ATENTEMOS PARA ESTAS PASSAGENS BÍBLICAS QUE FUNDAMENTAM A
PROCISSÃO E A IMITAÇÃO DOS SANTOS
1)-Efésios 5,1:Sede,
pois, imitadores de Deus, como filhos amados;
2)- Sêde meus
imitadores como eu sou de cristo : 1 Cor 11,1
3)- Hebreus 6,12: de
modo que vocês não se tornem negligentes, mas imitem aqueles que, por meio da
fé e da paciência, recebem a herança prometida.
4)-Hebreus 13,7:
Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos
quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.
5)- Tiago 5, 10-11
Irmãos, tenham os profetas que falaram em nome do Senhor como exemplo de paciência
diante do sofrimento.Como vocês sabem, nós consideramos BEATOS aqueles que
mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a perseverança de Jó e viram
o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e
misericórdia.
6)- Josué 6,6-9:Josué,
filho de Nun, convocou os sacerdotes e disse-lhes: Levai a arca da aliança, e
sete sacerdotes estejam diante dela tocando as trombetas.E disse em seguida ao
povo: Avante! Dai volta à cidade, marchando os guerreiros diante da arca do
Senhor. Logo que Josué acabou de
falar, os sete sacerdotes, levando as sete trombetas, retumbantes, puseram-se
em PROCISSÃO diante do Senhor, tocando os seus instrumentos; e a arca da
aliança do Senhor os seguiu.Marcharam os guerreiros diante dos sacerdotes que
tocavam a trombeta, e à retaguarda seguia a arca; e durante toda a marcha
ouvia-se o retinir das trombetas.
7)- Então fiz subir
os príncipes de Judá sobre o muro, e ordenei dois grandes coros em procissão,
um à mão direita sobre o muro do lado da porta do monturo.(NEEMIAS 12,31)
8)- Lucas 19,36-38:Seguindo
Jesus muitíssima gente estendia as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam
ramos de árvores, e os espalhavam pelo caminho.E a multidão que ia adiante, e a
que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em
nome do Senhor. Hosana nas alturas!
AFINAL A PROCISSÃO É ALGO ESTRANHO ÀS ESCRITURAS?
Em todas as Procissões Católicas o que vai a frente de toda elas é a Cruz Processional de bronze, uma
alegação à serpente de bronze no deserto lembrado pelo próprio Cristo:
“E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo.E do
modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho
do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna...”(João
3,14-16).
Portanto toda
procissão é uma peregrinação de seguimento e imitação de Cristo, e ou uma
recomendação explícita a seguir um exemplo ou imitação de seguimento de Cristo
feito em perfeição ao Cristo Pobre, casto e obediente feito por um santo canonizado,
bem como a virgem Maria, sua primeira dicípula, aquela que perseverou até o fim
(Na Cruz e em Pentecostes).
Os Salmos 120-134
formam um pequeno livreto, um saltério dentro do Saltério, que poderia ser
intitulado: SALTÉRIOS DAS PEREGRINAÇÕES
E OU ROMARIAS À CASA DO SENHOR
Cada um destes Salmos
tem semelhantemente o título de "Cântico de romagem" ou "Cântico
das Subidas,”Poderiam ser cânticos sobre "subir" do cativeiro da
Babilônia para Jerusalém ( Ver Esdras 7,9).Provavelmente, estes cânticos foram
cantados por "peregrinos" subindo em procissões para Jerusalém, para
as festas Judaicas no Templo.
Vem à lembrança o Salmo 84, quando os Filhos de Coré
cantam:
"Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos
Exércitos!" O salmista ali está
longe da casa de Deus, com muitas saudades dos "átrios do Senhor”.
Estes quinze Salmos
amplificam o tema dos peregrinos saudosos dos pátios de Deus. Há um desejo intenso por parte dos "sem
lar" de estarem "na Casa do Senhor" (134:1), porque é onde mora
o Senhor (132:14).
Portanto, o salmista
está alegre "quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor" (122:1).
Mas, antes que pudessem permanecer na casa de Deus, eles tinham que fazer uma
PEREGRINAÇÃO, uma viagem cheia de perigos e armadilhas. Esta viagem ficava deprimente, às vezes:
"A nossa alma está saturada do escárnio dos que estão à sua vontade
e do desprezo dos soberbos" (123:4).
Mas continuavam caminhando, sabendo que: "O nosso socorro está em o
nome do Senhor, criador do céu e da terra" (124:8).
Por volta do ano 125 d.C., Aristides escreveu numa carta
a um amigo:
"Se qualquer homem justo entre os cristãos passa deste mundo, eles
se regozijam e oferecem graças a Deus, e acompanham em procissão o seu corpo
com cânticos de agradecimento, como se ele estivesse partindo de um lugar para
outro próximo."
Realmente precisamos fazer a peregrinação antes de
ficarmos permanentemente na casa do Senhor. Como dizem os Salmos:
Nós, também, precisamos acampar "em Meseque" e habitar
"nas tendas de Quedar"! (120:5). Ficamos desiludidos com este mundo e
repetimos as palavras daqueles que estão cansados dos lábios mentirosos e da
língua enganadora (120:2), fartos de morar tanto tempo com aqueles que odeiam a
paz (120:6), enjoados das atitudes arrogantes daqueles que são demasiadamente
orgulhosos para confiar em Deus (123:4); exaustos de "sendas
tortuosas" (125:5).
Nós, também estamos acostumados a perguntar:
"De onde me virá
o socorro?" A resposta: "Do
Senhor, que fez o céu e a terra" (121:1-2). Tentações e provações são a sina dos
moradores da terra. Mas para aqueles
cujos corações estão postos na peregrinação, estas mudanças induzem-nos a
concentrar nossa atenção diretamente no Senhor que fez o céu e a terra. Assim, aguardamos o Senhor e temos esperança
no Senhor e em sua palavra (130:5, 6), e gozamos a vida simples de um peregrino
(131:13). Um espírito quieto e calmo
prevalece, porque, apesar do tumulto à nossa volta, Deus ainda está no
céu. Então: "Entremos na sua morada, adoremos ante
estrado de seus pés" (132:7).
Pagamos o preço por
nos tornarmos estrangeiros na terra, mas podemos gozar o preço porque sabemos
que grandes cousas o Senhor tem feito; "por isso, estamos
alegres"(126:3). Semeamos em lágrimas aqui, mas colheremos em
alegria. "Quem sai andando e
chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes"
(126:6).
Nosso propósito,
aqui, é semear, às vezes em lágrimas. A colheita
virá mais tarde. Mas o saber que
colheremos alegra-nos agora. Por isso
mesmo agora podemos saborear um pouco do que estaremos fazendo em toda a
eternidade: estar "na Casa do
Senhor", erguer nossas "mãos para o santuário", e bendizer ao
Senhor (134:1-2).
Este portanto é o
significado das procissões: Seguimento do Cristo Pobre, casto e obediente, bem
como seguir o exemplo daqueles que o imitaram perfeitamente.E como somos Igreja
Peregrina, estamos ainda a caminho em procissão a casa do Senhor que fez o Céu
e a terra.
Amados irmãos em Cristo, não tenho a
intenção de passar-se como voz oficial da Igreja Católica, caso aconteça alguma
falha no meu ensinamento,a exemplo de São Tomás de Aquino,digo:
“Se,
por ignorância, fiz o contrário, revogo tudo e submeto todos meus escritos ao
julgamento da Santa Igreja Romana" (Santo Tomás de Aquino).
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Infelizmente na maioria das procissões do santos não levam mais a cruz processional.
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