A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.
Home » » Por que a Igreja Católica propõe o JEJUM QUARESMAL ? Qual o sentido ?

Por que a Igreja Católica propõe o JEJUM QUARESMAL ? Qual o sentido ?

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012 | 13:58



Por que jejuamos?

O que a privação de comida tem a ver com os assuntos da alma?

“Enquanto têm consigo o Esposo, não podem jejuar. Dias virão em que o Esposo lhes será tirado e então, nesses dias, hão-de jejuar...” (Mc. 2,18-20)

“Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum. “(Mt 17: 14-21).




1)-Santo Agostinho diz:


“Queres que tua oração voe até Deus? Dá-lhe duas asas: o jejum e a caridade”. 





2)-São Francisco de Sales aconselha:

“Se podes agüentar o jejum, fazes muito bem em jejuar um pouco mais do que a Igreja obriga, porque o jejum, além de elevar o espírito a Deus, reprime a sensualidade, facilita as virtudes e aumenta os merecimentos. Mesmo que não se jejue muito, o inimigo tem grande medo daqueles que conhece que sabem jejuar. As quartas-feiras, as sextas-feiras e os sábados foram sempre dia que os cristãos antigos tinham como dias de abstinência.”




3)-Santo Afonso de Ligório nestes três dias mencionados tinha como almoço a água, que bebia de joelhos, jamais tomava água entre as refeições por mais intenso que fosse o calor e a sua refeição da noite sempre era um copo d’água. O confessor expulsava o demônio pela prece e jejum, pelos cilícios e disciplinas. 
“Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum. “(Mt 17: 14-21).




4)-Estes dois santos revolucionaram a época que viveram(séc. XVIII) com as Santas Missões.


Sabemos que na Missão de Angri, 128 prostitutas mudaram de ocupação e cerca de 30 se consagraram ao Senhor após ouvir a pregação e confessarem-se com Santo Afonso de Ligório e que na Missão de Chablais 72.000 hereges se converteram ao ouvir São Francisco de Sales.

“Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum. “(Mt 17: 14-21).





5)-Eram radicais? Não há como negar! Hoje os médicos não permitiriam tais atitudes, certamente.

Convém jejuar com ousadia e prudência. São Bernardo reconheceu mais tarde que excedeu-se na prática de jejuns, disciplinas e cilícios. Hoje a Igreja aconselha apenas a prática do jejum e da abstinência.




6)-O Frei Gabriel de Santa Maria Madalena (OCD) escreve:

“O jejum como qualquer outra forma de penitência corporal, tem por finalidade realizar o mais profundo desprendimento das satisfações terrenas para que o coração esteja mais livre e com maior capacidade de saborear as alegrias de Deus e, por conseguinte, do seguimento Páscoa do Senhor.”




7)-Porém, é importante lembrar que “o verdadeiro jejum não é maltratar o próprio corpo subtraindo-lhe o alimento, o sono, mas não permanecendo no pecado.

CONCLUSÃO E EXORTAÇÃO FINAL:

Se a penitência e o Jejum não nos leva à conversão do coração e à prática das virtudes, sobretudo a da caridade, de nada serve o nosso jejum porque ele não será agradável a Deus” .

“ LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO “
Curta este artigo :

Postar um comentário

Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido, desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados.Serão analisadas e poderão ser ignoradas e ou, excluídas.

Quem sou eu?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim." ( João, 14, 6).Como Católicos,defendemos a verdade, contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha verdades, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por elas até que Cristo volte.Quem nos acusa de falta de caridade mostra sua total ignorância na Bíblia,e de Deus, pois é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade.Este Deus adocicado,meloso,ingênuo, e sentimentalóide,é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomáz de Aquino)

As + lidas!

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger