“Eu te conjuro em presença de Deus e de Jesus Cristo, que há
de julgar os vivos e os mortos, por sua aparição e por seu Reino: prega a
palavra, insiste oportuna e importunamente, repreende, ameaça, exorta com toda
paciência e empenho de instruir. Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades,
ajustarão mestres para si.” (2 Tm 4,1-3)
São
Tomás de Aquino escreveu:
“Foi muitíssimo conveniente
ter Cristo sofrido a morte numa cruz, e justifica isto em sete sentenças
teológicas”:
1)- Primeiro, como um
exemplo de virtude. É o que diz Agostinho: “A sabedoria de Deus tornou-se homem
para nos dar exemplo de honestidade de vida. É próprio, porém, da vida honesta
não temer o que não deve ser temido. Há, contudo, homens que, embora não tenham
medo da morte em si, tem horror a um determinado tipo de morte. Assim, para que
o homem de vida honesta não temesse nenhum tipo de morte, teve de lhe ser
mostrado na cruz qual a morte daquele homem, pois entre todos os gêneros de
morte nenhum foi mais execrável e temível que esse”.
2)- Segundo, porque esse
tipo de morte era de máxima conveniência para satisfazer o pecado de nosso
primeiro pai, pecado que consistiu em ter ele comido o fruto da árvore
proibida, contrariando a ordem de Deus. Assim, foi conveniente que Cristo, a
fim de dar satisfação por esse pecado, suportasse ser ele próprio afligido no
madeiro, como quem restitui o que Adão roubara, segundo o que diz o Salmo 68:
“Então pagarei o que não roubei” (v. 5). Por isso, diz Agostinho: “Adão desprezou
uma ordem ao colher o fruto da árvore, mas o que Adão perdeu, Cristo o adquiriu
na cruz”.
3)- Terceiro, porque, como
diz São João Crisóstomo: “Sofreu no alto do madeiro e não dentro de casa, mas
fora (Universalidade da Salvação em Cristo), a fim de purificar até mesmo a
natureza do ar. Mas também a terra (inteira)sentia os efeitos desse benefício,
limpa que era pelo gotejar do sangue a escorrer de seu lado”. E a respeito do
que diz o Evangelho de João: “É preciso que o Filho do Homem seja levantado”
(3, 14) observa Teofilato: “ao ouvires ‘que seja levantado’, deves entender que
foi elevado para o alto, a fim de que santificasse o ar aquele que santificara
a terra, ao caminhar sobre ela”.
4)- Quarto, porque, por ter
morrido no alto da cruz, prepara-nos a subida ao céu, como diz Crisóstomo. Daí
ter dito o próprio Cristo conforme o Evangelho de João: “Se for elevado da
terra, atrairei a mim todos os homens” (12, 32-33).
5)- Quinto, porque essa
morte é adequada à completa salvação do mundo inteiro. Por isso, diz Gregório
de Nissa: “A representação da cruz, que se estende por quatro extremidades a
partir de um ponto de união central, significa o universal poder e providência
daquele que nela está pendente”. E também Crisóstomo afirma de Cristo na cruz:
“Morre de braços abertos, a fim de atrair com uma das mãos o povo antigo e com
a outra os que ainda são pagãos”.
6)- Sexto motivo: porque,
por esse tipo de morte, designam-se várias virtudes. Assim, afirma Agostinho:
“Não foi em vão que escolheu esse tipo de morte a fim de se mostrar mestre da
largura e da altura, do comprimento e da profundidade”, das quais fala o
Apóstolo ( Ef 3,16-19). “A largura está representada no madeiro que se apóia
transversalmente na parte de cima; refere-se às boas obras porque nele é que se
estendem os braços. O comprimento, no tronco que desce da travessa até o chão;
nele de certo modo está apoiado, ou seja, mantém-se estável e firme, o que é
próprio da longanimidade. A altura está naquela parte do madeiro que se eleva
acima da parte transversal, ou seja, onde está a cabeça do crucificado; é a
suprema expectativa dos que têm justa esperança. Já a parte do madeiro oculta e
fincada na terra e de onde se levanta toda a estrutura significa a profundidade
da graça gratuita”. E como diz Agostinho no comentário ao Evangelho de João, “o
madeiro no qual estavam pregados os membros do padecente foi igualmente a
cátedra do mestre a ensinar”.
7)- Sétimo, porque esse
gênero de morte corresponde a muitas figuras. Como diz Agostinho: “Uma arca de
madeira salvou o gênero humano do dilúvio das águas; ao se afastar o povo de
Deus do Egito, Moisés dividiu o mar com o bastão, vencendo o Faraó e redimindo
o povo de Deus; o mesmo bastão Moisés lançou às águas, e de salgadas as tornou
doces; com esse bastão faz jorrar da rocha espiritual uma água salutar; e, para
vencer Amalec, Moisés mantém os braços abertos ao longo do bastão; e a lei de
Deus é posta na arca de madeira do Testamento; de modo que, por tudo isso, como
que por degraus, se chegasse ao madeiro da cruz”.
“LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR
JESUS CRISTO”
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Não foi a carne mas o Espírito que revelou isto!
ResponderExcluirSétimo, porque esse gênero de morte corresponde a muitas figuras. Como diz Agostinho: “Uma arca de madeira salvou o gênero humano do dilúvio das águas; ao se afastar o povo de Deus do Egito, Moisés dividiu o mar com o bastão, vencendo o Faraó e redimindo o povo de Deus; o mesmo bastão Moisés lançou às águas, e de salgadas as tornou doces; com esse bastão faz jorrar da rocha espiritual uma água salutar; e, para vencer Amalec, Moisés mantém os braços abertos ao longo do bastão; e a lei de Deus é posta na arca de madeira do Testamento; de modo que, por tudo isso, como que por degraus, se chegasse ao madeiro da cruz”.
Lucineide - MG