A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » » O que é ser um membro da Comunidade de Aliança Shalom? Como Ingressar na Comunidade de Aliança ?

O que é ser um membro da Comunidade de Aliança Shalom? Como Ingressar na Comunidade de Aliança ?

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 11 de janeiro de 2012 | 00:16







O que é a Comunidade de Aliança Shalom?




A Comunidade de Aliança é formada por pessoas que trazem em si a Vocação Shalom e exercem suas atividades profissionais dentro e fora da obra.
Estes irmãos podem viver juntos (Comunidade de Aliança Residencial) ou em suas próprias casas (Comunidade de Aliança Externa).Os membros da Comunidade de Aliança participam do compromisso da pobreza conforme o Carisma Shalom, conscientes de que nada possuem, pois tudo é dom de Deus e usam seus bens a serviço do Senhor.Vivem em espírito de obediência ao Senhor Jesus Cristo, ao seu Evangelho, à Igreja, às Regras de Vida e às autoridades constituídas segundo a vontade do Senhor. Esta obediência é instrumento eficaz nas mãos do Senhor para realizar sua obra em suas vidas, obra esta de humildade, mansidão e entrega. A castidade, própria de um coração que ama a Deus de forma indivisa, é uma marca na vida e no coração dos consagrados da Comunidade de Aliança.Semanalmente os irmãos da Comunidade de Aliança reúnem-se em reuniões de oração e formação. Têm como prioridade em suas vidas a vida de união com Deus, sendo ela fonte de comunhão com o Carisma e impulsionadora da vivência do amor. Esta vida de união com Deus é marcada por momentos fortes de espiritualidade comunitária e pessoal. Abraçam como compromissos espirituais: a oração pessoal, estudo bíblico segundo o método da Lectio Divina, terço e Eucaristia diária, reunião de formação e oração semanais, partilha de vida e lazeres comunitários.















Chamados à vida comunitária, na fraternidade os membros da Comunidade de Aliança encontrarão a força e a fecundidade do Espírito para permearem e transformarem toda sua vida familiar, profissional, social e apostólica com o carisma Shalom. A Comunidade de Aliança traz consigo a beleza e riqueza do espírito missionário próprio da Vocação Shalom, estando sempre aberta, conforme à vontade de Deus, a ser enviada em missão.






*Comunidade de Aliança Residencial ? O que é ?





Dentro da Comunidade de Aliança, o Senhor chama alguns à uma vida comunitária mais intensa. Estes irmãos se agrupam em pequenos núcleos residenciais sem abandonarem seus compromissos seculares, partilhando, de modo mais profundo, suas vidas e bens uns com os outros e com a Obra. Para os seus membros a comunidade se torna uma nova família através do encontro com Deus, consigo mesmo e com os irmãos.




Gostaria de explicações sobre os passos para ser um consagrado Shalom
?











Gostaria que alguém me explicasse, com detalhes, quais são os passos para consagrar na comunidade, tanto de vida como de aliança.Casais e Solteiros, tipo:






1 -Obra  . quanto tempo para ser vocacionado, precisa de retiro em alguma cidade ou apenas no local onde moro, preciso escrever carta para ser vocacionado ?


 2 - Vocacionado . quanto tempo para ser postulante e quanto tempo fico de postulante, de 1º ou de 2º ano, como é feito para ser de segundo ano preciso escrever carta ? quem acompanha ?


3 - Postulante . quanto tempo para consagrar ? preciso escrever carta, quem acompanha ?

4 - Consagrado de Aliança - casal ou solteiro, como fazer para ser vida ?

Sempre tive a curiosidade de perguntar e acho que muita gente que entra no site deseja entender.


Shalom!



RESPONDENDO:




Caro irmão,


Sou obra. Já fui vocacionada. E pretendo, no futuro, fazer parte da aliança. 
Vamos ver se eu consigo esclarecer algo a você:




1 -Obra: quanto tempo para ser vocacionado, precisa de retiro em alguma cidade ou apenas no local onde moro, preciso escrever carta para ser vocacionado ?





