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A alma espiritual é imortal? Os animais
também têm alma? O que a Bíblia diz sobre isso? O que a tradição dos primeiros
Cristãos e doutores da Igreja dizem sobre esta temática?
Uma pessoa é composta unicamente de um corpo físico e uma
alma espiritual.
O corpo é o físico: carne-sangue, os órgãos do corpo humano, enfim, a “couraça”
que funciona como uma casa para a alma espiritual e psíquica. A
alma psíquica e espiritual é a parte imaterial do homem: a mente, os
sentimentos, a vontade, inteligência, memória, etc. Na morte a alma
espiritual deixa o corpo e continua a viver conscientemente para sempre no céu
ou no inferno, ou temporariamente no fogo do purgatório para cumprir por um
tempo designado por Deus, a purificação para entrar no Céu, pois lá nada de
impuro pode entrar.(Apoc 21,27).O
significado da palavra hebreia (“nephesh”), traduzida como “alma” na Bíblia, é
essência da vida, o ato de respirar, tomar fôlego. O sistema Hebreu de
pensamento não inclui a combinação ou oposição do “corpo” e “alma” da qual são
de fato origens latinas e Gregas.“Nephesh” (ou “Psuchi” no Novo Testamento
grego), alma, é, de acordo com a Palavra de Deus simplesmente um fôlego da
vida. Gênesis 2:7 demonstra esta verdade claramente em Gênesis 2,7 - E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas
o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. [“nephesh” em hebraico].Veja que a Palavra não fala da alma como algo separado do corpo. “O homem foi
feito alma vivente.” Cada um de nós que respiramos hoje é uma alma vivente.
Quando dermos nosso último suspiro, não mais seremos almas viventes.Se
adotarmos a definição que a Palavra de Deus nos dá para alma e não a versão “greco-latina”,não
teremos então problemas quando entendermos que animais também tem alma,
conforme podemos constatar em Gênesis 1,20-21: “E disse Deus:
Produzam as águas abundantemente répteis
de alma vivente [nephesh, alma]; e voem as aves sobre a face da expansão
dos céus. E Deus criou as grandes baleias, e
todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram
conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu
Deus que era bom.”
E em Gênesis 1,29-30: “E disse Deus: Eis
que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a
terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para
mantimento. E a todo o animal da terra,
e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente
[nephesh em hebraico], toda a erva verde será para mantimento; e assim
foi.” Obviamente não há nada metafísico na alma. Qualquer ser que respira, seja homem
ou animal, é uma alma vivente. De onde vem então esta crença da imortalidade da
alma? Isto é algo que veremos a seguir na marcha ascendente da revelação, feita
pela própria escritura, e corretamente interpretada e transmitida pela Igreja
ao longo de sua história. Igreja esta, que é coluna e sustentáculo da
verdade (I Tim3,15). É
preciso saber que o corpo sem a alma é inerte. A alma precisa do corpo para
expressar sua vida funcional e racional. A alma é identificada no hebraico do Velho
Testamento por nephesh e no
grego do Novo Testamento por psiquê.
Esses termos indicam a vida física e racional do homem. Os vários
sentidos da palavra alma na Bíblia, como sangue, coração, vida animal, pessoa
física; devem ser interpretados segundo o contexto da escritura em que está
contida a palavra “alma”. De modo geral, em relação ao homem, a alma é aquele
princípio inteligente que anima o corpo e usa os órgãos e seus sentidos físicos
como agentes na exploração das coisas materiais, para expressar-se e
comunicar-se com o mundo exterior. O
espírito no hebraico, é ruach,
ou nephesh, e no grego, pneuma.
O espírito do homem não é simples sopro ou fôlego, é vida imortal (Ecle 12,7;
Lc 20,37; 1Co 15,53; Dn 12,2). O espírito é o princípio ativo de nossa vida
espiritual, religiosa e imortal. É o elemento de comunicação entre Deus e o homem.
Um
antigo ensino Cristão, afirma que “corpo, alma e espírito não são outra coisa
que a base real dos três elementos do homem: consciência do mundo externo,
consciência própria e consciência de Deus”. Ao
contrário dos animais, o ser humano tem uma "alma espiritual imortal", já os
animais apenas a alma psíquica, que morre com eles. O homem foi criado e modelado
diretamente pela Trindade ao dizer: Façamos o homem nossa imagem e semelhança.
Já aos animais, dizia apenas faça-se (Gn 1,16-26; Gn 2,7) e dEle recebeu o
fôlego de vida, o que não aconteceu com os animais. Além disso, o homem
também foi criado à imagem e semelhança de Deus, com capacidade de pensar, sentir
e querer. Assim o homem, ao contrário dos animais, consegue viver no hoje,
pensar no ontem, planejar o amanhã, e refletir sobre seus atos pessoais e
comunitários. A razão de ser e a missão do homem também, é diferente da dos
animais no plano da criação! Os animais, e com eles toda a criação, existem para mostrar a grandeza de Deus
e proclamar a glória do Senhor enquanto alegram o coração dos homens e servem
para seu proveito (Gn 1,28; Gn 9,3; Sl 8,6-7). O homem, porém, foi criado por
Deus à Sua imagem. Essa criação à imagem e semelhança de Deus define a tarefa
dos seres humanos, ou seja, ter comunhão com o seu Criador e viver para a Sua
glória, louvor e adoração (Gn 3.9; Sl 8,4-5; 1 Jo 1,3; Tg 3,9).Portanto, existe
uma enorme diferença entre homens e animais: o homem foi criado para Deus, o
animal para o homem. Além disso, os animais são destinados apenas para o tempo
presente enquanto o homem está destinado para a eternidade. Pois, em contraste
com os animais, como já dissemos, Deus soprou o fôlego de vida nas narinas do
homem (Gn 2,7). O fôlego de vida soprado por Deus fez do homem um indivíduo
único, predestinado para a eternidade. Isso demonstra a honra e responsabilidade
do ser humano para com seu amoroso e misterioso Criador.Em
Gênesis 39 vemos Deus chamando à responsabilidade o homem caído em pecado: "E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe
perguntou: Onde estás?" De nós Ele também exige prestação de contas,
como está escrito em Eclesiastes 12,14:"Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão
escondidas, quer sejam boas, quer sejam más." Eclesiastes 12,14. Nossa
morte não encerra nem acaba com tudo. A Bíblia ensina que nossa personalidade
não deixará de existir (Lc 16,19-31; Hb 10,31). Por essa razão, as Sagradas
Escrituras nos exortam com insistência a reconhecermos hoje a nossa
responsabilidade. Sobre nosso estado depois da morte a Bíblia diz: “Aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o
juízo" (Hb 9,27).Do contrário, por qual motivo os mártires deram suas vidas se não por uma vida, recompensa ou condenação pós morte?
Para entendermos melhor, acompanhemos as refutações
acompanhadas de Estudo TEOLÓGICO, que esclarecem as indagações de um Cristão
com dúvidas:
1)- INDAGAÇÃO: A imortalidade da alma foi concedida ao homem na Criação,
e, no caso se tratava da imortalidade do corpo, da alma ou do espírito? O Homem
Recebeu a Imortalidade Na Criação. Mas ela era condicional. Ele poderia viver
eternamente se tivesse Obedecido a Deus e não houvesse se alimentado do fruto
do conhecimento do bem e do mal (Gêneses 2,16-17).
-RESPOSTA:
Certo,
com o sopro divino DIRETO em suas narinas, ato de Deus que não houve em
referência às demais almas viventes, que não receberam essa imortalidade!
2)- INDAGAÇÃO: Mas para entendermos se a Imortalidade se tratava da Alma
do Espírito ou do corpo, é preciso saber o que cada uma dessas coisas realmente
é?
-RESPOSTA: Era total, pois o homem foi feito
completo.
3)- INDAGAÇÃO: E o espírito é o mesmo que Fôlego de Vida?
-RESPOSTA: Certo, mas não é o que ocorre nos
animais, porque NÃO receberam o fôlego de vida DIRETAMENTE DE DEUS, via SOPRO
nas narinas!
4)- INDAGAÇÃO: Podemos perceber isso Primeiramente quando vamos a
Gêneses 2,7 que diz: "Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra
e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma
vivente".
-RESPOSTA: Certo, e isto aconteceu somente com o
homem e não mais com nenhuma outra criatura.
5)- INDAGAÇÃO: Nessa passagem o termo fôlego de vida que no Original é
NESHAMAH, significa: "espírito de vida". Ou seja; fôlego e Espírito é
a mesma Coisa.
-RESPOSTA:
Do
hebraico NAPHACH, que significa exalar, soprar, inflar, soprar forte - Gênesis
2.7; Ezequiel 7.9.Também do hebraico NESHAMAH, que significa respirar, inalar e
exalar o ar, respiração.Gênesis 2.7; 7.22; Jó 33.4; 37.10; Isaías 2.22; 30.33;
42.5.Respiração NÃO é a alma ou o espírito do homem. Em Jó 34.14,Há uma
distinção ENTRE espírito e respiração. Se ele pusesse o seu coração contra o
homem, e recolhesse para si o seu espírito E O seu fôlego,Jó 34.15 Toda a carne
juntamente expiraria, e o homem voltaria para o pó. Logo, fôlego e espírito NÃO
é a mesma coisa. Gênesis 2.7.Ainda temos do hebraico: CHAYIM (respiração de
vidas);HAYAH (tornar-se); NEPHESH, equivalente do grego que é PSUCHE (alma, a
parte invisível do homem).NEPHESH é abrangente.
6)- INDAGAÇÃO: E para compreendermos isso Melhor tbm podemos citar Salmo
104:29 que Diz: "Se Ocultas o rosto, eles se perturbam; se lhes cortas a
respiração, morrem e voltam ao Pó."
-RESPOSTA: Do hebraico CHAYIM, que significa
vidas, RESPIRAÇÃO DE VIDAS, porque a vida é feita de corpo, alma e espírito,
que funcionam juntos. O termo NEPHESH dá descrições mais amplas ao vocábulo
alma, que pode ser sobre animais, animais e homens, o homem e ser individual,
homem como ser, etc. Portanto, o que
volta ao PÓ é o corpo e não a alma no sentido específico de consciência. Na
morte a alma do justo, sua alma vai para o céu (paraíso, depois da morte de
Cristo) - 2 Coríntios 5.8; Filipenses 1.21-24; Hebreus 12.22,23; etc.Na morte
do ímpio sua alma vai para o inferno (hades) - Isaías 14.9; Lucas 16.19-31;
Apocalípse 20.11-15.
7)- INDAGAÇÃO: Agora Vamos comparar essa passagem a Salmo 146:4 que diz:
"Sai-lhes o Espírito, e eles tornam ao Pó; nesse mesmo dia perecem todos
os seus desígnios."
-RESPOSTA:
Ora,
se sai o espírito, então é o corpo que morre e volta ao pó. Portanto, a alma e o
espírito saem do corpo porque perecem seus pensamentos quanto ao plano
exterior/horizontal, ou seja, o cérebro (alma psíquica) deixa de funcionar nesse campo -
Gênesis 3.19; Eclesiastes 3.19.A alma e o espírito saem do corpo na morte desse
corpo, que volta do pó - Tiago 2.26.No entanto, isso não tem nada a ver com a
continuidade do pensamento do homem interior(alma espiritual), e neste contexto NÃO PODE ser
usado para argumentar que a alma e o espírito são mortais.Do hebraico NEPHESH,
equivalente ao grego PSUCHE as várias descrições do vocábulo alma em seus
vários aspectos, que o adventismo se confunde e confunde a tantos! Espírito e
fôlego NÃO é a mesma coisa, muito menos em animais como o boi.A alma psíquica e
a alma espíritual do homem são distintas: 1 Tessalonicenses 5.23; Hebreus
4.12.A alma espiritual sai do corpo na morte - 1 Pedro 2.11.A alma espiritual dos
santos é preservada - Salmos 97,10.A alma pode ver e ser visualisada após sair
do corpo na morte, e isso em fatos específicos, mostrando, assim que a alma não
morre ao morrer o corpo ou sair do corpo físico, portanto IMORTAL: Mateus 17.3;
Lucas 16.19-31; Hebreus 12.22,23; Apocalípse 6.9-11.Essas são algumas das
definições do vocábulo ALMA quanto ao termo hebraico NEPHESH ou o equivalente
PSUCH, do grego.Portanto, os vocábulos ESPÍRITO, ALMA, FÔLEGO tem vários
significados, observando-se no texto onde estiverem esses vocábulos. Em alguns
casos são até figuras de linguagem metafóricas.
8)- INDAGAÇÃO: Esse mesmo fato encontrado nestes versos tbm vemos em Jó
27:3 e Tiago 2:26.
-RESPOSTA: Jó 27.3 Que, enquanto em mim houver
alento, e o sopro de Deus nas minhas narinas.Aqui Jó fala que enquanto VIVER NO
CORPO FÍSICO, que morre QUANDO A SUA ALMA SAIR DO CORPO em referência à Gênesis
2.7. Já em Tiago 2.26 - Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto,
assim também a fé sem obras é morta.Não se trata de respiração, pois todos os
animais a tem, mas se trata do espírito, pois, tão certo como o home interior
deixa o corpo na morte física e não está mais no corpo, também a fé sem obras é
fé morta (separada).Essas são as variantes dos significados do termo Hb NEPHESH
e Gr PSUCHE, que o adventista entende em um só sentido, não sabendo distinguir
os sentidos nos textos por ele mesmo apresentados.
9)- INDAGAÇÃO: E para comprovar mais ainda a minha interpretação: Palavra
no Velho testamento que aparece para definir Espírito é RUACH, que é Fôlego,
Vento, e Etc.
-RESPOSTA:
Realmente,
é sua interpretação pessoal, e não de toda a Igreja! O Adventismo errou na
transliteração: A personalidade do Espírito é enfatizada à custa do rígido
procedimento gramatical em João 14.26; 15.26; 16.8, 13, 14, onde o pronome
enfático EKEINOS, “Ele, é usado para se referir a Ele, no masculino,
considerando que o substantivo PNEUMA é NEUTRO EM GREGO, ao passo que a palavra
correspondente em ARAMAICO, é feminina (RÛCHÂ, cf em hebraico RÛACH)”.A
tradução "mesmo" em Romanos 8.16,26, tem o sentido de "Ele
mesmo".
10)- INDAGAÇÃO: E no Novo Testamento a Palavra é PNEUMA, que se refere a
Vento. Resumindo: Espírito é o mesmo que Fôlego de Vida, Respiração.
-RESPOSTA: O tema do "Espírito Santo”, que confunde
com espírito e fôlego de vida, no NT podem ser considerados no que toca aos
Seus atributos divinos; Sua Personalidade distinta na deidade; Sua operação
concernente ao Senhor Jesus, etc.Considerando ainda sobre PNEUMA: denota
primariamente "vento" (cognato de PNEÕ, "respirar,
soprar"P; também "respiração"; então, especialmente
"espírito", que como vento, é invisível, imaterial e poderoso.Os usos
da palavra encontrados no NT poder ser analisados assim: "Vento” - João
3.8; Hebreus 1.7; "a respiração" - 2 Timóteo 2.8; Apocalípse 11.11;
"a parte imaterial, invisível do homem - Lucas 8.55; Atos 7.59; 1
Coríntios 5.5; "o homem desencarnado - ou "despido", ou
"desnudo" - 2 Co 5.3,4 (Lucas 24.37,39; Hebreus 12.23; 1 Pedro 4.6);O
corpo da ressurreição - 1 Coríntios 15.45; 1 Timóteo 3.16.Elemento consciente
do homem, pelo qual ele percebe, reflete, sente, deseja - Mateus 5.3; 26.41;
Atos 17.16; Gênesis 26.35, Isaías 26,9; Ezequiel 13.3.
