A transubstanciação e a transformação são conceitos distintos, não filosófica e teologicamente sinônimos, embora relacionados à mudança de substância.
A transubstanciação é um termo teológico específico da Igreja Católica, que se refere ao dogma, de que, durante a Eucaristia, a substância do pão e do vinho se transforma no Corpo e Sangue de Cristo, enquanto as aparências (acidentes) do pão e do vinho permanecem. Já a transformação é um conceito mais amplo, que pode se referir a qualquer mudança de substância ou forma, seja ela física, química ou teológica (por exemplo, o milagre das Bodas de Caná foi uma autêntica e literal TRANSFORMAÇÃO, ou seja, a matéria água em sua composição quimica, real e aparente, se transformou em outra matéria, vinho). Mudança é um termo geral para qualquer alteração, enquanto conversão e transformação podem ser usadas para indicar mudanças mais específicas. Transubstanciação é um termo técnico na teologia católica que se refere à mudança ou conversão da substância do pão e do vinho na substância do corpo e sangue de Cristo durante a Eucaristia, mantendo as aparências externas (por exemplo, quando um fio elétrico é energizado, não se ver mudança na aparência e forma, mas houve uma mudança substancial que agora ocupa aquele fio energizado).
CONCEITUANDO OS TERMOS
1)-Mudança: É o termo mais amplo, referindo-se a qualquer alteração em um estado, condição ou forma. Pode ser uma mudança física, química, de estado de espírito, etc.
2)-Conversão: Geralmente indica uma mudança de direção, sentido ou propósito. Pode se referir a uma mudança de crenças, valores, ou a um processo de transformação de algo para outra coisa.
4)-Transformação: Sugere uma mudança mais profunda e completa, muitas vezes com um resultado significativo. Pode envolver uma mudança de natureza, estrutura ou forma.A transformação pode ser perceptível, como a mudança de estado da água (sólido, líquido, gasoso) ou a mudança de uma substância em outra através de uma reação química.
5)-Transubstanciação: É um termo específico da teologia católica que se refere à mudança milagrosa da substância do pão e do vinho na substância do corpo e sangue de Cristo durante a consagração na missa, que se dá por ANTONOMÁSIA (confr. CIC 1374). Embora a aparência externa (aparência, sabor, cor, etc.) permaneça a mesma, a substância real é transformada em Cristo com toda sua divindade presente como se deu na sarça ardente (confr.Êxodo 3,1-5). Resumindo: Transubstanciação é o que acontece na Eucaristia, a substância do pão e do vinho é totalmente convertida no Corpo e Sangue de Cristo, embora as aparências externas (acidentes) permaneçam inalteradas,conforme Lucas 22,19, ou seja, aos olhos dos apóstolos, as aparências de pão e vinho não mudaram. São Paulo posteriormente confirma essa revelação dogmática em 1Coríntios 11, 29-30.A transubstanciação é um tipo específico de transformação que ocorre na Eucaristia, de acordo com a teologia católica, enquanto a transformação é um conceito mais geral que pode se aplicar a diversas mudanças, portanto, não é correto usar no dogma o conceito amplo, é mais adequado teologicamente, usar conceito especifíco nesse processo, que é Transubstanciação.
6)-Aparência:A aparência externa pode mudar significativamente ou permanecer a mesma, dependendo do tipo de transformação.
OS "MODOS DA PRESENÇA REAL DIVINA" REVELADA NAS ESCRITURAS E SAGRADO MAGISTÉRIO
-Êxodo 3,1-5: "E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro,
sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de
Deus, a Horebe. 2 E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio
de uma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se
consumia. 3 E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande
visão, porque a sarça não se queima. 4 E vendo o Senhor que se virava para ver,
bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele:
Eis-me aqui. 5 E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés;
porque o lugar em que tu estás é terra santa."
-Números 7, 89: "Cada vez que Moisés
entrava na tenda do encontro para falar com o SENHOR, ouvia uma voz que falava
com ele por entre os dois querubins em cima da tampa da arca, o lugar de
expiação, que fica sobre a arca da aliança. De lá o SENHOR falava com Moisés"
-Mateus 18, 20: "Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou Eu no meio deles"
O SAGRADO MAGISTÉRIO E O MILAGRE DA TRANSUBSTANCIAÇÃO EUCARÍSTICA
§1373 A PRESENÇA DE CRISTO PELO PODER DE SUA PALAVRA E DO ESPÍRITO SANTO - "Cristo Jesus, aquele que morreu, ou melhor, que ressuscitou, aquele que está à direita de Deus e que intercede por nós" (Rm 8,34), está presente de múltiplas maneiras em sua Igreja): em sua Palavra, na oração de sua Igreja, "lá onde dois ou três estão reunidos em meu nome" (Mt 18,20), nos pobres, nos doentes, nos presos, em seus sacramentos, dos quais ele é o autor, no sacrifício da missa e na pessoa do ministro. Mas "sobretudo (está presente) sob as espécies eucarísticas".