R - Não havia, até o ano passado, um tempo mínimo para ser vocacionado.
Havia sim, o vocacional aberto, e se falava sobre a vocação shalom, o que é o carisma, o que a vocação, o que é a comunidade de vida, o que é a comunidade de aliança, e vida na comunidade, a nossa missão como comunidade.Hoje, com o caminho da paz, me parece que esse caminho mudou.O ideal é verificar com um responsável local do shalom, ou você entrar em contato com a assessoria vocacional do shalom para obter maiores informações a respeito.Quanto ao caminho da paz, é toda uma formação para a obra shalom, bem vinda, e necessária, para a vivência plena da vida cristã atingindo a maturidade da fé e compromisso missionário.Sobre o retiro, a informação que tenho é de que há sim necessidade de se fazer o retiro. Um retiro é feito dentro da sua cidade mesmo. É o chamado retiro de aprofundamento, onde você irá mergulhar no carisma.Outro retiro, é feito fora da sua cidade, onde você vai vivenciar a vida missionária, seja como comunidade de vida, seja como comunidade de aliança, e é ôn-requisito para a carta que será enviada à comunidade para dicernimento do seu ingresso, ou não, na comunidade naquele momento.A qualquer tempo você pode sair do vocacional, se entender que esse não é o seu chamado, ou que esse não é o momento de você ingressar na comunidade. Somos livres para isto.Eu por exemplo, não tenho, nesse momento, como abraçar todos os compromissos que a comunidade prevê, então sai do vocacional. Havendo essa possibilidade, em caráter definitivo, eu retorno ao vocacional.O vocacional pode durar 1 ano, 2 anos, 3 anos, isso vai depender de você e do discernimento feito para o seu ingresso.




2 – Vocacionado . quanto tempo para ser postulante e quanto tempo fico de postulante, de 1º ou de 2º ano, como é feito para ser de segundo ano preciso escrever carta ? quem acompanha ? e 3 – Postulante . quanto tempo para consagrar ? preciso escrever carta, quem acompanha ?




R- O postulantado e o discipulado são fases que antecedem a consagração.
Durante o postulantado e o discipulado você já assume compromissos dentro da com aliança, ou da com vida. Você já é membro da comunidade.O tempo do postulantado e do discipulado, também depende de você e do dicernimento. Existe um questionário que você responde, e uma pessoa que te acompanha, além de um acompanhamento do responsável local.Geralmente comunidade de aliança são, em média 04 anos, e de vida 05 anos, até a consagração, podendo ocorrer em mais tempo.Durante o postulantado e o discipulado haverá formação. Haverão retiros, e você mergulha em todas as atividades da comunidade. Você é membro da comunidade. Ao ingressar no discipulado, você recebe o Tau.







4 – Consagrado de Aliança – casal ou solteiro, como fazer para ser vida?









R – Para ser membro da aliança e da comunidade de vida, solteiro, ou casado, você precisa querer ser da comunidade, fazer o vocacional.Agora, sendo casado, você precisa ter por escrito o consentimento do seu ônjuge, no qual ele assina estar ciente e concordar com o seu ingresso na comunidade e com todos os compromissos que você assume a partir daquele momento. Isso já acontece, se não me engano, no momento de ingresso na comunidade, antes mesmo da consagração.Agora na comunidade de vida não sei como funciona.Espero ter ajudado. Se eu falei algo errado, alguém por favor se manifeste para esclarecer corretamente ao irmão como é.


































O que posso lhe assegurar é que é um caminho de e para a felicidade! E que Deus não nos tira nada, muito pelo contrário, NOS DAR TUDO!








Fonte: http://www.comshalom.org/webforum/index.php?topic=853.0







----------------------------------------------------------








Apostolado Berakash – Trazendo a Verdade: Se você gosta de nossas publicações e caso queira saber mais sobre determinado tema, tirar dúvidas, ou até mesmo agendar palestras e cursos em sua paróquia, cidade, pastoral, e ou, movimento da Igreja, entre em contato conosco pelo e-mail:





filhodedeusshalom@gmail.com

Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger