A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.
Home » » Autor de livro que revelou cartas secretas do papa Bento XVI garante: “Há vontade de limpeza no Vaticano”

Autor de livro que revelou cartas secretas do papa Bento XVI garante: “Há vontade de limpeza no Vaticano”

Written By Beraká - o blog da família on sábado, 2 de junho de 2012 | 13:00


O jornalista italiano Gianluigi Nuzzi disse que seu livro 'Sua Santidade, as Cartas Secretas de Bento XVI' não é 'contra a Igreja, contra a fé ou o santo padre'

A revelação de uma centena de cartas e documentos confidenciais enviados para o papa Bento XVI sobre questões internas demonstra a "vontade de limpeza" dentro do Vaticano, segundo o jornalista italiano Gianluigi Nuzzi, autor do livro Sua Santidade, as Cartas Secretas de Bento XVI.


Lançado no final de semana, o livro descreve manobras e confabulações dentro do Vaticano. Também inclui relatórios internos enviados ao papa sobre políticos italianos, como Silvio Berlusconi e o presidente da República Giorgio Napolitano.


A suspeita é que Nuzzi obteve os documentos por meio de funcionários da Secretaria de Estado. Isso porque alguns levam o selo "Reservado" do orgão. O vazamento causou irritação e espanto no Vaticano. 

"Há uma vontade de limpeza", afirma o jornalista. "Todos confiam no santo padre" e sofrem por ter "violado a obrigação de manter o segredo", diz.


Nuzzi garante não ter pago a ninguém nem um euro para obter essas cartas.

"Não é um livro contra a Igreja, a fé ou o santo padre", enfatizou Nuzzi. Apesar das declarações, o Vaticano anunciou que vai acionar legalmente o que qualificou de crime. 

Durante a apresentação do livro, o teólogo progressista Vito Mancuso considerou que "não há dúvidas" de que tais vazamentos têm como objetivo desqualificar o número dois da Santa Sé, o secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone, teoria não compartilhada por Nuzzi.

Muitos atribuem a responsabilidade deste mal estar ao Secretário de Estado da Santa Sé, o cardeal italiano Tarcisio Bertone, visto como um homem que manipula o poder e impede a transparência. A Secretaria de Estado é como o governo do Vaticano.

Diversos documentos vazaram e foram publicados no livro “ Sua Santidade. As cartas secretas de Bento XVI”, escrito pelo jornalista Gianluigi Nuzzi. 



Fonte: Agência AFP

O GLOBO ENTREVISTA O JORNALISTA: O jornalista italiano Gianluigi Nuzzi

O GLOBO: Você acha que o caso da prisão do mordomo enfraquece o Papa?


GIANLUIGI NUZZI: Eu acho que não, mesmo porque eu acredito que o conhecimento dos fatos faz bem, não faz mal. Além disso, não há nada contra Bento XVI nos documentos que foram publicados no meu livro e na mídia italiana: são documentos que demonstram simplesmente que o Papa conhece os problemas que agitam a vida da Santa Sé nos últimos meses, porque passaram por sua mesa de trabalho. Mas num mundo de brigas, intrigas, vinganças e personagens duvidosos, o papel de Bento XVI está muito claro: é um pastor que tenta defender a unidade do rebanho.


O GLOBO: Os escândalos são muitos: o sexual que envolve os Legionários de Cristo, o do mafioso enterrado numa igreja romana em troca de dinheiro, a demissão do presidente do Banco do Vaticano, grampos, e agora a prisão de uma das 24 pessoas autorizadas a frequentar os aposentos papais... O que está acontecendo ao redor do Papa?


NUZZI: O que está acontecendo no Vaticano não é só uma “guerra” entre grupos de cardeais, mas é uma questão de sistema. O caso nasce depois da morte de João Paulo II: um grupo de pessoas dentro da Santa Sé começou a viver com dificuldade e sofrimento a série de escândalos e mistérios que se registraram. Mas não podemos esquecer que estamos diante de uma monarquia absolutista, onde a informação se gere com grande atenção. Mesmo o caso que está acontecendo agora é absolutamente secreto. Na Itália, ninguém poderia ficar preso por mais de 72 horas sem uma acusação formal e pública. Mas a sensação é que o alvo não é o Papa. A sensação que tenho é que alguns colaboradores do Papa são incompetentes. Até agora, quem foi mais prejudicado pelas revelações do chamado “corvo do Vaticano” foi o secretário de Estado, Tarcisio Bertone. É possível que ele seja o chefe de um dos grupos que protagoniza esta luta, mas é difícil dizer quem está do outro lado da trincheira.


O GLOBO: É evidente que a culpa, neste caso, não é só do mordomo: certamente há alguma eminência por trás do vazamento de documentos. Quem são essas eminências?


NUZZI: Difícil saber quem manobra quem, neste caso. Eu disse que o principal alvo das revelações dos documentos vazados é o cardeal Bertone, mas Bertone já brigou com vários setores da Igreja, dos jesuítas aos diplomatas da Santa Sé, e é impossível saber quem tomou as decisões estratégicas neste caso. O único fato certo é que ninguém ataca o Papa.


O GLOBO: No seu livro “Sua Santità”, você revela vários documentos secretos. Quem foi prejudicado por estas revelações?


NUZZI: No meu livro há documentos de origem diferente: da secretaria de Estado, do IOR [o banco do Vaticano], e de muitos outros departamentos. Eu sei que, pelo menos desde 2006, muita gente copia e passa documentos à mídia. E quero lembrar o caso do monsenhor Vigano (ex-secretário-geral do Vaticano), revelado no meu programa “Os intocáveis”. Apesar de estar envolvido em algumas denúncias por corrupção, ele foi transferido para a nunciatura apostólica de Washington. Num país normal, quem está envolvido em casos de corrupção dificilmente ganha uma promoção. Mas as regras nesta monarquia absolutista não são iguais às nossas.


O GLOBO: Ontem, o chefe da secretaria de imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, desmentiu todas as hipóteses de renúncia de Bento XVI. Mas no Vaticano, muitas vezes, os desmentidos confirmam boatos... Você acha que o Papa pode renunciar?


NUZZI: Não acredito absolutamente nisso !!!.


FONTE:http://oglobo.globo.com/mundo/bento-xvi-nao-o-alvo-afirma-especialista-no-vaticano-5075083#ixzz1weHsGRtM 
Curta este artigo :

Postar um comentário

Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido, desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados.Serão analisadas e poderão ser ignoradas e ou, excluídas.

Quem sou eu?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim." ( João, 14, 6).Como Católicos,defendemos a verdade, contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha verdades, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por elas até que Cristo volte.Quem nos acusa de falta de caridade mostra sua total ignorância na Bíblia,e de Deus, pois é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade.Este Deus adocicado,meloso,ingênuo, e sentimentalóide,é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomáz de Aquino)

As + lidas!

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger