NÃO ENTREGUES TUA ALMA À TRISTEZA, A IRA E À MURMURAÇÃO!!!
“Não entregues tua alma à
tristeza,não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos.A alegria do coração é a
vida do homem,e um inesgotável tesouro de santidade;a alegria do homem torna
mais longa a sua vida.Tem compaixão de tua alma e torna-te agradável a Deus, e
sê firme;Concentra o teu coração na santidade, e afasta a tristeza para longe
de ti.Pois a tristeza matou a muitos, e não há nela utilidade alguma.A inveja e
a ira abreviam os dias.E a inquietação acarreta a velhice antes do tempo. (Eclesiástico 30, 22-27)
Patricia Marinho nos deu algumas dicas
comportamentais para superar e ajudar aquele tipo de gente “pra baixo”. Se você
é uma pessoa assim, a especialista também orienta a melhor maneira de mudar sua
forma de ver as experiências na vida:
1- “Somos o resultado das cinco
pessoas com quem mais nos relacionamos”: Se você está do lado de pessoas que só reclamam,
em breve pode se tornar assim também”, comenta Patricia.
2 -A palavra tem muito poder:“Se você está no meio de uma
crise e diz que vai ser assim até o final do ano, será”, comenta a
especialista. “Leve otimismo para a conversa: ‘existe um crise, sim. Mas o que
vamos fazer para mudar?”.
3- Esteja ao lado de pessoas que
são altruístas e otimistas: “Uma âncora é apenas 10% do peso do navio e, mesmo
assim, o prende. Não deixe que ninguém seja uma âncora.”
4- Reclamar é um hábito e, por
isso, pode ser mudado:“Nosso cérebro demora 21 dias para entender que criamos um hábito.
Depois, vira rotina.” Por isso, evite manter atitudes negativas, como respostas
ríspidas e mau-humor.
5- Tente mudar o assunto sempre
que quem reclama entrar em ação:“Você dá um ‘bom dia’ e a pessoa responde ‘bom dia
por quê?’; peça para ela respirar fundo e diga que o fato de ela estar viva já
é motivo para um bom dia.”
6- Se alguém reclamar do seu
lado, não faça coro à crítica:“Ela fala mal de alguém e você fala bem. Um dia essa
pessoa mudará o comportamento”, pondera a coach.
7- Mude de assunto sempre que se
sentir arrastado pelas energias negativas do interlocutor: Se a pessoa reclama de alguma
coisa, pergunte algo como “você já viu como o céu está aberto hoje?”, para
forçá-la a mudar de assunto.
8- Não tente chamar atenção da
pessoa: Frases do
tipo “você só reclama” ou “você fala tão mal” não funcionam, segundo a coach.
“Quando
alguém fizer uma crítica, fale uma coisa positiva.”
Fonte: ACI digital
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