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Dom Luiz Antonio Cipollini bispo de Marília é ameaçado por vândalos progressistas em sua Diocese

Written By Beraká - o blog da família on segunda-feira, 15 de dezembro de 2014 | 17:24



(foto com: Dom Luiz Antonio Cipollini bispo de Marília-SP)





Na diocese de Marília Estado de São Paulo, o seu bispo  diocesano Dom Luiz Antonio Cipollini, após os trâmites legais, inclusive com o parecer do Conselho de Presbíteros da diocese, e após ouvir os católicos da paróquia que desejaram se manifestar, após processo demorado de diálogo, inclusive com o padre a ser transferido, usando de suas prerrogativas, transferiu o padre Wilson Ramos para outra paróquia. A partir daí, instalou-se na paróquia e na cidade, uma revolta que adquiriu dimensão nacional no noticiário. Indo celebrar a missa e ministrar crisma a jovens da comunidade, o bispo foi desacatado durante a missa, vaiado, agredido com moeda jogada sobre o altar onde celebrava a Eucaristia.Após a missa o bispo somente pode deixar a igreja matriz, sitiada pelos "fiéis", escoltado pela polícia, pois os pneus de seu carro foram furados por estes "fiéis".






Ao longo da história da Igreja já se viram destas cenas!





Santo Agostinho na autobiografia espiritual, faz alusão ao episódio acontecido em 386 com Santo Ambrósio bispo de Milão (cf. Confissões IX,15). Cristãos hereges, seguidores do arianismo, heresia que negava a divindade de Cristo, após tentativas de assassinar S. Ambrósio, sitiaram a catedral repleta de fiéis para celebrar a Semana Santa. Eram auxiliados pela guarda imperial, mandada para pressionar o bispo por meio da imperatriz Justina, (que era ariana e mãe do imperador  Valentiniano II). Durante oito dias, S. Ambrósio resistiu com os fiéis que ficaram ao seu lado, dentro da catedral, rezaram e cantaram até que a polícia e os hereges se retirassem. A fé venceu a força da ignorância e a da violência!






No episódio de Marília, o bispo agiu com justiça e dentro de suas prerrogativas de bispo diocesano!






A transferência de pároco não é comum, mas o bispo pode fazê-lo conforme o direito eclesiástico (cf. câns. 1740-1747). Nem sempre são possíveis explicações públicas, às vezes para preservar o próprio padre. Jogar moedas no altar consagrado, enquanto é celebrada a missa é profanação! Assim como apupos, ameaça física a um ministro sagrado, precisando o mesmo recorrer à polícia para garantir sua integridade, incitação ao ódio e aversão ao bispo diocesano, são atos estes, passíveis de penalidade segundo o Direito Canônico (cf. câns. 1364-1377). Pela prática que tenho, um fato como este, pode começar com a revolta do povo, mas se não é alimentado pelo padre não vai avante! Aí entra o personalismo, vitimismo, imaturidade, calúnia (acusar o bispo de racismo), etc.





Porém, quais as lições a tirar de tudo isso? São muitas, limito-me a três:





1)- Por primeiro deve-se constatar a situação social, na qual a luta de classes permeou totalmente nossa cultura no Brasil. Do pobre contra rico, operário contra patrão, subalterno contra autoridade, passou-se à luta de todos contra todos: a violência tomou conta. A culpa não é da desigualdade social segundo sociólogos, temos melhorado neste ponto e a violência não para de crescer. Ninguém pode ser contrariado, não se pode dizer não a ninguém. Neste clima o que se espera de um bispo? Que siga sempre a maioria: é "democrático". Mesmo quando um pequeno grupo agressivo incita a maioria e manobra a situação. O bispo seria o que dá aval à opinião da "maioria". Mas a Igreja é democracia ou "koinonia"? Comunhão e participação de todos na Igreja são necessárias, mas levando-se em conta o carisma e competência de cada um, inclusive do bispo que é pai e pastor. Aliás, a figura do bispo como pai é apreciada para apoiar e acolher, raramente para corrigir! Os fiéis tem direitos, mas o bispo também!