11)- INDAGAÇÃO: E Alma nós já podemos ver no o que realmente é, no primeiro
verso que fora citado, que diz que o Homem passou a "SER" uma Alma
vivente.
-RESPOSTA:
Sim,
de forma especial com o sopro de Deus, DIRETAMENTE EM SUAS NARINAS, o que não
ocorreu com nenhum outro ser vivente.O termo hebraico NEPHESH, como já
explicado, tem varias significações, conforme estiver no texto a ser
analisado. Gênesis 2.7 apresenta algum termo hebraico, que devem ser
cuidadosamente analisados, como: YATSAR, APHAR; NAPHACH, NESHAMAH, CHAYIM,
HAYAH, NEPHESH, todos, vinculados a Gênesis 2.7 e por extensão aos textos
posteriores à criação. Ou seja, o Homem é uma Alma, então uma alma
não passa nada mais nada menos de uma pessoa viva. Estaria coerente a afirmação
acima se o adventismo estivesse se referindo ao boi e não ao ser humano. Alma
vivente no sentido geral da vida do corpo que é abrangente tanto ao boi quanto
ao ser humano. Morrendo o corpo do boi, essa alma não passa da existência do
ser vivente, o boi, porque o boi, sem consciência mostra que a ALMA do boi só
podia continuar viva se o corpo continuasse vivo. Morrendo o ser humano, essa
alma é perpétua por cauda da consciência e não dependeu de continuar viva POR
CAUSA do corpo, mas o corpo que dependeu está vivo POR CAUSA da alma.
12)- INDAGAÇÃO: Em Provérbios 27:7 menciona uma alma Farta, Pisa o favo
de mel, mas para uma alma faminta, todo amargo é doce; ou seja uma alma pode
ficar farta, e tbm ficar Faminta.
-RESPOSTA: A alma psíquica sim, porém, a alma
espiritual não se farta de coisas materiais! Aqui tem dois sentidos tanto
quanto a alma no sentido da existência física, de uma pessoa que se alimenta em
abundância, quanto a alma no sentido de necessidades sentir necessidades no
campo do ego. Ou seja, aqui mostra duas descrições do termo hebraico NEPHESH,
que o adventista NÃO SABE DISTINGUIR.
13)- INDAGAÇÃO: Em Lucas 12:19 menciona que uma alma descansa come e
bebe.
RESPOSTA: O termo NEPHESH tem várias descrições
e uma delas e essa: Aqui fala sobre paixões e apetites - I Co 2.11 Porque, qual
dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está?
Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. São
expressões relacionadas ao termo NEPHESH, cuja tradução mais frequente é
"alma", "mente", "espírito" e "coração".
Uma das descrições de NEPHESH é angustiar-se (Gênesis 42.21) e, no entanto, NÃO
É o corpo físico que se angustia, mas a ALMA PSÍQUICA.
14)- INDAGAÇÃO: Em Ezequiel 18:4, diz
que a alma que pecar essa morrerá, ou seja uma alma peca, e tbm Morre.
RESPOSTA:
O
termo NEPHESH também descreve a morte da alma, significando SEPARAÇÃO e NÃO
aniquilamento. conforme 2 Coríntios 5.8; Filipenses 1.21-24 etc. quanto aos
justos: Isaías 14.9; E Apocalípse 20.11-15 etc. quanto ao ímpio.A ALMA
ESPIRITUAL sai do corpo na morte deste: Tiago 2.26; Apocalípse 6.9-11.O termo
NEPHESH tem várias significações, dependendo do texto onde estiver o vocábulo
alma, e isto confunde o adventismo, porque misturam morte no sentido de
separação com morte no sentido meramente físico. Tbm para comprovar mais, podemos usar o original: no
Velho testamento a palavra que aparece para traduzir Alma é NEPHESH que
significa Vida, Pessoa e Etc.Certo e, assim deve-se separar a alma nos seus
respectivos sentidos no assunto, pois pode está sendo referente ao corpo (que é
MORTAL) e, em outros textos ser referente à parte imaterial (ALMA ESPIRITUAL que
é IMORTAL).
15)- INDAGAÇÃO: No Novo Testamento a palavra é PSYCHÊ, que significa
Vida, Pessoa e Etc.Resumindo: uma alma é um ser Vivo Uma Pessoa.
-RESPOSTA: Disse-o bem! "PODE" está se
referindo à uma pessoa na sua existência física, assim como PODE está se
referindo a essa pessoa na sua existência espiritual, que é IMORTAL.E bom que o
adventista aprenda que NEPHESH do hebraico e PSUCHE, do grego, são equivalentes,
que podem se referir a: ANIMAIS (Gênesis 1.20,21, 24, 30; 2.19; 9.10, 12;
Levíticos 11.26).ANIMAIS e HOMENS (Gênesis 9.15,16; Levíticos 17.11,14; Números
21.28).HOMEM e SER INDIVIDUAL (Gênesis 2.7; 12.5; 46.15-27; Êxodo 1.5; 12.4;
16.16; 2 Reis 12.4.Também mostra que alma e o espírito do homem são distintos
(1 Tessalonicenses 5.23; Hebreus 4.12).A dificuldade que o dogma adventista
apresenta é quanto à GENERALIZAÇÃO da alma apenas como ALMA PSÍQUICA, não tendo
o cuidado de achar o sentido ESPECÍFICO do vocábulo CORPO, ALMA e ESPÍRITO.
16)- INDAGAÇÃO: O Corpo é o Pó da Terra, que junto com o Espírito faz com
que o Homem passe a ser uma Alma vivente, uma pessoa Viva.
-RESPOSTA:
Quando
Deus soprou diretamente nas NARINAS do outrora "boneco" de barro, não
lhe fez APENAS, ALMA VIVENTE, mas algo superior a quaisquer outras almas
vivente da criação, que NÃO RECEBERAM O SOPRO DIRETO DE DEUS.
17)- INDAGAÇÃO: Podemos resumir isso tudo dizendo que Corpo + Respiração
(espírito) é Igual a Uma pessoa Viva(Alma).
-RESPOSTA:
O
corpo pode significar alma; como o espírito, Consciência e não meramente
respiração, que qualquer outro animal tem, MAS SEM CONSCIÊNCIA.
18)- INDAGAÇÃO: Então se uma alma é a junção do corpo com o espírito, a
Imortalidade concedida na Criação se trata tanto da Alma como do Corpo e do
Espírito?
-RESPOSTA:
Foi
o que aconteceu, conforme Gênesis 1.26-30 com Gênesis 2.7
19)- INDAGAÇÃO: Os animais também foram criados em estado de
imortalidade?
-RESPOSTA:
As
escrituras dão um entender que os animais não foram criados em imortalidade, porque
Paulo disse que por causa do pecado entrou a morte e se referiu somente ao
homem (ser humano) e não se referiu aos animais: Pelo que, como por um homem
entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a
todos os homens, por isso que todos pecaram. Romanos 5:12. Não está afirmando
que a morte teria passado aos animais, logo não deduz-se que os animais teriam
sido criados com mortalidade. Assim dizem as escrituras antes do pecado: “E disse Deus: Eis
que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a
terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da
terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim
foi.”(Gênesis 1:29,30)
20)- INDAGAÇÃO: A Morte seja de Animal ou Humana só passou a Existir após
o Pecado (Romanos 5:12; 6:23)
-RESPOSTA:
Como
SER ou ALMA vivente, evidentemente por viverem no corpo, essa alma no sentido
natural existiu, MAS somente o ser humano foi criado com a imortalidade
condicional. Como ALMA no sentido específico da CONCIÊNCIA na existência do
corpo físico, a alma espiritual no ser humano NUNCA deixou de existir. Com o
pecado o corpo natural que era condicionalmente imortal perdeu essa
imortalidade por causa do pecado. Romanos 5.12 Portanto, como por um homem
entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também A MORTE passou a
todos os HOMENS por isso que todos pecaram. Aqui fala da herança da morte pela
desobediência de Adão a todos os homens (humanidade) e não se refere aos animais. NÃO
diz que passou a todos os animais, mas somente aos HOMENS. Mostra que os animais
já foram PRODUZIDOS pela água e terra, SEM A CONDIÇÃO DE IMORTALIDADE, portanto
MORTAIS. Romanos 6.23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito
de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Aqui NÃO fala que os
animais terão vida eterna; porém as pessoas que se propuserem a estar em
Cristo, e isto ocorrer no campo da CONSCIÊNCIA, que nenhum animal produzido
pela água e pela terra NÃO POSSUI.
21)- INDAGAÇÃO: A mortalidade do
corpo, após o pecado, será permanente eternamente? Acho que depende da sua
decisão, se vc decidir ser Ímpio morrerá Eternamente. Mas se vc escolher ser
uma pessoa justa em Jesus, vc terá o corpo imortal (1 Coríntios 15:42)
-RESPOSTA: 1 Coríntios 15.42 Assim também a
ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em
incorrupção. Sim, os corpos dos santos serão REVESTIDOS (voltarão à
IMORTALIDADE), com a diferença que os ímpios ressuscitarão também em corpos
imortais, PORÉM em IGNOMÍNIA (VERGONHA E DESPREZO ETERNO - Daniel
12.2).Apocalípse 14.10 Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se
deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será ATORMENTADO COM O FOGO e
enxofre DIANTE dos santos anjos E DIANTE do Cordeiro. Apocalípse 14.11 E a
fumaça do seu tormento sobe para TODO O SEMPRE; e não têm repouso nem de dia
nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal
do seu nome. NÃO é só para SEMPRE, mas para TODO O SEMPRE. Logo, TODOS terão
que ressuscitar um dia e receberão corpos revestidos de imortalidade, quer
tenham morrido como ímpios ou com justos, para receber as consequências de suas
opções no seu ser ressurreto integral, ou seja, com corpo físico e alma espiritual.
22)- INDAGAÇÃO: Se a pessoa ao
morrer fosse de imediato para o céu, o inferno ou um lugar intermediário entre
os dois, que necessidade haveria de Jesus voltar e ressuscitar, se nosso ente
querido já estivesse num desses lugares?
RESPOSTA:
Os
fieis que morreram ANTES do Ministério da Redenção de Jesus, sua almas espirituais foram para o
Hades,ou seja, mansão dos mortos. Esses fiéis, na MORTE DE JESUS, foram levados
do Hades para o PARAÍSO. Os fieis que foram levados para o Paraíso, estão lá
CONSCIENTES E TEMPORARIAMENTE SEM CORPOS FÍSICOS, mas que ressuscitarão e receberão corpos IMORTAIS e
GLORIOSOS, para gozar das alegrias do paraíso, ou penas do inferno com choro e ranger de dentes (até mesmo porque uma alma não tem dentes para ranger). Habitarão na NOVA TERRA e NOVOS CÉUS.Os infiéis que morreram ANTES
do Ministério da Redenção de Jesus, foram para o inferno, ou HADES INFERIOR. Esses
infiéis que AINDA estão CONSCIENTES no HADES, ressuscitarão em corpos IMORTAIS,
porém em ignomínia (desprezo e vergonha eterna).Ou seja, TODOS que já morreram,
fieis ou infiéis estão aguardando a Ressurreição definitiva para a Vida Eterna no
Céu, ou no inferno, e já gozam, ou padecem em suas almas espirituais esta
recompensa. Quanto ao fogo purificador do purgatório, estado intermediário da
alma espiritual para entrar no Céu, portanto já com a salvação garantida,
aguardam apenas a purificação completa de suas falhas e impurezas para entrar
no gozo eterno. Apocalípse 20.6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na
primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a SEGUNDA MORTE; mas serão
sacerdotes de Deus e de Cristo. A 1ª morte: Juízo particular por causa do
pecado pessoal, COM chance de RECONCILIAÇÃO.A 2ª morte: Juízo Final e universal,
SEM chance de RECONCILIAÇÃO.
23)- INDAGAÇÃO: É ilógico Jesus
enviar-nos do céu "em espírito" à sepultura para depois ter de nos
ressuscitar, para voltarmos ao céu?
RESPOSTA:
Como
Deus deu o Espírito de vida ao pó, TORNARÁ a fazê-lo no dia do Juízo final,
pois a Deus nada é impossível: “Vi também os mortos,
grandes e pequenos, em pé diante do trono e alguns livros foram abertos. Então,
abriu-se um outro livro, o Livro da Vida, e os mortos foram julgados pelas
observações que estavam registradas nos livros, de acordo com as suas obras realizadas.
O mar entregou os mortos que jaziam nele, e a morte e o Hades
entregaram os mortos que neles havia; e um por um foi julgado, de acordo com o
que tinha feito...” ( Apoc 20,12-13)
24)- INDAGAÇÃO: Como crer que ao morrermos vamos para o Céu? se em Hebreus
11:39 e 40 os heróis da fé ainda não obtiveram a concretização da promessa,
pois Deus não quer que sem nós eles sejam aperfeiçoados?
RESPOSTA:
Os
heróis da fé citados nesse capítulo 11 de Hebreus morreram na promessa da Vinda
do Messias, e Jesus Cristo já veio e executou essa promessa, portanto, eles já
não mais estão no Hades, mas no Paraíso. E eu junto com você, que almejamos e desejamos ardentemente
estaremos lá estaremos lá se Deus quiser! Hebreus 11.8 PELA FÉ Abraão, sendo
chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu,
sem saber para onde ia. Abraão NÃO contemplou a concretização da promessa, MAS
CREU. Hebreus 11.9 Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia,
morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Ele
habitou na terra da promessa, MAS PELA FÉ e não literalmente. Hebreus 11.10
Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é
Deus.A fé de Abraão era muito além da promessa no âmbito terreno, assim como
Moisés e outros heróis da fé, criam na promessa de chegar à Canaã, não
simplesmente à terrena, MAS CRIAM NA CANAÃ CELESTIAL.Todos os HEROIS DA FÉ, de
Hebreus 11, creram na habitação na cidade PROMETIDA POR JESUS, que veio,
JUSTAMENTE, para APERFEIÇOAR A FÉ de todos aquele que crer:Em João 14.1-4 Jesus
fala sobre as moradas Celestial.Em Isaías 65.17; 66.22; Jeremias 31.22; 2 Pedro
3.13; Apocalípse 21.1 fala da promessa do NOVO CÉU e da NOVA TERRA, onde os
fiéis habilitarão em CORPOS INCORRUPTÍEIS,IMORTAIS e GLORIOSOS por TODO o sempre. Todos OS CONVERTIDOS EM CRISTO; cremos
que Jesus no Juízo final, tanto aos ressuscitados naquele glorioso dia,
quanto aos que tinha já morrido, CORPOS IMORTAIS e GLORIOSOS. Todos os fiéis em
Cristo, já começaram a desfrutar da recompensa que Cristo nos trouxe de forma
CONSUMADA com a EXPIAÇÃO CONCLUIDA na Cruz do Calvário. Essa recompensa é ASCENDENTE,
pois falta ainda receber corpos imortais e gloriosos e a habitação na Nova
Terra e Novos Céus. Apocalípse 21.1
25)- INDAGAÇÃO: Como crer na
doutrina da imortalidade da alma sendo que a eternidade do homem era
condicional à obediência a Deus, e, por desobedecerem, Adão e Eva foram
privados da árvore da vida para que não se tornassem imortais como Deus? Nós
não comemos da árvore da vida!
-RESPOSTA:
Como
os adventistas deviam saber, a imortalidade do homem era condicional à obediência,
pois ainda não era absoluta, pois ainda dependia de o homem obedecer a Deus ou
não. Gênesis 3.13 E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse
a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.Quem afirmou que a serpente a
enganou foi Eva, pois a intenção da serpente era que o casal comece do fruto
proibido e, posteriormente comeria a da árvore da Vida e, assim, realmente não morreria
no sentido da visão do casal, mas no sentido da visão, de Deus, eles viveriam
eternamente mortos espiritualmente, em pecado; pois, se comessem da Arvore da
Vida, NUNCA MORRERIAM, mas viveriam eternamente na morte espiritual E NÃO
TERIAM MAS CONDIÇÕES DE REVESTIMENTO DA VERDADEIRA VIDA. Genesis 3.15 E porei inimizade
entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a
cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. A Semente da mulher se trata de Jesus,
para REVESTIR da imortalidade em corpos gloriosos e incorrupíveis quem nEle
acreditasse. Gênesis 3.22 Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um
de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome
também da árvore da vida, e coma e viva eternamente. Foi esta parte que satanás
quis ocultar do casal, mas Deus NÃO permitiu que tal fato ocorresse, dando à
humanidade chance na 1ª morte para se voltarem em reconciliação a Deus.Satanás
queria que o casal, após o pecado, vivesse em morte eterna, se comecem da
Arvore da Vida e Deus, por misericórdia, os expulsou do Jardim do Éden, mas com
a promessa de RETORNO por Jesus Cristo. No momento da desobediência, ocorreu:
Morte espiritual, ou seja, perderam a COMUNHÃO COM DEUS. Morte física passou a
ser normal, e Adão MORREU, 930 anos depois.MORTO (SUBSTANTIVO E ADJETIVO)
NEKROS é usado para designar:A morte do corpo - Tiago 2.26 em seu sentido mais
frequente.Tiago 2.26 – Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto,
assim também a fé sem obras é morta.O texto COMPROVA que a MORTALIDADE se
resume ao corpo, ser vivente e assim mesmo até o dia da Ressurreição, mas não à
alma, ser espiritual da consciência e essa ALMA (CONSCIÊNCIA) é o Espírito
IMORTAL que volta para Deus. A atual condição espiritual dos homens NÃO salvos,
mas que VIVEM fisicamente - Mateus 8.22; João 5.25; Efésios 2.1,5; 5.14;
Filipenses 3.11; Colossenses 2.13; cf Lucas 15.24.Mateus 8.22 Jesus, porém,
disse-lhe: Segue-me e deixa aos mortos sepultar os seus mortos. Aqui Jesus fala
sobre duas situações de morte: Os mortos espirituais, embora vivos no corpo e os
mortos fisicamente.João 5.25 Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e
agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem
viverão.O texto bíblico comprova que a pessoa, mesmo morta fisicamente, sua
alma, ser espiritual, a consciência, não deixa de OUVIR a voz de Deus.Efésios
2.1 E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados.Aqui mostra que
embora a morte esteja na pessoa, física ou espiritualmente, a consciência, a
alma no sentido espiritual, permanece viva porque é IMORTAL.No caso do texto
acima a morte aqui é a MORTE ESPIRITUAL, ou seja, a pessoa VIVA fisicamente
vive em pecado consentido.Efésios 2.2 em que, noutro tempo, andastes, segundo o
curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que,
agora, opera nos filhos da desobediência.Mostra que as pessoas que vivem
segundo o curso pecaminoso do deus deste mundo, se encontra MORTA
ESPIRITUALMENTE mesmo vivendo fisicamente, e por escolha própria a pessoa vive
na condição de FILHA DA DESOBEDIÊNCIA.A pessoa morrendo fisicamente no estado
de filho da desobediência, a morte espiritual, entrará na SEGUNDA MORTE, que é
a ETERNA.O Texto mostra que a pessoa que deixou de viver, em vida de Pecado,
agora convertida à Cristo, recebe o Milagre da Vida Espiritual, passando, por
sua escolha a ser FILHA DA OBEDIÊNCIA e morrendo ELA no corpo nessa fidelidade
à Cristo, passa à VIDA ETERNA.Efésios 2.3 entre os quais todos nós também,
antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos
pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.Quando
andávamos no desejo da nossa carne, estávamos MORTOS ESPIRITUALMENTE, e quando
na vida de pecado, assume a natureza de filhos da ira.Ao aceitarmos a Jesus
Cristo como nosso Salvador, pelo Espírito Santo, passamos da MORTE ESPIRITUAL,
filhos da ira; para VIDA ESPIRITUAL, passando a ter o direito de sermos FILHOS
DE DEUS.Efésios 2.4 Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito
amor com que nos amou.Quando escolhemos o Amor de Deus para ter Jesus Cristo
como Senhor e Salvador, passamos a sentir em nossas almas o Amor com que Deus
nos amou – João 3.16.Em Efésios 2.2.5 estando nós ainda morto em nossas ofensas
nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos).A pessoa que
rejeita a Salvação em Jesus Cisto, está morta espiritualmente por causa de sua
ofensa; as nós que os que aceitamos a Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador
Eteno, ELE nos vivifica pela Sua Graça nos concedendo a VIDA ESPIRITUAL e por
fim a VIDA ETERNA. Filipenses
3.11 "para ver se, de alguma maneira, eu possa chegar à ressurreição dos
mortos." Aqui Paulo fala do REVESTIMENTO da imortalidade do corpo físico na Vinda
do Senhor Jesus e, pela sua Consciência IMORTAL, ele aguarda na promessa dessa
ressurreição, quer no corpo ou fora do corpo depois da morte desse corpo,
aguardando o REVESTIMENTO DA IMORTALIDADE DO CORPO.
