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sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Para que servem os "sete sacramentos ordenados diretamente por Jesus?"




Não se pode fantasiar o valor e eficácia sacramental, como se fosse um rito mágico ou um amuleto, supersticioso. A civilização tecnicista de hoje dificulta a compreensão dos símbolos e da dimensão transcendente das coisas. Muitas vezes os sacramentos são banalizados, mas, para que produzam na pessoa todo o fruto que podem produzir, é muito importante compreendê-los bem. Deus se expressa em categorias humanas, por meio de elementos sensíveis e perceptíveis para a pessoa, que está formada de corpo e alma. E Ele quis utilizar tais elementos para dar a sua graça aos que não a têm, ou aumentá-la nos que já a possuem.




No entanto, infelizmente, os sacramentos são recebidos frequentemente sem as disposições necessárias para aproveitar todos os seus frutos e muitas pessoas têm dificuldade para compreender seu sentido! 



Em seu livro “A náusea”, por exemplo, o filósofo Jean-Paul Sartre oferece um pobre olhar sobre a Eucaristia, ao escrever que, “nas igrejas, à luz dos círios, um homem bebe vinho na frente de mulheres ajoelhadas”. Só quem adere de coração à Igreja, só quem se deixa ensinar por ela e cresce nela, poderá se apropriar plenamente da riqueza dos sacramentos.




Os sete sacramentos formam um organismo no qual cada um tem seu lugar vital! 



Ainda que a Eucaristia ocupe um lugar único,o sacramento dos sacramentos, porque todos os outros estão ordenados a ela como ao seu fim, segundo São Tomás de Aquino. 



Cristo age nos fiéis de diversas maneiras, por meio dos sete sacramentos: 



1)-Pelo Batismo, assume-os em seu próprio Corpo, comunicando-lhes no Espírito a filiação divina. 

2)-Pela Crisma, fortalece-os no mesmo Espírito, para que possam confessá-lo diante dos homens.

3)-Pela Confissão, perdoa os pecados e os vai curando de suas doenças espirituais. 

4)-Pela Unção dos Enfermos, conforta os doentes e moribundos.

5)-Pela Ordem, consagra alguns para que, em seu nome, preguem, guiem e santifiquem o seu povo.

6)-Pelo Matrimônio, purifica, eleva e fortalece o amor conjugal do homem e da mulher. 

7)-Todo este sistema mana e se volta para Eucaristia, que contém o próprio Cristo.




Quem quer colocar-se em contato com a carne de Cristo, portanto, basta que se aproxime dos sacramentos da Igreja! 




Para ganhar fruto, porém, mais do que simplesmente recebê-los, é preciso fazê-lo com fé, assim como a hemorroíssa do Evangelho tocou com confiança a fímbria do manto de Cristo (Jo 5, 25-34). 



Os sacramentos são sinais visiveis verdadeiramente eficazes da graça invisísel e sobrenatural de Deus, mas só geram frutos na vida daqueles que se abrem dócil e generosamente à ação divina, ou seja, sem a fé e  as disposições necessárias, é considera-los meros amuletos supersticiosos, e sem eficácia na vida de quem os recebe.







Os sete sacramentos foram instituidos e ordenados diretamente por Jesus Cristo, assim nos revela as escrituras:


1)-O Batismo


Jesus ordena o batismo como missão da igreja:Mateus 28,19-20

A preparação do batismo de João: Mc 1,4.8; At 1,5; 11,16; 19,4.

Abrange todo gênero humano: Mt 28,19; Mc 16,15-16; Lc 24,47; At 2,38.

Válido somente se administrado em nome da Santíssima Trindade: Mt 28,19.

Batizados na morte de Cristo: Rm 6,3.

Batizados para uma nova vida: Rm 6,4; Tt 3,5.

Com água e o Espírito Santo: Jo 3,5; Ef 5,26; Tt 3,5.

É administrado pelos discípulos de Cristo: Jo 4,2.

É necessário: Mc 16,16; Jo 3,5.

É nossa garantia de ressurreição: Rm 6,3-5; 1Cor 15,29.

É para nossa justificação: 1Cor 6,11.

É para nossa redenção: 1Jo 5,6.

É para nossa santificação: 1Cor 6,11; Ef 5,26.

É um presente gratuito de Deus: Tt 3,5; João 15:16-17 

Há um só batismo: Ef 4,5.

Perdoa os pecados: At 2,38; 22,16; 1Pd 3,21.

Prefigurado no AT: Ez 36,25; 1Pd 3,20-21.

 


 

2) Confirmação ou Crisma



É conferido pela imposição das mãos: At 8,17; 19,6.

É distinto do Batismo: At 8,15.

Envolve o Espírito Santo: Jo 14,17; At 2,4; 10,44.

Foi prometido por Cristo: Jo 14,16.26; 15,26.

Recebido antes do Batismo: At 10,44.

Recebido após o Batismo: At 2,38; 8,14-17; 19,5-6.

Autoridade dada ao espíscopo Pedro: Lucas 22,31-32

 



3)-Reconciliação (Confissão,ou, Penitência)

 


Os fundamentos para uma CONFISSÃO PERFEITA: Arrependimento, confissão e reparação do dano causado. Se o protestante se confessa diretamente a Deus,como saber se ele fez a reparação? Neste caso a Confissão Católica é superior e mais corretiva!

