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domingo, 28 de janeiro de 2018

Todo ponto de vista sempre a vista de um ponto, e sob uma ótica pessoal





“Examinai todas as evidências, retende o que é bom, e afastai-vos de toda a forma de mal...” ( I Tessal. 5,21-22)








Ler significa reler e compreender, interpretar. Cada um lê com os olhos que tem, e  interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é sua visão de mundo. Isso faz necessário da leitura sempre uma releitura. A cabeça  pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender, é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer: como alguém vive, com quem convive, que experiências tem, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e que esperanças o animam. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação. Cada um lê e relê com os olhos que tem. Porque compreende e interpreta a partir do mundo em que habita.Importante também é ressaltar o enfoque positivo que ele dá à dualidade (não dualismo), como fator essencial para a compreensão da complexidade do universo. Nessa realidade as partes se articulam e se inter-relacionam, "dando origem a um sistema dinâmico e INTEGRAL, não reducionista e polarizado, mas sempre aberto a novas sínteses. Precisamos crescer humanamente, trabalhando as nossas dimensões de águia e galinha. O importante é o equilíbrio entre elas, é saber usá-las, pois ambas são importantes − por um lado, a abertura para a vida, os sonhos a serem realizados como projeto de vida, por outro, as limitações do mundo concreto, o ser histórico, enraizado no cotidiano. O importante é o equilíbrio entre elas, é saber usá-las, pois as várias visões de ponto de vista são importantes. Por um lado, a abertura para a vida, os sonhos a serem realizados como projeto de vida, por outro, as limitações do mundo concreto, o ser histórico, enraizado no cotidiano.




A propósito do valor e da função salvífica das tradições religiosas:





“Segundo a doutrina católica, deve-se pensar que “tudo quanto o Espírito opera no coração dos homens e na história dos povos, nas culturas e religiões, assume um papel de preparação evangélica (cf. Concílio Ecuménico Vaticano II, Constituição dogmática sobre a Igreja Lumen gentium”. Portanto, é legítimo defender que o Espírito Santo realiza a salvação nos não-cristãos também mediante os elementos de verdade e de bondade presentes nas várias religiões; mas não tem qualquer fundamento na teologia católica considerar estas religiões, enquanto tais, caminhos de salvação, até porque nelas existem lacunas, insuficiências e erros, que dizem respeito a verdades fundamentais sobre Deus, o homem e o mundo. Além disso, o facto de que os elementos de verdade e de bondade presentes nas várias religiões possam preparar os povos e as culturas para aceitarem o evento salvífico de Jesus Cristo não comporta que os textos sagrados das outras religiões possam considerar-se complementares do Antigo Testamento, que é a preparação imediata para o próprio evento de Cristo.” Durante a Audiência de 19 de Janeiro de 2001, à luz dos ulteriores desenvolvimentos, o Sumo Pontífice João Paulo II confirmou a sua aprovação da presente Notificação, decidida na Sessão Ordinária desta Congregação, e ordenou a sua publicação.




Roma, Sede da Congregação para a Doutrina da Fé, 24 de Janeiro de 2001, memória de São Francisco de Sales.




JOSEPH Card. RATZINGER - Prefeito




D. TARCÍSIO BERTONE, S.D.B. - Secretário







CONCLUSÃO:




Nossa missão e ampliar a capacidade de leitura de mundo de forma mais integral, contribuindo para a construção coletiva de um mundo mais justo e solidário e tolerante para todos, diminuindo, desta forma, a rivalidade e o preconceito que só nos impedem de melhorar nosso papel de protagonistas em um mundo plural e não uniforme.






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