2)-Uma outra lição que se pode tirar é que, a compreensão da figura do bispo na Igreja deixa ainda muito a desejar. Não há correta compreensão quanto ao seu carisma de presidência (ministerium regendi), na perspectiva da sucessão apostólica (cf. S. Clemente in Carta aos Coríntios – sec. I.). Na história da Igreja no Brasil percebe-se a paróquia e o pároco como figura central. No "paroquialismo" prescinde-se do Bispo (exceto para ordenar padres, nomeá-los e crismar fiéis), do Presbitério, e da Diocese como um todo. Basta a paróquia, na qual o pároco é o "papa, o bispo, o pároco" e mais alguma coisa. Assim, transferir um padre que achou graça diante dos fiéis, equivale a ameaçar a população, que passa a "raciocinar" com o emocional. A CNBB tem feito esforço para refletir sobre a paróquia, através de documento com título sugestivo: "Comunidade de comunidades: uma nova paróquia. A conversão Pastoral da paróquia." Tive a satisfação de participar da elaboração deste documento. Concluo ser mais que urgente praticá-lo, principalmente no que toca à conversão paroquial. Será que nossa Igreja conseguirá superar o paroquialismo?




3)- Por último aponto a dificuldade na formação dos futuros sacerdotes. Refiro-me não só à casa de formação, mas, ao curso de filosofia e teologia. É de se notar a dificuldade que os padres tem de, após a ordenação, cumprir o que prometem ao bispo: obediência na fé. Na fé, porque tudo depende da fé, em se tratando de obediência na sequela Christi. A Igreja é toda apostólica, os fiéis devem participar da missão em virtude do batismo, mas quem garante a apostolicidade da Igreja é o bispo (cf. LG 18). Assim como os arianos não acreditavam na divindade de Cristo, muitos não acreditam que o Cristo que o bispo representa é Filho de Deus. Veem somente a parte humana do representado, não há mistério da fé!Cristo é um homem como todos. Seu representante ocupa uma função, para a qual, nem precisaria, em tese, um sacramento (Ordenação). Este pensamento não é da Tradição católica, mas protestante. Dependendo do Curso de Teologia, e de como é ministrada a disciplina Teologia dos Sacramentos, os alunos saem com noção superficial dos fundamentos do presbiterado e episcopado.





O papa Francisco alertou recentemente:






"Nós bispos, temos a tentação de receber sem discernimento os jovens que se apresentam...Por favor, é preciso analisar bem o percurso das vocações" (L´Osservatore Romano ed. Port. 09.X.2014 p.2).





A má formação tanto dos leigos como dos seminaristas tem suas consequências práticas como se viu neste episódio!

 





Este tipo de episódio faz parte da vida dos bispos amigos da cruz e desejosos de cumprirem seu dever por amor a Cristo e à Igreja, e assim, "nos tornamos espetáculo do mundo, dos anjos e dos homens" (1Cor 4,9).O bispo tem dever de ouvir a todos até as penúltimas palavras, mas não deve abdicar de dizer a última. O bispo é o Pastor de sua Igreja, sinal de sua unidade, não pode se considerar mero moderador entre as instâncias da diocese. Deve agir "segundo seus direitos e deveres pessoais de governo que o comprometem a decidir pessoalmente segundo consciência e verdade e não com base no peso numérico dos conselheiros" (cf. Congregação para os Bispos in AS n.160). Diante de tudo isso, cada um tira conclusões que se completam! Enfim, o card. Martini recomenda ao bispo na pós-modernidade que tenha integridade, lealdade, misericórdia (cf. in O Bispo, Paulus, 2014, p.60).








O Cardeal Siri recomendava ao bispo cinco virtudes:





-Primeiro a paciência!


-Segundo a paciência!


-Terceiro a paciência!


-Quarto a paciência!


-E quinto: a paciência com os que pedem para ter paciência!




Até agora não consegui falar com o bispo de Marília, Dom Luiz Antonio Cipollini, mas em nome de Jesus desejo-lhe a PAZ, na unidade com todos os bons e verdadeiros fiéis e padres desta grande diocese.





Por: Dom Pedro Carlos Cipollini - Bispo de Amparo (SP) -  15 de Dezembro de 2014






Fonte:http://www.diocesedemarilia.org.br/artigos/bispos-do-brasil/18130-licoes-da-diocese-de-marilia






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Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

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