
A
Inconfidência Mineira da década de 1780 e a Revolução Pernambucana de 1817 são
exemplos dessa influência iluminista no Brasil. A própria Proclamação da República deu-se inteiramente sob
a marca do positivismo, movimento francês de Augusto Comte, derivado
precisamente do Iluminismo francês, professado e assumido pelos militares e republicanos
brasileiros de então.
Fonte - https://www.jornalopcao.com.br/colunas-e-blogs/contraponto/iluminismo-americano-radicalizou-a-ideia-de-liberdade-o-frances-influenciou-o-brasil
Dicas finais:
1)- Não tenha medo de
tentar a sorte calculando seus riscos. Há uma grande rede, tanto pública quanto
privada para auxiliar.
2)- Aproveite o
sistema público educacional.
3)- Viva de acordo
com o que você ganha, e faça riscos calculados!
4)- Tenha objetivos
realistas! Se você quer ser o próximo Bill Gates, é melhor que você saiba algo
sobre computadores! Se você quer trabalhar com fossas… bom,acho que você entendeu a ideia!
5)- Você tem todo direito de buscar o sucesso e a felicidade, mas não há garantias, e nem sempre
o sucesso é felicidade garantida.
CONCLUSÃO
ATENÇÃO! "o pesadelo
americano" é muito parecido e similar ao sonho!
-Cuidado com os conselhos que você quer seguir! Do contrário, poderá seguir o caminho errado!
-Apenas aceite aconselhamento sobre casamentos
de casais felizes e que deram certo!
-Só ouça conselhos de sucesso de pessoas bem-sucedidas,
responsáveis, e honestas! Simples assim!
-----------------------------------------------------
CONFIRA NOSSO CATÁLOGO DE LIVROS: https://amzn.to/3vFWLq5
GOSTOU Do APOSTOLADO berakash? QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?
Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):
https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html
Shalom!
.............................................
APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura, questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:
filhodedeusshalom@gmail.com
+ Comentário. Deixe o seu! + 1 Comentário. Deixe o seu!
Isso mesmo: "Só ouça conselhos de sucesso de pessoas bem-sucedidas, responsáveis, e honestas!"
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.