§1374 O modo de presença de Cristo
sob as espécies eucarísticas é único. Ele eleva a Eucaristia acima de todos os
sacramentos e faz com que da seja "como que o coroamento da vida
espiritual e o fim ao qual tendem todos os sacramentos". No santíssimo
sacramento da Eucaristia estão "contidos verdadeiramente, realmente e
substancialmente o Corpo e o Sangue juntamente com a alma e a divindade de
Nosso Senhor Jesus Cristo e, por conseguinte, o Cristo todo. Esta
presença chama-se 'real' não por exclusão, como se as outras não fossem
'reais', mas por ANTONOMÁSIA (ocupação) porque é substancial e porque por nela Cristo, Deus e homem, se
toma presente completo."
§1375 É ela conversão do pão e do vinho no Corpo e no Sangue de Cristo que este se torna presente em tal sacramento. Os Padres da Igreja afirmaram com firmeza a fé da Igreja na eficácia da Palavra de Cristo e da ação do Espírito Santo para operar esta conversão. Assim, São João Crisóstomo declara:Não é o homem que faz com que as coisas oferecidas se tomem Corpo e Sangue de Cristo, mas o próprio Cristo, que foi crucificado por nós. O sacerdote, figura de Cristo, pronuncia essas palavras, mas sua eficácia e a graça são de Deus. Isto é o meu Corpo, diz ele. Estas palavras transformam as coisas oferecidas.E Santo Ambrósio afirma acerca desta conversão: "Estejamos bem persuadidos de que isto não é o que a natureza formou, mas o que a bênção consagrou, e que a força da bênção supera a da natureza, pois pela bênção a própria natureza mudada. Por acaso a palavra de Cristo, que conseguiu fazer do nada o que não existia, não poderia mudar as coisas existentes naquilo que ainda não eram? Pois não é menos dar às coisas a sua natureza primeira do que mudar a natureza delas."
§1376 O Concílio de Trento resume a
fé católica ao declarar: "Por ter Cristo, nosso Redentor, dito que aquilo
que oferecia sob a espécie do pão era verdadeiramente seu Corpo, sempre se teve
na Igreja esta convicção, que O santo Concílio declara novamente: pela
consagração do pão e do vinho opera-se a mudança de toda a substância do pão na
substância do Corpo de Cristo Nosso Senhor e de toda a substância do vinho na
substância do seu Sangue; esta mudança, a Igreja católica denominou-a com
acerto e exatidão Transubstanciação".
§1377 A presença eucarística de Cristo começa no momento da consagração e dura também enquanto subsistirem as espécies eucarísticas. Cristo está presente inteiro em cada uma das espécies e inteiro em cada uma das partes delas, de maneira que a fração do pão não divide o Cristo.
§1413 Por meio da consagração opera-se a Transubstanciação do pão
e do vinho no Corpo e no Sangue de Cristo. Sob as espécies consagradas do pão e do vinho, Cristo mesmo, vivo e
glorioso está presente de maneira verdadeira, real e substancial, seu Corpo e seu Sangue, com sua alma e sua divindade.
Resumo Conclusivo
Transubstanciação é mudança, mas não é transformação, é conversão!
Se fosse, transformação literal, no momento da consagração, a matéria química e
apartente da hóstia seria reconfigurada para a forma do corpo de Jesus (como acontece nos MILAGRES EUCARÍSTICOS, e se comêssemos, estaríamos
cometendo literalmente o CANIBALISMO, como foram acusados os primeiros Cristãos).
Em vez disso, toda a substância do pão/vinho é
transformada, ou seja, convertida na substância divina e gloriosa do corpo e
sangue de Cristo, de maneira sobrenatural, no nível do ser das substâncias, de
uma forma que é comparada à criação “ex nihilo” de Deus.
Dois
pontos aqui, devem ser destacados:
1. A "ação de Deus se estende a toda a natureza do ser. Portanto, Ele pode operar não apenas a conversão formal, de modo que formas diversas se sucedem no mesmo sujeito; mas também a mudança de todo o ser".
2. "E já que essa mudança substancial implica uma certa ordem de substâncias, uma das quais é transformada na outra, ela está em ambas as substâncias como em um sujeito, assim como ordem e número." São Tomás está dizendo que a substância do pão e do vinho é "elevada" sobrenaturalmente, para se tornar o corpo e sangue de Jesus (conforme Lucas 22,19).
No link abaixo está a explicação de São Tomás:
https://www.newadvent.org/summa/4075.htm#article4
GOSTOU Do APOSTOLADO berakash? QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?
Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):
https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html
Shalom!
------------------------------------------------------
APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:
filhodedeusshalom@gmail.com
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.