QUANTO
A NÃO TERMOS COMIDO DA ÁRVORE DA VIDA? Ora, errais e pereceis por falta de
conhecimento!
“Eu sou o pão da
vida. Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. Este é o pão que desce
do céu, para que o que dele comer não morra. Eu sou o pão vivo que desceu do
céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a
minha carne, que eu darei pela vida do mundo. Disputavam, pois, os judeus entre
si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer? Jesus, pois, lhes
disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do
homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a
minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no
último dia. Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue
verdadeiramente é bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece
em mim e eu nele...” ( João 6,48-56)
“Portanto, todas as
vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice proclamais a morte do
Senhor, até que Ele venha. Por esse motivo, quem comer do pão ou beber do cálice
do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do
Senhor. Examine, pois, cada um a si próprio, e dessa maneira coma do pão e beba
do cálice. Pois quem come e bebe sem ter consciência do corpo do Senhor, come e
bebe para sua própria condenação...”( I Cor 11,26-29
A “Árvore da Vida” é um dos elementos presentes na descrição
que o livro do Gênesis dá do jardim em Éden (2,8 seguintes). A palavra Éden, em
hebraico, significa “jardim”. A primeira tradução da Bíblia em grego, a
Setenta, traduziu esse termo como “paraíso” e até hoje identificamos “éden” com
“paraíso”. Mas essa identificação não deriva da Bíblia. Éden parece
efetivamente ser uma região geográfica no livro da Gênesis, mas a sua
localização não conhecemos. Alguns exegetas dizem que pode ser comparado à
expressão assíria “bit adini”, que significa a região fértil às margens do rio
Eufrates. Porém provavelmente a concepção hebraica faz referência à “delícia”,
que tem como raiz a palavra hebraica “‘dn”, a mesma raiz. Nos outros livros
bíblicos o Éden é o oposto ao deserto e à estepe e é o jardim de Deus (Ezequiel
28,13; 31,9; Isaías 51,3).No Éden existem duas árvores: a “da vida”,
que está no meio do jardim, e a “árvore do conhecimento do bem e do mal”. Em
Gênesis 2,16-17 Deus diz ao homem: “Podes comer de todas as árvores do jardim.
Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás, porque no dia em que
dela comeres terás que morrer”. A interpretação da “árvore da vida, que está no meio do
jardim” deve ser iluminada por Gênesis 3,22. Depois do pecado, YHWH diz: “Se o
homem já é como um de nós, versado no bem e no mal, que agora ele não estenda a
mão e colha também da árvore da vida, e coma e viva para sempre”. Portanto a
árvore da vida dá a vida eterna. A mensagem fundamental dos primeiros
capítulos do Gênesis é que o ser humano é criatura de Deus. O autor consegue transmitir essa verdade não com conceitos abstratos, como talvez estamos
acostumados a fazer e escutar hoje em dia, mas de forma muito concreta, palpável. Gênesis diz que o ser humano não é Deus, embora seja criado à sua
imagem e semelhança. Comendo
da “árvore do bem e do mal” adquire uma característica atribuída a Deus, a
capacidade de discernir entre o que é bem e o que é mal. Outra característica
atribuída a Deus é a vida eterna. Se o ser humano ganhasse também a vida eterna
poderia se iludir e pensar definitivamente que fosse ele mesmo Deus. Invés a
morte para o ser humano é importante, pois graças a ela fica evidente a
situação humana, de criatura. O ser humano é, então, expulso do Éden para
evitar que se engane, pensando que é Deus, ao comer da árvore da vida. Durante toda a Bíblia esse tema ficou ‘adormecido’, mas a
literatura apocalíptica o ressuscitou (sobretudo 4 Esdras).
Além de aparecer
nos apocalipses dos judeus, é presente também no Apocalipse de João. De fato,
um dos últimos versículos da Bíblia fala da ‘árvore da vida’ (22,19) que forma,
dessa maneira, uma moldura para a Bíblia, pois o tema está presente no início e
no fim do livro sagrado. O Apocalipse promete a “árvore da vida” como prêmio ao
“vencedor” (2,7): “Ao vencedor, conceder-lhe-ei comer da árvore da vida que
está no paraíso de Deus.” O termo usado em grego é “xulon”, que pode ser
traduzido, além de árvore, como “ lenho”. Em prática, aquilo que Gênesis proíbe a Adão, o Apocalipse
promete ao “vencedor”. Essa promessa só é possível graças à morte de Jesus
Cristo, no “lenho” da cruz. João, então, vê na cruz a ‘árvore da vida’,
que dá vida, na qual pendeu a salvação do mundo, e estende este entendimento
posteriormente no discurso eucarístico ao próprio Cristo: O pão da vida eterna!
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!
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