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As Procissões são ou não bíblicas? Ou será apenas pura invenção dos Católicos ?

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 4 de maio de 2014 | 21:37







ATENTEMOS PARA ESTAS PASSAGENS BÍBLICAS QUE FUNDAMENTAM A PROCISSÃO E A IMITAÇÃO DOS SANTOS





-Efésios 5,1:Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;


1 Cor 11,1: Sêde meus imitadores como eu sou de cristo 


-Hebreus 6,12: de modo que vocês não se tornem negligentes, mas imitem aqueles que, por meio da fé e da paciência, recebem a herança prometida.


-Hebreus 13,7: Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.


-Tiago 5, 10-11 Irmãos, tenham os profetas que falaram em nome do Senhor como exemplo de paciência diante do sofrimento.Como vocês sabem, nós consideramos BEATOS aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a perseverança de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia.


-Josué 6,6-9:Josué, filho de Nun, convocou os sacerdotes e disse-lhes: Levai a arca da aliança, e sete sacerdotes estejam diante dela tocando as trombetas.E disse em seguida ao povo: Avante! Dai volta à cidade, marchando os guerreiros diante da arca do Senhor.      Logo que Josué acabou de falar, os sete sacerdotes, levando as sete trombetas, retumbantes, puseram-se em PROCISSÃO diante do Senhor, tocando os seus instrumentos; e a arca da aliança do Senhor os seguiu.Marcharam os guerreiros diante dos sacerdotes que tocavam a trombeta, e à retaguarda seguia a arca; e durante toda a marcha ouvia-se o retinir das trombetas.


-NEEMIAS 12,31: Então fiz subir os príncipes de Judá sobre o muro, e ordenei dois grandes coros em procissão, um à mão direita sobre o muro do lado da porta do monturo.


-Lucas 19,36-38:Seguindo Jesus muitíssima gente estendia as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, e os espalhavam pelo caminho.E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!





AFINAL, A PROCISSÃO É ALGO ESTRANHO ÀS ESCRITURAS?














Em todas as Procissões Católicas o que vai a frente de toda elas é a Cruz Processional de bronze, uma alegação à serpente de bronze no deserto lembrado pelo próprio Cristo:






“E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo.E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna...”(João 3,14-16).




Portanto toda procissão é uma peregrinação de seguimento e imitação de Cristo, e ou uma recomendação explícita a seguir um exemplo ou imitação de seguimento de Cristo feito em perfeição ao Cristo Pobre, casto e obediente feito por um santo canonizado, bem como a virgem Maria, sua primeira dicípula, aquela que perseverou até o fim (Na Cruz e em Pentecostes).Os Salmos 120-134 formam um pequeno livreto, um saltério dentro do Saltério, que poderia ser intitulado:  SALTÉRIOS DAS PEREGRINAÇÕES E OU ROMARIAS À CASA DO SENHOR. Cada um destes Salmos tem semelhantemente o título de "Cântico de romagem" ou "Cântico das Subidas,”Poderiam ser cânticos sobre "subir" do cativeiro da Babilônia para Jerusalém ( Ver Esdras 7,9).Provavelmente, estes cânticos foram cantados por "peregrinos" subindo em procissões para Jerusalém, para as festas Judaicas no Templo.Vem à lembrança o Salmo 84, quando os Filhos de Coré cantam: 




"Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos!"  O salmista ali está longe da casa de Deus, com muitas saudades dos "átrios do Senhor”.





Estes quinze Salmos amplificam o tema dos peregrinos saudosos dos pátios de Deus.  Há um desejo intenso por parte dos "sem lar" de estarem "na Casa do Senhor" (134:1), porque é onde mora o Senhor (132:14). Portanto, o salmista está alegre "quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor" (122:1). Mas, antes que pudessem permanecer na casa de Deus, eles tinham que fazer uma PEREGRINAÇÃO, uma viagem cheia de perigos e armadilhas.  Esta viagem ficava deprimente, às vezes: 




"A nossa alma está saturada do escárnio dos que estão à sua vontade e do desprezo dos soberbos" (123:4).  Mas continuavam caminhando, sabendo que: "O nosso socorro está em o nome do Senhor, criador do céu e da terra" (124:8).





Por volta do ano 125 d.C., Aristides escreveu numa carta a um amigo:





"Se qualquer homem justo entre os cristãos passa deste mundo, eles se regozijam e oferecem graças a Deus, e acompanham em procissão o seu corpo com cânticos de agradecimento, como se ele estivesse partindo de um lugar para outro próximo."





Realmente precisamos fazer a peregrinação antes de ficarmos permanentemente na casa do Senhor. Como dizem os Salmos:





Nós, também, precisamos acampar "em Meseque" e habitar "nas tendas de Quedar"! (120:5). Ficamos desiludidos com este mundo e repetimos as palavras daqueles que estão cansados dos lábios mentirosos e da língua enganadora (120:2), fartos de morar tanto tempo com aqueles que odeiam a paz (120:6), enjoados das atitudes arrogantes daqueles que são demasiadamente orgulhosos para confiar em Deus (123:4); exaustos de "sendas tortuosas" (125:5).





Nós, também estamos acostumados a perguntar:




"De onde me virá o socorro?"  A resposta: "Do Senhor, que fez o céu e a terra" (121:1-2).  




Tentações e provações são a sina dos moradores da terra.  Mas para aqueles cujos corações estão postos na peregrinação, estas mudanças induzem-nos a concentrar nossa atenção diretamente no Senhor que fez o céu e a terra.  Assim, aguardamos o Senhor e temos esperança no Senhor e em sua palavra (130:5, 6), e gozamos a vida simples de um peregrino (131:13).  Um espírito quieto e calmo prevalece, porque, apesar do tumulto à nossa volta, Deus ainda está no céu.  Então:  "Entremos na sua morada, adoremos ante estrado de seus pés" (132:7).Pagamos o preço por nos tornarmos estrangeiros na terra, mas podemos gozar o preço porque sabemos que grandes cousas o Senhor tem feito; "por isso, estamos alegres"(126:3). 




Semeamos em lágrimas aqui, mas colheremos em alegria.  "Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes" (126:6). 











Nosso propósito, aqui, é semear, às vezes em lágrimas.  A colheita virá mais tarde.  Mas o saber que colheremos alegra-nos agora.  Por isso mesmo agora podemos saborear um pouco do que estaremos fazendo em toda a eternidade:  estar "na Casa do Senhor", erguer nossas "mãos para o santuário", e bendizer ao Senhor (134:1-2).












Este portanto é o significado das procissões: 







Seguimento do Cristo Pobre, casto, e obediente, bem como seguir o exemplo daqueles que o imitaram perfeitamente.E como somos Igreja Peregrina, estamos ainda a caminho em procissão a casa do Senhor que fez o Céu e a terra.







Amados irmãos em Cristo, não tenho a intenção de passar-se como voz oficial da Igreja Católica, caso aconteça alguma falha no meu ensinamento,a exemplo de São Tomás de Aquino,digo: “Se, por ignorância, fiz o contrário, revogo tudo e submeto todos meus escritos ao julgamento da Santa Igreja Romana" (Santo Tomás de Aquino).








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7 de maio de 2014 às 12:01

Infelizmente na maioria das procissões do santos não levam mais a cruz processional.

Anônimo
18 de dezembro de 2024 às 12:22

Este portanto é o significado das procissões:







Seguimento do Cristo Pobre, casto, e obediente, bem como seguir o exemplo daqueles que o imitaram perfeitamente.E como somos Igreja Peregrina, estamos ainda a caminho em procissão a casa do Senhor que fez o Céu e a terra.

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Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

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