 

 

A Penitência reconcilia o pecador com a comunidade de crentes: 2Cor 2,5-8.18

A Reconciliação foi instituída por Cristo: Jo 20,22-23.

A Reconciliação provém de Cristo Rm 5,11; Cl 1,20; Hb 1,3.

Cristo tem o poder de perdoar os pecados: Mt 9,6; Mc 2,10; Lc 5,24; Cl 3,13.

Deus perdoa os pecados: Mc 2,7; Lc 5,21.

Há graus de pecado (mortal e venial): 1Jo 5,16.

Se conforme a vontade de Deus,o que se liga na terra, se liga no Céu: Mt 18,18.

Ministério da Reconciliação é dado aos apóstolos: 2Cor 5,18.

O perdão é de Cristo através da igreja e seu ministro ordenado:2Cor 2,10.

O poder de perdoar é delegado por Cristo: Jo 20,23; 2Cor 5,18.


 

4)-A Eucaristia



Apenas as espécies do pão e do vinho podem ser consagradas: Lc 24,30; Jo 6,51.57-58; At 20,7; 1Cor 10,17; 11,27.

Chamada "a Ceia do Senhor": 1Cor 11,20.

Chamada "ágape" (=festa do amor): Judas 1,12.

Chamada "Fração do Pão": At 2,42.

Comemoração do Calvário: Mt 26,28; Lc 22,19-20; 1Cor 10,16; 11,25-26.

Cristo está realmente presente nela: Mt 26,26; Lc 22,19-20; Jo 6,35.41.51-58; 1Cor 11,27-29.

Discurso sobre a Eucaristia: Jo 6,32-58.

Fonte de vida divina: Jo 6,27.33.50-51.58; 1Cor 11,30.

Instituída por Cristo: Mt 26,26-29; Mc 14,22; Lc 22,15-20; 1Cor 11,23-25.

"Isto É o meu Corpo... Isto É o meu Sangue": Mt 26,26-27; Mc 14,22.24; Lc 22,19-20; 1Cor 10,24-25.

Jesus é o Pão da Vida: Jo 6,35.41.48.51.

Nos une a Cristo: At 2,42; Rm 12,5; 1Cor 10,17.

Prometida por Cristo: Jo 6,27-59.

Sérias consequências de pecar contra a eucaristia: 1Cor 11,26-30.

 

 

5)-Unção dos Enfermos



Administrado em nome do Senhor somente pelo presbítero(ancião): Tg 5,14-15

Recebido com oração de fé; perdoa pecados Tg 5,15.

Jesus ordenou usar do óleo para a cura: Mc 6,13

 

 

6)-Sagradas Ordens




Consagração dos Apóstolos: Jo 20,22.

Deveres e funções dos sacerdotes no AT: Dt 33,7-11.

Funções dos sacerdotes: Ml 1,11; Mt 28,19; Jo 20,23; 1Cor 11,24; Tg 5,14.

É o chamado dos Apóstolos: Mt 10,1; 16,16-19; Lc 6,13; 22,32; Jo 21,15-17.

Graus de autoridade: 1Cor 12,28; Ef 4,11; 1Ts 5,12; Tg 3,1.

Melquisedec se aproximava de Cristo: Sl 110,4; Hb 5,6.10; 6,20.

O sacerdócio de Cristo foi perfeito: Hb 3,1-4; 7,27; 8,4-6; 9,12-14.25; 10,5.

O sacerdócio de Melquisedec foi superior ao de Aarão: Hb 7,1-17; 8,1-13.

Orar para despertar vocações sacerdotais: Mt 9,37-38; Lc 10,2.

Os Apóstolos são enviados: Mt 28,19; Mc 16,15; Lc 24,47; Jo 20,21.

Sacerdócio dos fiéis (não ministérial): Ef 2,19-20; 1Pd 2,5.9.

Sacerdócio no NT: Rm 15,16.

Transmissão do sacerdócio: 1Tm 4,14; 5,22; 2Tm 1,6; Tt 1,5.

Jesus institui essa ordenança sacerdotal (mediação) aos 12 apóstolos na Santa Ceia ( Lucas 22,19)

 



7)- Matrimônio



Jesus ratifica (confirma) e eleva o casamento (união de um homem a uma mulher) a condição de Sacramento:Mateus 19,5-6

A continência é aconselhada para curtos períodos: 1Cor 7,1-5.

A morte dissolve o matrimônio: Rm 7,2; 1Cor 7,39.

A união é sagrada: 1Cor 7,13-14; Ef 5,25-26.

Duas pessoas em uma só carne: Gn 2,23-24; Mt 19,3-6; Ef 5,31.

É para a procriação de filhos: Gn 1,28.

O casamento é como Cristo e sua Igreja: Ef 5,21-23.

O celibato é superior: Mt 19,12; 1Cor 7,8.25.38.

O divórcio não é permitido: Mt 5,32; 19,9; Mc 10,2-12; Lc 16,18; 1Cor 7,10.

Ordenado por Deus: Gn 1,28; 2,18; Tb 8,5-7; Mt 19,6.

Os filhos são a bênção de Deus: Gn 24,60; 30,1-3; Sl 127,3: 1Sm 1,6; Lc 1,25.

Respeito mútuo: 1Cor 7,4; Ef 5,21-25.33; Cl 3,18-19.





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