O Nome desta obra (foto acima), em Porcelana do Séc. XVII é: "O Tempo mostra a verdade", de Louis Simon Boizot.
Nesta vida há bastante luz para quem quiser crer e bastante escuridão para quem não quiser crer. Deus deixa entrever de si mesmo o suficiente para que, pela fé, o homem seja impelido a ocupar-se do homem.Deus esconde-se para que o homem não fique tão deslumbrado pelo céu a ponto de desinteressar-se da terra.Deus está escondido porque nos ama. Porque Ele respeita a nossa liberdade. Se Deus fosse evidente estaríamos obrigados a acreditar Nele, mas não, Ele esconde-se, assim desafia-nos para uma relação de liberdade.
Deus está escondido porque é misericordioso. Deus pôs uma aparência de probabilidade nas dúvidas que assaltam a inteligência humana. Aos olhos de Deus, era necessário que a solução contrária à fé, a incredulidade, conservasse uma verosimilhança para deixar completa liberdade de ação à Sua misericórdia. Deus é escondido porque é uma Pessoa. Ele é "a Pessoa" por excelência. Uma pessoa a descobrir e conhecer, como nenhuma outra.
A experiência concreta
Para muita gente, se Deus existe é um Deus maus e castigador, pois o mal, a miséria que desde sempre angustia o mundo, acusa-o. É um Deus sem rosto. Um Deus afastado. Um Deus construído pela inteligência humana, mas este Deus não é o Deus de Abraão e de Jesus Cristo. Jesus revelou um Deus completamente diferente. Não um Deus omnipotente, mas um Deus que ama.Em Jesus, Deus continua o seu ocultamento, pois Ele não se deixa manipular pela inteligência humana. Ele é o Deus "sempre diferente", está sempre além do que homens podem imaginar ou pensar.
Do escondimento de Deus ao escondimento do homem:
Uma procura escondida. Os grandes cristãos foram pessoas humildes que procuraram esconder-se. Bento se escondeu no vale de Subiaco; Francisco, em Carceri, fora de Assis; Inácio, na gruta de Manresa; e Teresinha, no Carmelo de Lisieux. Sempre que ouvimos falar dos santos, deparamos com o profundo desejo de escondimento, de reclusão. Esquecemos isto facilmente, mas Paulo também viveu no deserto durante dois anos antes de começar sua missão de pregação. É muito importante percebermos isso. A maior parte da ação de Deus neste mundo passa despercebida porque Ele actua no segredo dos corações que se abrem à sua graça.É verdade que várias pessoas que, actualmente, se tornaram extremamente conhecidas como grandes santos ou cristãos influentes: Madre Teresa de Calcutá; dom Romero, Padre Pio… mas a maior parte do trabalho de Deus neste mundo passa completamente despercebida.O escondimento de Deus é um mistério difícil de entender. Neste mundo só é compreensível e considerando importante o que tem uma grande notoriedade, o que tem muito dinheiro; pois ter dinheiro significa ter poder; e o poder facilmente cria a ilusão de importância.Contudo, as coisas mais importantes da nossa vida aconteceram em segredo, no escondimento. O nascimento começa na reclusão do útero; as experiências que determinam a nossa vida acontecem no isolamento da família. A semente cresce na reclusão da terra e o ovo é chocado na reclusão do ninho.Muitas discussões sobre Deus tomam isto como ponto de partida: Deus tem de se justificar a si mesmo: "Se esse seu Deus realmente existe, então por que ele não torna mais visível a sua omnipotência neste nosso mundo caótico?"Deus é chamado – por assim dizer - a prestar contas da sua atuação e, ironicamente, á convidado a provar, pelo menos uma vez, que realmente existe.
Jesus também foi solicitado a descer da cruz, mas Ele ficou lá pregado, pois não havia outra possibilidade para revelar que Deus é AMOR. Não é à toa que se diz que "Deus é professor mais paciente do mundo, tem a eternidade inteira para nos ensinar"...
------------------------------------------------------
APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:
filhodedeusshalom@gmail.com
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.